Ao contrário do que se pensa, é totalmente possível educar um cachorro idoso e ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo. A tarefa pode não ser das mais fáceis, já que cães mais velhos geralmente têm mais dificuldade para aprender novos comandos, mas não é impossível. Se o tutor souber fazer com jeitinho e tiver paciência, em pouco tempo o seu amigo de quatro patas já vai estar fazendo o xixi e cocô no local indicado e isso pode até ajudar a melhorar a qualidade de vida dele. Para desvendar o mistério de como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo, o Patas da Casa reuniu algumas dicas para ajudar os tutores nesse momento. Confira!

Passo a passo de como ensinar cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1. Escolha o lugar ideal: essa é uma escolha muito importante para o cachorro idoso criar o hábito de sempre ir para o mesmo lugar quando for a hora de fazer as suas necessidades. O ideal é que o local escolhido seja longe da comida e da caminha do animal.

2. Forre o espaço com tapete higiênico ou jornal: independente do material escolhido, o importante é forrar todo o local com tapete higiênico ou jornal para evitar que o cãozinho espalhe xixi e cocô pelo chão.

3. Observe os sinais e mostre o local indicado para o cachorro idoso: todo cachorro, idoso ou não, emite sinais de quando está com vontade de ir ao banheiro. É importante que o tutor observe que sinais são esses para orientar onde seu cão deve fazer as necessidades.

4. Limpe o espaço frequentemente: sempre que o bichinho usar o “banheiro”, é importante limpá-lo para evitar que o animal se suje quando precisar fazer xixi e cocô de novo (alguns animais também não gostam de sujeira).

5. Tenha paciência: se o seu cachorro ainda está aprendendo, é bem provável que ele erre nas primeiras vezes. Por isso, é importante ter paciência e não desistir na hora de colocar em prática como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo.

Outra alternativa de como educar cachorro a fazer as necessidades do jeitinho certo é estabelecendo rotinas de passeio. Dessa forma, o cachorro idoso passa a esperar a hora de sair de casa para fazer xixi e cocô. Mas é importante não deixar de levar seu doguinho na rua sempre nos mesmos horários e pelo menos duas vezes por dia, ok? Senão, não há garantias de que ele vai conseguir se segurar.


Cachorro idoso: fique de olho nos sinais para saber quando o seu amigo de quatro patas quer ir ao banheiro
Cachorro idoso: fique de olho nos sinais para saber quando o seu amigo de quatro patas quer ir ao banheiro

Não deixe o cachorro idoso sozinho por muito tempo

Todo animal precisa de atenção e com o cachorro idoso isso não é diferente. Mesmo que pareça que o bichinho gosta de passar mais tempo sozinho, o ideal é não deixá-los trancados em casa por um longo período. Caso contrário, podem acabar voltando a fazer suas necessidades em lugares inapropriados. Por isso, o ideal é que, caso o tutor precise passar mais tempo fora de casa, tenha um plano de ação em mente. Em alguns casos, fazer um cercadinho para o cachorro pode funcionar, mas é importante lembrar que essa não deve ser uma solução para o dia todo - e caso o animal fique agitado ou manifeste desconforto, deve ser liberado imediatamente. 

Cachorro idoso: é importante ter atenção à saúde do animal

Os cachorros mais velhos têm a saúde mais frágil, e por isso é importante ter uma atenção especial ao seu organismo na terceira idade. Muitas vezes o que motiva o cachorro idoso a fazer suas necessidades fora do lugar indicado não é uma questão de rebeldia ou de falta de educação, mas sim um problema de saúde que deixa o bichinho incapaz de controlar o seu corpo. Às vezes pode se tratar de uma infecção ou algum problema no trato urinário, por exemplo. Em outros casos, situações de estresse ou ansiedade podem desencadear o comportamento. 

De toda forma, o mais recomendado é que os tutores levem seus doguinhos regularmente ao veterinário para saber como anda o estado de saúde do animal, principalmente quando ele é idoso. Conforme a idade vai chegando, o organismo do seu amigo de quatro patas fica mais frágil e vulnerável a doenças. Por isso, é muito importante ter atitudes preventivas, sempre com o acompanhamento de um especialista.

Redação: Juliana Melo