Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para a saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para ter uma vida melhor: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas, afinal, quais são os benefícios da rotina para cachorros?

Algumas pessoas podem até cansar de fazer as mesmas coisas todos os dias. Mas, para os cachorros, essa incerteza pode gerar ansiedade. Afinal, imagine o estresse que o seu cãozinho pode ter ao despertar e não ter ideia de quando irá comer ou ter os seus momentos de lazer. Por isso, os hábitos diários garantem que o seu amigo fique mais tranquilo e saudável e também traz benefícios para a convivência na casa - já que na ausência de uma rotina o seu amigo pode se mostrar hiperativo e destruir objetos por causa da ansiedade. Para os tutores que moram em apartamento, a rotina de um cachorro pode resultar em vantagens ainda maiores. Por viverem em pequenos espaços, a rotina faz com o que o animal socialize melhor com outras pessoas e, principalmente, permaneça mais calmo e tranquilo.

Determinar horários para as refeições do seu amigo é o primeiro passo para uma boa rotina

Se o objetivo é organizar o dia a dia do seu amigo de quatro patas, saiba que o primeiro passo é fazer com que ele se adapte a uma rotina. Sendo assim, por que não começar pela alimentação? Quando se trata de um cachorro filhote ou de um cão que come rápido demais, é comum que ele esteja disposto a comer tudo que esteja ao seu alcance. Por isso, a primeira pergunta que você deve se fazer é: quantas vezes o cachorro deve comer por dia? Nos primeiros meses, é comum que ele não consiga comer grandes quantidades e, por isso, precise de 4 a 6 refeições por dia. Mas, a partir dos seis meses, o ideal é alimentar o seu pet duas vezes ao dia ou de acordo com a recomendação do veterinário.

Além de determinar os horários para comer, é importante que o momento da refeição do animal aconteça em um lugar tranquilo e sem distrações, garantindo que o cãozinho não fique agitado e acabe comendo demais ou de menos. Depois de servida, a ração deve ficar a disposição do pet por até 1 hora e, em seguida, retirada e voltando a ser oferecida apenas no horário da próxima refeição. Desta forma, você contribui para que o seu amigo entenda os horários. O pote de ração para cachorro também é um item que merece atenção: ele deve ser compatível com o tamanho e a anatomia do seu cachorro para que ele não encontre dificuldades na hora de se alimentar.

 

Cachorro precisa tomar banho pelo menos a cada 15 diasO cachorro precisa ter horários regulares para dormir, principalmente se ele é filhotePassear com o cachorro é fundamental para socializar com outros animais, ambientes e pessoas

 

Passear com cachorro: definir um cronograma ajuda a manter uma rotina para o cão 

 

Os passeios são os momentos mais aguardados pelo cachorro e, por isso, precisam fazer parte da rotina do animal. Nesse caso, o ideal é passear com o cachorro, pelo menos, duas vezes ao dia. Para isso, vale considerar que a melhor hora para levar o seu amigo na rua é pela manhã, assim que ele acorda, deixando-o mais disposto para encarar o dia, e outro à noite. Outro ponto importante é o horário dos passeios, que deve ser antes das 10h e depois das 16h para evitar o excesso de sol, que pode causar uma série de problemas ao animal, desde queimaduras nos coxins (almofadinhas das patas) ao câncer de pele. 

Se você não tem disponibilidade para sair todos os dias com o seu amigo, vale separar pelo menos uma hora do seu dia para brincar e gastar a energia dele em casa, principalmente no caso de cães de médio e grande porte. Além disso, também é importante preparar brincadeiras estimulantes para quando tiver que deixar seu cachorro sozinho.

Cuidados higiênicos também devem estar presentes na rotina do cão 

Quando se trata de cachorros, um dos pontos mais importantes é em relação aos cuidados higiênicos básicos, como tosa, banho e limpeza dos dentes e ouvidos. Veja alguns cuidados:

  • O banho deve ocorrer pelo menos a cada 15 dias, principalmente se o animal sai bastante e gosta de deitar em gramados ou no quintal;

  • O corte de unhas é algo que precisa estar na rotina, mas é importante que isso seja feito com segurança, então pode ser que seja necessário levá-lo ao pet shop. Você também pode comprar um cortador específico para cães e pedir dicas ao veterinário de como fazer sem machucar o animal;

  • Outra região que merece uma atenção especial é a boca do cachorro. A saúde bucal do seu amigo interfere muito na qualidade de vida dele. Sendo assim, você deve escovar os dentes do cachorro com frequência - diariamente ou em dias alternados é o mais indicado. Vale também apostar em petiscos com componentes que ajudam na manutenção da saúde bucal de cães. Isso ajuda evitar o acúmulo de tártaro e outras doenças;

  • Não importa se o seu cachorro é peludinho ou se tem a pelagem mais curta, a escovação dos pelos é bem necessária em todos os casos. A frequência vai variar de acordo com a raça e tamanho da pelagem, mas uma coisa é certa: o hábito ajuda a manter os pelos saudáveis e evita nós.

Sono e descanso precisam ser levados em consideração na hora de criar uma rotina para o seu cachorro 

Quem tem um cachorro em casa sabe bem que eles costumam fazer quatro coisas ao longo do dia: dormir, comer, brincar e fazer xixi e cocô. Acontece que, conforme os anos vão passando, as horas de sono do seu amigo podem diminuir significativamente, variando de acordo com a raça e o estilo de vida. Por isso, é importante que você saiba respeitar as sonecas do seu pet. Separe um local tranquilo para esses momentos, com uma boa caminha  para cachorros e garanta que o animal possa dormir seguro e sem interrupções. No caso de filhotes, é importante direcionar ele nos primeiros dias. No início, o cãozinho pode chorar bastante à noite e querer chamar a sua atenção, mas é necessário manter o pulso firme. Lembre-se: a melhor forma de oferecer um sono tranquilo para o cachorro é mantendo uma boa rotina.

Redação: Úrsula Gomes