Gato

Caixa de areia: como funciona o granulado de madeira para gatos?

Publicado - 20 Agosto 2021 - 19h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já pensou em usar o granulado de madeira na caixa de areia do gato? Dentre os tipos de areia para gato, o material tem se tornado cada vez mais popular entre os pais e mães de pet. Apesar desse tipo de areia para gatos fazer sucesso, ainda existem muitas dúvidas sobre o produto. Como usar granulado de madeira para gatos da maneira correta? O material é higiênico? Como limpar corretamente? O Patas da Casa te responde essas e outras dúvidas!

1) Para que serve o granulado de madeira para gatos?

O granulado de madeira é um tipo de areia para gatos para ser colocada na caixinha de areia. Ele serve como um local onde o gatinho poderá fazer suas necessidades fisiológicas de maneira higiênica. A areia de gato de madeira é, então, um dos possíveis substratos que servem como o terreno perfeito para os felinos eliminarem e esconderem seus dejetos dentro de casa sem sujeira.

2) Quanto tempo dura o granulado de madeira?

A areia de madeira para gatos possui uma boa vantagem em relação à durabilidade. Ela consegue durar muito mais que outros tipos de areia. Um pacote de 2Kg, por exemplo, rende o mesmo que um de 15 Kg de areia comum. Ou seja, dura bem mais!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Quais os benefícios do granulado de madeira para gatos?

A areia de gato granulado de madeira possui inúmeros benefícios para o animal, para o dono e até mesmo para o meio ambiente. Dentre os principais estão:

  • Biodegradabilidade: o granulado de madeira é formado por um material natural que não oferece riscos à saúde do seu amigo felino. Por isso, pode ser usado por filhote de gato e adultos sem problemas. O granulado de madeira ainda pode ser descartado sem causar danos ao ambiente!
  • Facilidade de limpeza: o granulado de madeira vira um pó ao entrar em contato com o xixi do gato, que pode ser facilmente coletado ou peneirado na limpeza da caixa de areia. Além disso, o granulado de madeira tem alta capacidade de absorção da urina, impedindo que o felino suje a casa com as patinhas depois de fazer as necessidades.
  • Custo: a areia para gato granulado possui ótimo custo-benefício. Um saco de 2Kg que, como explicamos, dura muito mais que uma areia normal, pode ser encontrado por até R$10!
  • Inibe odores: o granulado de madeira possui ainda a capacidade de inibir os odores que vem da urina e das fezes do gato. Com isso, impede que o cheio ruim fique pela casa e deixa a caixinha mais higiênica para o pet.

 

gato numa caixa de areia com granulado de madeira para gato

4) Granulado de madeira para gatos é mais sustentável?

 

Assim como a areia biodegradável encontrada no pet shop, o granulado de madeira para gatos também tem essa característica: sua composição é de grãos de madeira pinus, um componente natural que muitas vezes vem do reflorestamento. Por ser biodegradável, você pode descartar o pó do granulado de madeira no vaso sanitário e dar descarga, sem causar nenhum dano ao meio ambiente. Ou seja, o granulado de madeira é a opção perfeita para quem quer adotar práticas sustentáveis no dia a dia.

5) Como limpar granulado de madeira?

A limpeza da caixa de areia com granulado de madeira requer alguns cuidados frequentes. Esse tipo de "areia" para gato vira um pó ao entrar em contato com o xixi do animal e precisa ser peneirada diariamente para evitar o mau cheiro e até a sujeira no ambiente. Para isso, pode usar uma peneira para granulado de madeira ou recolher com uma pazinha. É importante que os furos não sejam muito grandes para evitar o desperdício. Depois de limpar, o descarte do granulado de madeira pode ser feito no vaso sanitário ou no lixo comum. Também existe a possibilidade de usar os resíduos como adubo para plantas.

6) Quando trocar o granulado higiênico de madeira?

O granulado higiênico de madeira possui a vantagem de durar bastante. Mas, para isso, é preciso que a limpeza da caixa de areia seja feita todos os dias. A vantagem dos flocos de madeira para gatos reterem o cheiro do xixi é ótima, mas pode se tornar um problema caso o tutor, por não sentir o odor, esqueça de limpar a caixa de areia. O granulado higiênico de madeira é muito rentável, então você não ficará sem conteúdo. Você apenas vai peneirar os pozinhos e deixar o granulado antigo que ainda serve lá. Então é só ir adicionando flocos de areia para gatos novos para completar. Frequentemente é necessário retirar todo o material da caixa de areia e lavar o recipiente com água e sabão.

7) Como acostumar seu gato a usar granulado de madeira?

Os gatinhos não são chegados a mudanças. Por isso, se você decidiu começar a usar o granulado de madeira, é precisa acostumar seu gatinho aos poucos. Troque a areia anterior pela areia higiênica aos poucos, para que ele vá se acostumando com o novo substrato - é até interessante utilizar duas caixas nesse início, uma com a areia que ele usava antes e outra com o novo substrato. Lembre-se de manter a caixa para granulado de madeira sempre limpa, pois se estiver suja o gatinho não vai querer usá-la - afinal, gatos são bem higiênicos. O processo de adaptação do granulado de areia - ou de qualquer tipo -pode demorar um pouco, então seja paciente e espere para ver se seu gatinho vai se adaptar ao novo "terreno". 

Redação: Úrsula Gomes e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 06/07/2020

Atualizada em: 20/08/2021

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas