Gato

Carnaval pet: 10 ideias criativas para incluir seu cachorro ou gato na folia

Publicado - 06 Fevereiro 2024 - 18h19

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Que tal levar seu cachorro ou gato para aproveitar o carnaval pet com responsabilidade e segurança? Para a celebração ficar ainda mais divertida, você pode incluir seu amigo de quatro patas na folia, desde que escolha o jeito certo de fazer isso. Esse é o momento ideal para dar atenção ao seu pet e propor programas divertidos, já que muitos tutores ganham alguns dias de folga para festejar. Venha conferir 10 ideias para curtir o pet carnaval na companhia do seu melhor amigo. 

1) Visite blocos temáticos de pet no carnaval

Os tradicionais blocos carnavalescos são o principal destino para quem deseja curtir a folia. A boa notícia é que os peludos também podem entrar nessa diversão, desde que o tutor se comprometa a seguir as recomendações para cuidar de cachorro nesses locais. Esse é o momento perfeito para usar a criatividade e pensar em fantasia de carnaval para pet.

Muitos lugares organizam blocos caninos adaptados especialmente às necessidade dos pets. Como a audição canina é bem sensível, o som não é tão alto; os blocos caninos costumam acontecer antes das 10 da manhã ou após as 16 da tarde, quando o sol não é tão forte e não corre risco de causar feridas nas almofadinhas da pata de cachorro; geralmente possui pontos de hidratação com água a vontade para os pets. Devido à presença de muitas pessoas no local, não é tão recomendado levar gatos nos blocos de carnaval pet, pois eles podem ficar estressados e desconfortáveis.

Imagem Quiz:Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Procure por eventos de carnaval pet 

Se o calor humano e canino dos blocos carnavalescos não agrada muito você e seu pet, vocês podem participar de eventos mais tranquilos com a temática do carnaval. Muitos pet shops e shoppings costumam programar encontros de cachorros e gatos para que os pets possam socializar entre si e se divertirem. Alguns pet shops até distribuem laços pet carnaval para aqueles que não tiveram tempo de pensar em uma fantasia de carnaval para cachorro ou gato. A dica é pesquisar na internet se a sua cidade tem algum bailinho pet ou mesmo propor que amigos do parcão organizem algum evento especial para os pets entrarem na folia. 

3) Os "cinepets" são um programa diferente para o carnaval com cachorro

Em algumas cidades do Brasil, os pets já podem assistir um filme ao lado do tutor em cinemas que permitem a presença de cães, chamado de cinepet. As salas são adaptadas para garantirem o conforto dos animais, com o volume mais baixo e iluminação diferenciada. Para curtir um cineminha com o tutor, a vacinação de cachorro precisa estar em dia, eles precisam usar coleira com identificação e serem sociáveis. Embora não seja um programa com cara do carnaval, é uma boa opção para levar o cachorro idoso e mais tranquilo que já não aguenta tanta folia. 

4) Piquenique no Parcão para comemorar o carnaval pet

Dias ensolarados e clima carnavalesco combinam com um piquenique temático de carnaval pet. Se você quer um programa mais tranquilo para o seu cachorro preguiçoso e comilão, os piqueniques são uma ótima ideia. Escolha um lugar onde os pets possam correr livremente, como no parCão. Como todo piquenique precisa de comida, você pode levar frutas que cachorro pode comer. Dentre as opções, o cachorro pode comer banana, kiwi, manga, morango e várias outras frutas refrescantes.

5) Participe de um concurso de fantasia para cachorro 

Gato, cachorro, carnaval e fantasias são o combo perfeito para os concursos. Alguns cachorros e gatos meme da internet já renderam boas risadas com suas fantasias inusitadas e mega criativas. Por isso, é muito comum encontrar concurso de fantasia de carnaval para pets, seja presencial, em eventos, ou virtualmente. Geralmente, a melhor fantasia para gato ou cachorro leva um prêmio para casa e brindes. 

Golden usando fantasia de carnaval para petSalsicha usando fantasia de carnaval petfelino usando fantasia para gatoCachoror usando fantasia de carnaval para petgato usando fantasia de carnaval petcachoror e tutora curtindo carnaval pet em casagato com fitas ao redorcachorro usando fantasia de carnaval petfantasia para gato de noivocachorro usando chapeu como fantasia para carnaval pet

6) Sessão de fotos de fantasia de carnaval para cachorro e gato

Para tornar o carnaval um momento único e inesquecível, você mesmo pode preparar uma sessão de fotos de cachorro ou gato com fantasias de carnaval em sua casa mesmo. Basta preparar um cenário temático, com adereços com o tema do carnaval, e selecionar as melhores fantasias. Depois disso é só posicionar o gatinho ou cachorro e fazer bons registros.

7) Prepare petiscos para comemorar o carnaval pet

Carnaval também é época de comer comidas gostosas e diferentes. Para deixar seu pet ainda mais feliz durante o carnaval, você mesmo pode preparar petiscos para gatos e cachorros. Uma ideia super leve e nutritiva para o cão é o petisco de banana com aveia, que só precisa de ovo, banana, aveia e um pouquinho de bicarbonato de sódio. Você pode levar esse petisco durante os blocos, o piquenique ou oferecer para o pet em casa mesmo. Já para os felinos, você pode se aventurar nos petiscos de peixe para gato ou oferecer sachês.

8) Customize fantasia de carnaval para pet 

Os tutores conhecem a personalidade canina ou felina do seu animal mais do que ninguém. Então eles vão saber preparar uma fantasia de carnaval para pets melhor do que ninguém, porque vão saber exatamente o que combina com o cão. Os tutores conhecem a personalidade canina ou felina do seu animal como ninguém. Portanto, são capazes de preparar uma fantasia de carnaval para pets que combine perfeitamente com o estilo e a personalidade do seu cão ou gato. As saias com tule, colares havaianos e chapéuzinhos estão entre as fantasias mais utilizadas durante o carnaval pet. 

9) Crie brinquedos carnavalescos para cachorros e gatos

Se você e seu pet vão ficar em casa, aproveitem esse tempo para preparar um brinquedo caseiro para gato ou cachorro. Você pode usar a criatividade para preparar brinquedos que os pets já gostam ou criar brinquedos novos. Você pode criar uma varinha para gatos com serpentina pendurada em uma das extremidades para chamar a atenção do felino. Para os cães, você pode criar uma pelúcia para cachorro decorada com o tema de carnaval. 

10) Curta o carnaval pet no conforto de casa 

Escolha um dia do carnaval para preparar uma programação exclusiva para você e seu pet em casa mesmo. Prepare petiscos, brinquedos, organize uma noite de cinema e dê muita atenção e carinho para o seu cachorro ou gato. Para ficar ainda mais no clima do carnaval, vocês podem se fantasiar e tirar fotos juntos. 

Principais cuidados com o carnaval pet

Embora a diversão seja garantida durante o carnaval pet, é preciso seguir alguns cuidados para garantir o bem-estar do animal durante a folia. Se vocês forem para algum evento ao ar livre, como um bloco, lembre-se de respeitar o horário em que o sol está mais fraco e não se esqueça de passar protetor solar para cachorro. Além disso, não esqueça de oferecer água para o peludo sempre e de tomar cuidado para não levar o animal à exaustão. 
 

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas