Existem vários tipos de carrapato de cachorro, mas o carrapato-estrela é um dos mais perigosos. O grande problema é que, além de ser um incômodo enorme no corpo do pet, o carrapato também pode transmitir uma grave doença: a febre maculosa em cães. O quadro é causado por uma bactéria que se aloja no organismo canino e pode ter diferentes graus de severidade, mas as chances de óbito costumam ser altas se o problema não for tratado logo no início.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

E não para por aí: a febre do carrapato - como também é chamada - é considerada uma doença zoonose e pode contaminar também os humanos, além dos cães. É por isso que essa espécie de carrapato costuma ser tão temida! Então como saber qual é o carrapato-estrela? O Patas da Casa te ajuda nisso: preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o carrapato-estrela, doença causada pelo parasita e as melhores formas de prevenção no cachorro e no ambiente. Confira!

Quais são os tipos de carrapato mais perigosos?

O carrapato de cachorro já é um grande problema por si só. Além de provocar uma coceira intensa no animal, as infestações costumam tomar proporções enormes se não houver uma medida eficaz para combater o ciclo de vida dos parasitas. Mas engana-se quem pensa que essa é a única preocupação dos tutores: dependendo da espécie de carrapato, o cachorro pode sofrer com sérios problemas de saúde que precisam de muita atenção.

Dentre os tipos de carrapato mais perigosos para os cães, podemos destacar o carrapato-vermelho-do-cão e o carrapato-estrela. Cada um transmite doenças diferentes, mas ambos podem debilitar bastante o cãozinho. O carrapato-vermelho-do-cão é típico de centros urbanos e transmite as doenças babesiose, erliquiose e anaplasmose, que afetam exclusivamente os cães.

Já o carrapato-estrela, que é o grande protagonista desta matéria, transmite pelo menos duas patologias: a febre maculosa - ou “febre do carrapato” - e a doença de Lyme. A espécie é mais comum em locais de vasta vegetação, mas ainda assim é bom redobrar a atenção com o cachorro se coçando muitoe vermelhidão local. A febre maculosa é uma doença que pode ser transmitida para os humanos, e portanto é considerada também uma zoonose bem preocupante.

Como é o carrapato-estrela? Saiba como identificar o parasita!

De todos os tipos de carrapato, o estrela não é o mais comum. Também conhecido pelo nome científico de Amblyomma cajennense, o parasita se fixa no corpo do cachorro e não é difícil de ser identificado: assim como outras espécies, ele possui uma coloração amarronzada e se assemelha a pequenas pintas grudadas na pelagem do animal. Como são aracnídeos ectoparasitas, sua aparência também lembra bastante uma pequena aranha com várias patinhas e possui uma espécie de desenho na parte traseira.

E de onde vem o carrapato-estrela? Ao contrário de outras espécies que são mais comuns nos cães, esse tipo de carrapato pode se alojar em diferentes hospedeiros (e os cachorros são só mais um nessa lista). Além deles, é possível ver o carrapato em gatos, cavalos, bois, gambás e especialmente em capivaras. É por isso que os tipos de carrapato-estrela são facilmente encontrados fora de centros urbanos e mais próximos à área rural.

 

O carrapato-estrela tem coloração amarronzada e um desenho no seu escudo (parte traseira)

O carrapato-estrela tem coloração amarronzada e um desenho no seu escudo (parte traseira)

 

 

O ciclo de vida do carrapato-estrela 

 

É importante saber minimamente como ocorre o ciclo de vida do carrapato para entender a gravidade da situação. No caso do carrapato-estrela, o parasita precisa de pelo menos três hospedeiros para finalizar o ciclo de reprodução. Funciona, basicamente, da seguinte forma:

Hospedeiro 1: é onde ocorre o acasalamento. A fêmea do carrapato-estrela se alimenta do sangue do hospedeiro por cerca de 10 dias, retirando todas proteínas e nutrientes de que precisa. Em seguida, ela se desprende da pele e inicia o processo de postura, depositando milhares de ovos no ambiente. Esses ovos, por sua vez, podem eclodir num período de 30 a 80 dias, dependendo da temperatura (quanto mais quente, mais rápido ocorre a eclosão). Dos ovos surgem as larvas, que vão procurar um novo hospedeiro.

Hospedeiro 2: aqui é onde a larva vai se alimentar até amadurecer e virar ninfa. Antes de encontrar o segundo hospedeiro, a larva pode ficar até seis meses no ambiente apenas à espera da sua vítima. Depois de se prender no corpo do animal, elas se alimentam do seu sangue por cerca de 5 dias, voltam para o chão, completam o ciclo de ninfas - que dura em torno de um mês após a alimentação - e procuram o seu terceiro hospedeiro.

Hospedeiro 3: é aqui que o carrapato-estrela atinge a vida adulta. Acontece o mesmo processo do segundo hospedeiro: a ninfa “gruda” no corpo do pet, se alimenta do seu sangue por 5 dias e depois retorna ao chão. Após 1 mês, ela atinge a fase adulta e o próximo passo é procurar um novo hospedeiro para realizar o acasalamento e todo o ciclo reiniciar.

Febre do carrapato ou febre maculosa em cães: o que você precisa saber sobre a doença?

A febre maculosa é uma zoonose bacteriana que possui um grande impacto na saúde pública, principalmente por conta da dificuldade no diagnóstico e alta mortalidade. É uma doença que pode atingir tanto os cães quanto os humanos, e sua transmissão acontece por meio da picada de carrapato-estrela. Esses parasitas se alimentam de sangue e, ao ingerir uma bactéria presente em equinos e capivaras contaminadas, acabam se infectando. 

Para entender um pouco mais sobre a febre maculosa em cães (ou febre do carrapato), a médica veterinária Amanda Carloni, que é especializada em medicina preventiva, explica: “A doença é transmitida aos cães pela picada do carrapato-estrela. Para isso, é preciso que o carrapato esteja infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii e fique fixado no cão por cerca de 4 a 6 horas”.

Por outro lado, é importante saber também como eliminar carrapato de cachorro da forma correta para não haver erros. Segundo a especialista, tirar o carrapato antes desse tempo não necessariamente vai impedir o animal de pegar a doença. “A transmissão também pode acontecer caso a remoção manual do carrapato seja feita de forma errada. Isso porque o carrapato irá se romper, fazendo com que animal e tutor tenham contato com seu sangue e fezes”.

 

A febre do carrapato ou febre maculosa em cães tem como um dos sintomas o aumento da temperatura animal

A febre do carrapato ou febre maculosa em cães tem como um dos sintomas o aumento da temperatura animal

 

 

Carrapato-estrela: sintomas da febre maculosa para ficar atento

 

Quando o assunto são os sintomas, carrapato-estrela pode desencadear sinais clínicos que se assemelham muito à erliquiose canina, uma outra doença de carrapato que é bem comum no universo canino (mais até do que a febre maculosa). Tudo vai depender do estágio em que o cão se encontra, mas alguns sintomas frequentes são:

  • Coceira
  • Cachorro com febre alta
  • Vômito
  • Diarreia
  • Sangue na urina e fezes
  • Sangramento nasal
  • Problemas respiratórios
  • Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo

O diagnóstico deve ser feito por um profissional qualificado, e é importante que a picada de carrapato-estrela seja identificada logo nos primeiros dias para que o prognóstico seja eficaz. O início dos sintomas normalmente acontece entre o 2º e 14º dia após o contato com o carrapato-estrela.

Carrapato-estrela: doença deve ser tratada rapidamente

Uma das maiores preocupações com o carrapato-estrela é a possibilidade de transmissão da febre maculosa em cães. O que poucos sabem é que apesar de ser um quadro fatal na maioria dos casos, a febre maculosa tem cura se for diagnosticada e tratada no começo. Para isso, é importante observar muito bem qualquer alteração no corpo do cachorro e procurar ajuda imediatamente se houver qualquer suspeita da doença ou se você identificar a presença de um carrapato-estrela na pelagem do pet. 

Geralmente, o tratamento da febre maculosa em cães é feito com a administração de antibióticos para cachorro prescritos pelo médico veterinário. Não é recomendado procurar alternativas na internet e muito menos fazer a automedicação do animal, pois é algo que pode acabar piorando o quadro de saúde dele. Se o estágio da doença for avançado, acaba se tornando algo irreversível e com alto risco de levar o pet a óbito.

Prevenção é a melhor forma de lidar com  a picada de carrapato-estrela em cachorro

Para evitar qualquer manifestação da doença, o carrapato-estrela deve ser eliminado do ambiente e ter a sua população controlada. Essa é a melhor forma de prevenir qualquer tipo de contágio nos doguinhos, e também nos tutores, já que atualmente não há vacina contra a febre maculosa brasileira. Então, como afastar esses parasitas indesejáveis dos nossos pets? Veja algumas dicas passadas pela médica veterinária abaixo!

“O carrapato-estrela vive em áreas com vegetação. Dessa forma, é importante a aplicação de acaricidas no meio e a manutenção da vegetação com corte baixo. Além disso, esse carrapato pode parasitar uma ampla variedade de animais, sendo cães e humanos hospedeiros acidentais. Por isso, deve-se evitar a coexistência de diferentes espécies por meio da vedação adequada das casas, impedindo a entrada de animais silvestres em jardins e áreas recreativas”, alerta Amanda.

Outro ponto importante é investir em produtos contra pulgas e carrapatos que possuam uma ação prolongada, a fim de interromper o ciclo de vida desses parasitas tanto no corpo do cachorro, quanto no próprio ambiente. Afinal, os carrapatos - assim como as pulgas - podem se proliferar fora do organismo canino e causar reinfestações de tempos em tempos se não forem eliminados também do espaço onde o cachorro vive ou tem acesso frequente.

Para finalizar, a especialista diz: “Ressalto que cães infectados representam um risco para a transmissão humana, já que levam os carrapatos para dentro de casa. Por isso, proteger o cão significa proteger toda a família!”.

Redação: Juliana Melo