Comportamento

Como chamar um gato? Veja dicas para usar em resgates e até mesmo quando o seu bichano se esconde

Gato escondido ou assustado? Saiba como chamar a atenção do bichano nessas situações
Gato escondido ou assustado? Saiba como chamar a atenção do bichano nessas situações

Praticamente todos os gateiros têm histórias engraçadas de gato escondido dentro de casa. Isso faz parte do instinto dos felinos domésticos, que procuram por lugares seguros para descansar ou observar o ambiente sem serem notados. Em outros casos, ele apenas escolhe não atender o tutor: sim, os gatos entendem o próprio nome, mas por falta de vontade de interagir com humanos eles apenas os ignoram.

Apesar de ser um comportamento muito curioso, é importante saber como chamar atenção de um gato, seja para garantir que ele está seguro dentro de casa ou em casos de emergência. As técnicas também podem ser úteis no caso de um gato assustado na rua e que precisa ser resgatado. Para essas situações, existe um jeito certo de como chamar um gato e o Patas da Casa reuniu algumas dicas e artimanhas para ajudar nessa missão. 

3 dicas de como chamar um gato

Antes de tudo, é preciso ensinar o gato a responder quando você o chamar. O treinamento adequado vai fazer com o que animal faça associações positivas toda vez for chamado. Ou seja, ao chamar o gato, ele irá ao encontro do tutor. Essas dicas podem ser usadas com gatos domésticos que já estão familiarizados com o seu humano.

1) Determine quais vão ser as palavras usadas para chamar gato. Mas atenção: o ideal é que você nunca use o próprio nome do animal, ou isso vai acabar gerando uma confusão. Tem quem goste de chamar gato emitindo o som de “pss pss”, mas você também pode usar a sua criatividade para chamar a atenção do bichano. Apelidos - desde que eles não sejam usados para outras coisas - e comandos específicos para gatos como “aqui, gatinho” ou “cadê o gatinho” também são uma boa ideia.

2) Tenha uma boa recompensa em mãos! Os felinos adoram ser recompensados com petiscos para gatos, carinho e brinquedos. Por isso, o ideal é que você utilize isso a seu favor. Assim o gatinho vai entender que sempre que você chamar e ele atender, será recompensado pelo bom comportamento. Com o tempo, ele vai começar a ir ao seu encontro automaticamente depois de ouvir o “comando”.

3) Escolha a hora certa para chamar gato. A nossa sugestão é fazer isso de acordo com a rotina do pet. Isto é, se o gatinho tem um horário certo para brincar, você pode chamá-lo e recompensá-lo com uma brincadeira. Uma boa ideia é aplicar o chamado também na hora do jantar, pois o animal já estará tão acostumado a comer naquele horário que não vai apresentar nenhuma resistência quando você o chamar.

E como chamar um gato assustado?

No caso de um gato assustado, como durante a queima de fogos nas festas de fim de ano, o processo é um pouco diferente. Em primeiro lugar, é importante considerar o que o animal está sentindo, que é medo. Barulhos muito altos tendem a provocar isso, e a reação do gato nem sempre é das melhores. Então como chamar um gato assustado? O ideal é proporcionar um ambiente acolhedor e tranquilo para que ele se sinta seguro. O uso de feromônios é algo que pode ajudar a acalmar o pet. Também é importante lidar com aquilo que causou o medo: se for o barulho de um eletrodoméstico, como o aspirador de pó, é só desligar o aparelho e isolar o animal em um cômodo mais tranquilo e longe do barulho.

Você também pode colocar músicas para abafar os ruídos que provocam o medo - especialmente quando são fogos de artifício - e tentar tranquilizar o bichano em um tom de voz mais calmo.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Na hora de chamar gato, tenha sempre uma recompensa em mãos para ele associar a algo positivo
    Na hora de chamar gato, tenha sempre uma recompensa em mãos para ele associar a algo positivo

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Gato se escondendo: como atrair o animal para fora do esconderijo?

    Existem várias táticas que podem ajudar a encontrar um gato escondido. A mais comum delas é chamar a atenção do animal com comida - o sachê é uma opção que funciona muito bem! Dessa forma, assim que o bichano sente o cheiro do alimento, logo abandona o lugar misterioso em que estava escondido para comer. Mas se o bichano é daqueles que se esconde o tempo inteiro, outras dicas podem funcionar para chamar gato, como:

    • Deixar a casa silenciosa, assim o gato se sente mais confortável para aparecer.
    • Pegar o brinquedo preferido do gato e andar pela casa. Se for daqueles que fazem barulho, melhor ainda.
    • Miar como um gato, emitindo um miado sutil e que chame a atenção do felino.

    Resgate de gatos deve ser feito com cautela, especialmente no caso de um bichano assustado

    Se a ideia é fazer um resgate de gatos, mas você não sabe como se aproximar, uma dica valiosa é saber respeitar o espaço dos felinos. Os animais abandonados costumam ser mais ariscos e desconfiados - muitas vezes porque já passaram por situações difíceis nas ruas, então a carga traumática que eles carregam é bem mais intensa. Por conta disso, o principal ponto nessa situação não é aprender como chamar um gato, e sim como fazer uma aproximação amigável sem que o bichano fuja ou fique ainda mais assustado.

    Para começar, o gatinho deve entender que você não é uma ameaça e nem alguém que vai maltratá-lo. Você pode começar a conquistar sua confiança oferecendo um pouquinho de comida e água. Faça isso várias vezes para que ele possa associar a sua presença a algo positivo. Depois de um tempo, observe se ele ainda age como um gato assustado ou se ele está mais receptivo. Se for o caso, deixe uma peça de roupa sua perto do pote de ração e de água para que ele possa se acostumar com o seu cheiro. Aos poucos, você conseguirá se aproximar dele para fazer o resgate. A caixa de transporte deve estar posicionada para colocar o animal e o uso de toalhas ou mantas pode ajudar na hora de pegar o gato, sem o risco dele te arranhar ou fugir.

    Redação: Juliana Melo

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?

    Próxima matéria

    Gato-de-bengala: quais os comportamentos selvagens que a raça possui?

    Como adestrar um gato: adestrador dá dicas de como ensinar truques e melhorar a convivência com os bichanos
    Comportamento

    Como adestrar um gato: adestrador dá dicas de como ensinar truques e melhorar a convivência com os bichanos

    Gatos são conhecidos pela independência, sagacidade e comportamentos muito curiosos. Apesar de muito inteligentes, é comum não associarmos o adestramento aos felinos - é muito mais normal quando falamos de cachorros, não é?! Entender a forma correta de como adestrar um gato é o primeiro passo. Mesmo com a fama de serem animais livres e que não gostam de regras, os felinos podem facilmente aperfeiçoar a forma como comunicam com seus humanos. Para saber mais sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com o adestrador Anderson Gonsales, que nos explicou que adestrar gatos não é tão difícil quanto parece. Confira a entrevista!

    Cuidar de gato no verão: 6 dicas para o seu bichano não passar calor
    Cuidados

    Cuidar de gato no verão: 6 dicas para o seu bichano não passar calor

    Com o verão se aproximando, os gatinhos precisam de alguns cuidados para passarem pela estação mais quente do ano sem sofrimento. Apesar dos passeios não fazerem parte da vida de um felino, eles também sentem bastante calor dentro de casa - até porque costumam ficar mais tempo no sol. Ao contrário dos cães, os gatinhos não ficam ofegantes quando estão com calor, mas cuidar de gato no verão é muito importante para preservar a saúde e promover bem-estar para o seu bichano. Pensando nisso, separamos alguns cuidados que você precisa ter com gatos no verão. Continue lendo para entender mais!

    Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
    Raças

    Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

    A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça
    Raças

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça

    Escolher o nome de um novo integrante da família é uma tarefa muito difícil. O gato siamês é um pet muito carinhoso e ao pensar em nomeá-los podemos sempre procurar as opções mais fofinhas possíveis. Além da doçura, podemos levar em conta as características físicas do bichano, ou até mesmo se inspirar em personalidades da cultura pop. O nome de gato siamês ideal para o seu novo bichinho de estimação é aquele que une a sua personalidade com as características do bichano. O gato siamês é originário do sudoeste asiático e possui uma aparência inconfundível. Com seus olhos azuis e pelagem em tom creme e chocolate, ele já encanta o lar de muitas pessoas pelo mundo. Para te ajudar na missão de nomear seu novo felino, o Patas da Casa fez uma seleção de 100 nomes para gatos siameses. Confira!

    Ver Todas >

    Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença
    Comportamento animal

    Setembro amarelo: 9 coisas que um cachorro ou gato pode fazer para te ajudar a enfrentar a doença

    No mês do Setembro Amarelo, as campanhas sobre a prevenção do suicídio ganham um grande destaque. Cuidar da saúde mental é muito importante, e o acompanhamento de médicos e terapeutas são fundamentais para auxiliar no tratamento de depressão. O que poucas pessoas sabem é que, aliado a isso, ter um bichinho de estimação também faz toda a diferença na vida de pessoas que convivem com a doença.

    Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano
    Comportamento animal

    Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano "rebaixado"

    O gato Munchkin - carinhosamente apelidado de gato “salsicha” - é um dos felinos mais adoráveis que existem. Ele tem pernas curtinhas e um corpo alongado, o que faz com que muitas pessoas se refiram a ele como gato rebaixado ou gato anão. Mas além da aparência inusitada, o que será que esse bichano tem de tão especial? A convivência com o Munchkin com certeza é algo surpreendente.

    5 coisas que o cachorro latindo pode significar
    Comportamento animal

    5 coisas que o cachorro latindo pode significar

    O cachorro latindo é um comportamento mais comum dos que os tutores esperam. Afinal, como todos sabem, os latidos fazem parte da linguagem canina e são uma forma do seu amigo de quatro patas se expressar. Mas você sabia que existem vários tipos de latidos de cachorro, e cada um deles representa uma situação diferente? É importante ficar atento ao comportamento animal, mas também treinar o seu ouvido para conseguir decifrar o verdadeiro significado por trás de um cachorro latindo.

    Como saber se o gato é fêmea?
    Comportamento animal

    Como saber se o gato é fêmea?

    Os tutores de primeira viagem (e até mesmo alguns experientes) sempre ficam confusos na hora de descobrir se filhote de gato é fêmea ou macho. Afinal de contas, como descobrir o sexo do gato? O que é necessário observar para diferenciar um gatinho de uma gatinha? Embora essa seja uma missão um pouco difícil nas primeiras semanas de vida do bichano, basta observar alguns detalhes ara descobrir o sexo do gato.

    Ver Todas >