Sênior

Como ensinar cachorro idoso a fazer necessidades no lugar certo?

Você sabe como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo? Veja algumas dicas
Você sabe como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo? Veja algumas dicas

Ao contrário do que se pensa, é totalmente possível educar um cachorro idoso e ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo. A tarefa pode não ser das mais fáceis, já que cães mais velhos geralmente têm mais dificuldade para aprender novos comandos, mas não é impossível. Se o tutor souber fazer com jeitinho e tiver paciência, em pouco tempo o seu amigo de quatro patas já vai estar fazendo o xixi e cocô no local indicado e isso pode até ajudar a melhorar a qualidade de vida dele. Para desvendar o mistério de como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo, o Patas da Casa reuniu algumas dicas para ajudar os tutores nesse momento. Confira!

Passo a passo de como ensinar cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

1. Escolha o lugar ideal: essa é uma escolha muito importante para o cachorro idoso criar o hábito de sempre ir para o mesmo lugar quando for a hora de fazer as suas necessidades. O ideal é que o local escolhido seja longe da comida e da caminha do animal.

2. Forre o espaço com tapete higiênico ou jornal: independente do material escolhido, o importante é forrar todo o local com tapete higiênico ou jornal para evitar que o cãozinho espalhe xixi e cocô pelo chão.

3. Observe os sinais e mostre o local indicado para o cachorro idoso: todo cachorro, idoso ou não, emite sinais de quando está com vontade de ir ao banheiro. É importante que o tutor observe que sinais são esses para orientar onde seu cão deve fazer as necessidades.

4. Limpe o espaço frequentemente: sempre que o bichinho usar o “banheiro”, é importante limpá-lo para evitar que o animal se suje quando precisar fazer xixi e cocô de novo (alguns animais também não gostam de sujeira).

5. Tenha paciência: se o seu cachorro ainda está aprendendo, é bem provável que ele erre nas primeiras vezes. Por isso, é importante ter paciência e não desistir na hora de colocar em prática como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo.

Outra alternativa de como educar cachorro a fazer as necessidades do jeitinho certo é estabelecendo rotinas de passeio. Dessa forma, o cachorro idoso passa a esperar a hora de sair de casa para fazer xixi e cocô. Mas é importante não deixar de levar seu doguinho na rua sempre nos mesmos horários e pelo menos duas vezes por dia, ok? Senão, não há garantias de que ele vai conseguir se segurar.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Cachorro idoso: fique de olho nos sinais para saber quando o seu amigo de quatro patas quer ir ao banheiro
    Cachorro idoso: fique de olho nos sinais para saber quando o seu amigo de quatro patas quer ir ao banheiro

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Não deixe o cachorro idoso sozinho por muito tempo

    Todo animal precisa de atenção e com o cachorro idoso isso não é diferente. Mesmo que pareça que o bichinho gosta de passar mais tempo sozinho, o ideal é não deixá-los trancados em casa por um longo período. Caso contrário, podem acabar voltando a fazer suas necessidades em lugares inapropriados. Por isso, o ideal é que, caso o tutor precise passar mais tempo fora de casa, tenha um plano de ação em mente. Em alguns casos, fazer um cercadinho para o cachorro pode funcionar, mas é importante lembrar que essa não deve ser uma solução para o dia todo - e caso o animal fique agitado ou manifeste desconforto, deve ser liberado imediatamente. 

    Cachorro idoso: é importante ter atenção à saúde do animal

    Os cachorros mais velhos têm a saúde mais frágil, e por isso é importante ter uma atenção especial ao seu organismo na terceira idade. Muitas vezes o que motiva o cachorro idoso a fazer suas necessidades fora do lugar indicado não é uma questão de rebeldia ou de falta de educação, mas sim um problema de saúde que deixa o bichinho incapaz de controlar o seu corpo. Às vezes pode se tratar de uma infecção ou algum problema no trato urinário, por exemplo. Em outros casos, situações de estresse ou ansiedade podem desencadear o comportamento. 

    De toda forma, o mais recomendado é que os tutores levem seus doguinhos regularmente ao veterinário para saber como anda o estado de saúde do animal, principalmente quando ele é idoso. Conforme a idade vai chegando, o organismo do seu amigo de quatro patas fica mais frágil e vulnerável a doenças. Por isso, é muito importante ter atitudes preventivas, sempre com o acompanhamento de um especialista.

    Redação: Juliana Melo

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    Próxima matéria

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)
    xixi

    Aprenda em 8 passos como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo (infográfico)

    Ter um cãozinho vai muito além dos momentos de diversão e fofura: é preciso também saber como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Caso contrário, uma situação que pode se tornar muito comum (e desagradável) é encontrar xixi de cachorro pela casa toda. Felizmente, existem algumas técnicas que são bastante úteis na hora de ensinar o animal a fazer xixi e cocô no local adequado.

    Como ensinar o cachorro a fazer cocô no lugar certo?
    Adestramento

    Como ensinar o cachorro a fazer cocô no lugar certo?

    Não importa a idade do cachorro: quando ele chega num lugar novo, sendo filhote ou adulto, aprender a fazer as necessidades no lugar certo é sempre parte da adaptação. Para quem mora em casas em que o animal fica no lado de fora a maior parte do tempo, esse processo acaba sendo mais simples, mas quem divide os cômodos com ele normalmente precisa de um pouco mais de paciência.

    Passo a passo: como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo (filhotes e adultos)
    xixi

    Passo a passo: como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo (filhotes e adultos)

    Xixi em todos os cantos e um cheiro característico pela casa? Alguns tutores sofrem na tentativa de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, mas esse problema não é impossível de corrigir. Com o treinamento correto e uma rotina bem definida, qualquer cãozinho (seja filhote, adulto ou até um idosinho) pode aprender a fazer suas necessidades no lugar destinado para isso. Em apartamento ou numa casa com quintal, abaixo você confere o passo a passo para ensinar perfeitamente o seu animal como acertar o xixi!

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)
    xixi

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)

    Chegar em casa depois de um longo dia na rua e ver que os cômodos estão todos sujos porque o bichinho fez xixi fora do banheirinho tira paciência de qualquer um, né? Por isso, quem tem um cãozinho sabe bem da importância que é como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, independente da idade. Mas, às vezes, mesmo com treinamento o cachorro pode voltar a fazer as necessidades fora do local indicado, e isso pode estar relacionado à diferentes causas. É importante entendê-las para que seja possível mudar esse tipo de comportamento, ou até mesmo para prestar o suporte que o cãozinho precisa, caso o motivo seja algum problema de saúde. Pensando nisso, separamos 6 possíveis razões para o cachorro fazendo xixi no lugar errado. Dá só uma olhada!

    Ver Todas >

    Bigode de gato: como saber se as
    Cuidados dos animais

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Mais que elegância, o bigode de gato tem importantes funções no comportamento felino. Manter uma boa aparência em nossos gatinhos é sempre bom, mas além da estética, é essencial prestar atenção na saúde do animal. A queda das vibrissas do gato, popularmente chamadas de bigodes, e outras alterações sempre vão gerar dúvidas nos tutores. É preciso se preocupar com a queda desses pelos? E afinal, para que serve o bigode de gato? 

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire
    Cuidados dos animais

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire

    Duas raças de cachorros pequenos que são bastante populares no Brasil e tem um pelo bem abundante são o Shih Tzu e o Yorkshire. Com uma pelagem versátil e que costuma crescer rápido, é normal que os tutores procurem alternativas para deixar os peludinhos ainda mais estilosos e bonitos por meio da tosa de cachorro. Existem diferentes técnicas de tosa, e algumas são mais populares em raças específicas. 

    Ver Todas >