Dentre os cuidados básicos com um cão, muitos tutores ainda possuem dúvidas de como cortar unha de cachorro. Para começar, existe uma diferença entre como cortar unha preta de cachorro e como cortar unha rosada. A primeira requer uma atenção maior por causa da facilidade de cortar no sabugo, enquanto na segunda essa parte é mais visível. Ainda assim, cortar unha de cachorro não é um bicho de sete cabeças, desde que o tutor saiba exatamente como cortar a unha do cão sem machucá-lo.

Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O Patas da Casa preparou um passo a passo de como cortar unha de cachorro, com dicas de qual o melhor momento e posição para cortar. As unhas dos cães são mais duras, mas isso não é motivo para desistir! Leia até o fim e aprenda de uma vez por todas como podar unha de cachorro.

Por que cortar unha do cachorro é importante?

Saber como cortar unhas de cachorro não costuma ser uma necessidade para quem faz o banho e tosa no pet shop. Mas, se você gosta de cuidar da higiene do seu amigo em casa, esse é um cuidado que vai fazer toda a diferença na saúde e bem-estar dele. As unhas de cachorro crescem rapidamente e se não forem cortadas, podem endurecer e atrapalhar bastante o animal.

Se não for cortar unha, cachorro pode ficar com as unhas encravadas e quebradiças. Em alguns casos, como crescem curvadas, elas podem até entrar na patinha do animal e causar problemas ainda maiores, além de machucar bastante o animal e as pessoas que convivem com ele. Outros riscos associados com isso são dores e problemas de mobilidade. 

Com quanto tempo pode cortar unha de cachorro? Veja a frequência ideal

A principal dúvida quando falamos de corte de unhas é: de quanto em quanto tempo pode cortar a unha do cachorro? O ideal é que o corte seja feito semanalmente ou a cada 15 dias. Cortando unha do cachorro nessa frequência o tutor evita que as garrinhas cresçam a ponto de prejudicar a saúde animal

Ainda assim, lembramos que a frequência pode ser diferente para cada cachorro. Cães muito ativos muitas vezes desgastam as unhas naturalmente e não precisam de cortes o tempo todo, podendo passar até um mês sem o cuidado. Já cães que são menos ativos ou que vivem em pisos lisos precisam disso mais vezes, por isso o tutor deve saber como cortar unha do cachorro em casa se quer economizar com pet shops.

Até onde cortar unha de cachorro?

Uma dúvida muito comum e que gera receio nos donos é saber até que ponto pode cortar unha de cachorro. Nos cães com a unha clara é mais fácil do que aqueles que têm a unha escura. O perigo é cortar o sabugo, aquela parte rosada da unha, que pode causar muita dor se sofrer alguma intervenção. O indicado, na hora de como cortar a unha de cachorro, é fazer o corte apenas na área branca ou transparente da unha.

Como cortar unha preta de cachorro?

Agora, você deve estar se perguntando como cortar unha de cachorro preta, certo? Como não é possível identificar o sabugo, o ideal é cortar aos poucos. Normalmente o limite é a curvatura da unha. Há quem use uma lanterna bem perto da unha para conseguir enxergar o início do sabugo. Vale a pena testar com o seu cachorro ou levá-lo a um veterinário.

 

Como cortar unha de cachorro Pinscher? Atenção com o cachorro com unha preta deve ser ainda maior

Como cortar unha de cachorro Pinscher? Atenção com a unha preta!

 

 

Pode cortar unha de cachorro filhote?

 

Muita gente ainda não sabe se pode ou como cortar unha de cachorro filhote. O ideal é realmente acostumar o pet desde cedo com o processo, sempre usando associações positivas. Dessa forma, quando o animal estiver mais grandinho, não ficará muito estressado na hora do corte de unha de cachorro. O cuidado pode começar a ser feito aos 2 meses de idade. Nessa fase, a unha de cachorro tende a ser mais fácil de ser aparada.

Como cortar unha de cachorro Pinscher?

É comum que além de procurar saber como cortar a unha do cachorro em casa, os tutores busquem informações sobre raças específicas como, por exemplo: como cortar unha de Yorkshire ou cachorro Pinscher. Como são cães mais agitados, eles precisam de uma atenção especial para que o processo não seja muito difícil.

Algumas dicas de como cortar a unha de cachorro que é muito elétrico são: oferecer um petisco a cada bom comportamento, pedir para alguém segurar o cachorro enquanto você corta e envolver o animal em uma toalha. Esses truques são importantes e podem ajudar na hora de aparar as garras, principalmente do cachorro com unha preta.

Pode cortar unha de cachorro em casa?

Se depois de todas essas dicas você ainda está em dúvida se pode cortar unha de cachorro, vale enfatizar que o cuidado com a higiene é muito necessário para o bem-estar do pet. Se enquanto o cãozinho caminha, as unhas andam fazendo barulho no solo, já é hora de investir no corte de unha de cachorro.

Resumindo: não tem problema fazer o corte em casa, desde que o tutor tenha um conhecimento básico sobre o procedimento e os limites do próprio cachorro. Ter um cortador de unha de cachorro adequado vai ajudar muito. O ideal é acostumar desde cedo a cortar a unha de cachorro filhote: uma dica para ele aceitar com mais facilidade é dando recompensas durante o processo para que ele entenda que aquele momento não representa um perigo.

Cuidados na hora de cortar unha do cachorro

Um dos maiores cuidados necessários enquanto o tutor está cortando unha do cachorro é a hora de conter o animal. Muitas vezes é recomendado estar acompanhado de mais uma pessoa para que tudo ocorra bem e o pet não se machuque. É bom também tomar cuidado para não aparar muito a base da unha, já que a unha de cachorro contém diversos vasos sanguíneos.

Como cortar unha de cachorro: veja o passo a passo!

Agora que você já sabe alguns truques e qual o comprimento correto, é hora de aprender o passo a passo de como cortar a unha do cachorro em casa!

Passo 1: separe todos os acessórios (tesoura, alicate e lixa) para cortar unha do cachorro;


Passo 2: certifique-se que o cachorro está calminho;


Passo 3: segure ele com firmeza, mas sem apertar demais;


Passo 4: posicione o alicate em um ângulo de 45º e a 2 milímetros de distância do sabugo.


Passo 5: tente cortar com apenas um movimento. Ficar muito tempo na mesma unha pode irritar o cachorro;


Passo 6: não se esqueça do esporão, aquela unha de cachorro que fica escondida;


Passo 7: finalize com uma lixa;


Passo 8: dê aquele petisco para cachorro que ele ama quando terminar. Isso vai fazer com que ele associe o corte de unha de cachorro com algo bom!

Caso você não se sinta seguro em realizar essa tarefa por conta própria, o melhor a fazer é procurar ajuda de um profissional! Em pet shops, sempre há equipes qualificadas que sabem exatamente como cortar unha de filhote de cachorro e animais adultos.

Publicado originalmente em: 01/10/2019

Atualizado em: 25/09/2023