O gato com febre é um dos sintomas mais comuns que podem aparecer em um bichano doente. O aumento na temperatura de gato indica que há algo de errado no corpo do felino e que precisa de atenção especial. O problema é que os bichanos têm uma dificuldade maior de demonstrarem que estão com algum incômodo. Por isso, é papel do tutor ficar bem atento a possíveis sinais de aumento da temperatura. O gato até fica com algumas regiões do corpo mais quentes, assim como os humanos. Porém, apenas tocar nelas e sentir a temperatura não é a melhor maneira de como saber se o gato está com febre. Para aprender como medir a temperatura do gato, como saber se seu gato está com febre e o que pode estar por trás desse sintoma, confira a matéria que o Patas da Casa preparou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A temperatura de gato é naturalmente mais alta

Antes de aprender como saber se o gato está com febre e como medir febre de gato, você deve saber: qual é a temperatura de gato considerada normal? Os bichanos são animais que possuem o corpo naturalmente mais quente que os humanos. Assim, a temperatura de gato costuma ficar em torno de 38° e 39°. Podemos definir um gato com febre, então, quando o animal apresenta uma temperatura superior a 39,5°.

Como medir temperatura de gato: o ideal é que o veterinário realize o procedimento

Existem algumas maneiras de como medir a temperatura do gato. A primeira, e mais indicada, é pelo termômetro via retal. O instrumento é inserido no reto do animal. Porém, essa forma de como medir temperatura de gato requer muita cautela, já que pode causar lesões ou desconforto no pet se for feita da maneira errada. Por isso, esse procedimento deve ser realizado, preferencialmente, apenas por um médico veterinário.

A segunda maneira de como medir febre de gato é com o termômetro digital auricular. Esse instrumento é mais prático, bastando apenas encostá-lo na parte interna da orelha do gato. Qualquer tutor pode ter esse termômetro e medir a temperatura de gato em casa. Esse procedimento, porém, não é tão confiável quanto o de via retal, podendo não trazer resultados muito precisos. Por isso, ao suspeitar de aumento de temperatura, o ideal é levar o gato ao veterinário para que o profissional faça a medição de maneira correta.

Como saber se o gato está com febre? Fique atento a mudanças físicas e comportamentais

Os bichanos são animais que não costumam expressar muitos sinais quando sentem algum incômodo ou dor. O gato com febre consegue disfarçar muito bem o que está sentindo. Como medir a temperatura do gato pode não ser tão prático no dia a dia, já que é necessário ou ter o aparelho ou que o próprio veterinário faça isso, é preciso descobrir se seu felino apresenta esse quadro de outras formas. A melhor maneira de como saber se o gato está com febre é prestando atenção em outros sinais associados ao sintoma, tanto físicos como comportamentais.

O gato com febre tende a ficar mais cansado e dormir por mais tempo. Além disso, passa a comer menos, sua respiração fica mais acelerada e apresenta fraqueza. Outra maneira de como saber se meu gato está com febre é reparar se o nariz, as patinhas e as orelhas do animal estão avermelhadas. Ao tocar nessas regiões, fique atento à temperatura. Gato febril costuma ter essas extremidades mais quentes. Como saber se o gato está com febre pode não ser tão rápido, já que ele escondem os sinais por muito tempo, é fundamental que o tutor já fique alerta ao aparecer qualquer um desses sintomas.

 

como medir a temperatura do gato: gato com termômetro

A temperatura de gato elevada pode ter diferentes causas 

 

O gato com febre é um sintoma comum a diferentes doenças. Por isso, não adianta tentar descobrir sozinho: apenas o veterinário, por meio de exames e anamnese, poderá descobrir o real motivo. Entre as causas de temperatura de gato elevada mais comuns podemos citar infecções causadas por vírus ou bactérias, alergia, gripe felina, inflamações em diferentes regiões do corpo, doenças autoimunes e vermes. Além disso, é importante lembrar que a temperatura de gato pode ficar naturalmente mais alta após exercícios intensos ou no verão. Porém, nesses casos de aumento de temperatura, o gato logo recupera seu estado normal. Se continuar quente por muito tempo, é fundamental levá-lo ao veterinário.

Diagnóstico preciso é fundamental para tratar o gato com febre

Os motivos que causam o gato com febre são os mais variados possíveis. Assim, não é possível definir um tratamento específico. O ideal é sempre levar o pet ao veterinário quando ele apresentar qualquer sinal de febre. Somente após o diagnóstico, o tratamento do gato com febre será prescrito de acordo com a causa. Se o problema for uma infecção, os cuidados serão voltados a acabar com ela. Se for uma gripe, o médico receitará medicamentos específicos para esse quadro. 

O gato com febre não é uma doença em si, mas um sintoma. Portanto, é a doença que origina o quadro. É muito importante ressaltar que nunca se deve automedicar o gato. Ao fazer isso, você pode acabar dando um remédio que não fará efeito e até mesmo piorar a saúde do pet.

Redação: Maria Luísa Pimenta