Praticamente todos os gateiros têm histórias engraçadas de gato escondido dentro de casa. Isso faz parte do instinto dos felinos domésticos, que procuram por lugares seguros para descansar ou observar o ambiente sem serem notados. Em outros casos, ele apenas escolhe não atender o tutor: sim, os gatos entendem o próprio nome, mas por falta de vontade de interagir com humanos eles apenas os ignoram.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Apesar de ser um comportamento muito curioso, é importante saber como chamar atenção de um gato, seja para garantir que ele está seguro dentro de casa ou em casos de emergência. As técnicas também podem ser úteis no caso de um gato assustado na rua e que precisa ser resgatado. Para essas situações, existe um jeito certo de como chamar um gato e o Patas da Casa reuniu algumas dicas e artimanhas para ajudar nessa missão. 

3 dicas de como chamar um gato

Antes de tudo, é preciso ensinar o gato a responder quando você o chamar. O treinamento adequado vai fazer com o que animal faça associações positivas toda vez for chamado. Ou seja, ao chamar o gato, ele irá ao encontro do tutor. Essas dicas podem ser usadas com gatos domésticos que já estão familiarizados com o seu humano.

1) Determine quais vão ser as palavras usadas para chamar gato. Mas atenção: o ideal é que você nunca use o próprio nome do animal, ou isso vai acabar gerando uma confusão. Tem quem goste de chamar gato emitindo o som de “pss pss”, mas você também pode usar a sua criatividade para chamar a atenção do bichano. Apelidos - desde que eles não sejam usados para outras coisas - e comandos específicos para gatos como “aqui, gatinho” ou “cadê o gatinho” também são uma boa ideia.

2) Tenha uma boa recompensa em mãos! Os felinos adoram ser recompensados com petiscos para gatos, carinho e brinquedos. Por isso, o ideal é que você utilize isso a seu favor. Assim o gatinho vai entender que sempre que você chamar e ele atender, será recompensado pelo bom comportamento. Com o tempo, ele vai começar a ir ao seu encontro automaticamente depois de ouvir o “comando”.

3) Escolha a hora certa para chamar gato. A nossa sugestão é fazer isso de acordo com a rotina do pet. Isto é, se o gatinho tem um horário certo para brincar, você pode chamá-lo e recompensá-lo com uma brincadeira. Uma boa ideia é aplicar o chamado também na hora do jantar, pois o animal já estará tão acostumado a comer naquele horário que não vai apresentar nenhuma resistência quando você o chamar.

E como chamar um gato assustado?

No caso de um gato assustado, como durante a queima de fogos nas festas de fim de ano, o processo é um pouco diferente. Em primeiro lugar, é importante considerar o que o animal está sentindo, que é medo. Barulhos muito altos tendem a provocar isso, e a reação do gato nem sempre é das melhores. Então como chamar um gato assustado? O ideal é proporcionar um ambiente acolhedor e tranquilo para que ele se sinta seguro. O uso de feromônios é algo que pode ajudar a acalmar o pet. Também é importante lidar com aquilo que causou o medo: se for o barulho de um eletrodoméstico, como o aspirador de pó, é só desligar o aparelho e isolar o animal em um cômodo mais tranquilo e longe do barulho.

Você também pode colocar músicas para abafar os ruídos que provocam o medo - especialmente quando são fogos de artifício - e tentar tranquilizar o bichano em um tom de voz mais calmo.


Na hora de chamar gato, tenha sempre uma recompensa em mãos para ele associar a algo positivo
Na hora de chamar gato, tenha sempre uma recompensa em mãos para ele associar a algo positivo

Gato se escondendo: como atrair o animal para fora do esconderijo?

Existem várias táticas que podem ajudar a encontrar um gato escondido. A mais comum delas é chamar a atenção do animal com comida - o sachê é uma opção que funciona muito bem! Dessa forma, assim que o bichano sente o cheiro do alimento, logo abandona o lugar misterioso em que estava escondido para comer. Mas se o bichano é daqueles que se esconde o tempo inteiro, outras dicas podem funcionar para chamar gato, como:

  • Deixar a casa silenciosa, assim o gato se sente mais confortável para aparecer.
  • Pegar o brinquedo preferido do gato e andar pela casa. Se for daqueles que fazem barulho, melhor ainda.
  • Miar como um gato, emitindo um miado sutil e que chame a atenção do felino.

Resgate de gatos deve ser feito com cautela, especialmente no caso de um bichano assustado

Se a ideia é fazer um resgate de gatos, mas você não sabe como se aproximar, uma dica valiosa é saber respeitar o espaço dos felinos. Os animais abandonados costumam ser mais ariscos e desconfiados - muitas vezes porque já passaram por situações difíceis nas ruas, então a carga traumática que eles carregam é bem mais intensa. Por conta disso, o principal ponto nessa situação não é aprender como chamar um gato, e sim como fazer uma aproximação amigável sem que o bichano fuja ou fique ainda mais assustado.

Para começar, o gatinho deve entender que você não é uma ameaça e nem alguém que vai maltratá-lo. Você pode começar a conquistar sua confiança oferecendo um pouquinho de comida e água. Faça isso várias vezes para que ele possa associar a sua presença a algo positivo. Depois de um tempo, observe se ele ainda age como um gato assustado ou se ele está mais receptivo. Se for o caso, deixe uma peça de roupa sua perto do pote de ração e de água para que ele possa se acostumar com o seu cheiro. Aos poucos, você conseguirá se aproximar dele para fazer o resgate. A caixa de transporte deve estar posicionada para colocar o animal e o uso de toalhas ou mantas pode ajudar na hora de pegar o gato, sem o risco dele te arranhar ou fugir.

Redação: Juliana Melo