Muitos confetes, marchinhas e fantasia pet: o carnaval chegou e você pode muito bem curtir toda a folia ao lado do seu cãozinho! Não são apenas os humanos que podem se divertir nessa época do ano. No carnaval pet, você garante que o seu animal de estimação se divirta tanto quanto você, seja em festinhas dentro de casa ou até mesmo curtindo os blocos pela cidade. Quer saber como? O Patas da Casa te explica! Separamos algumas dicas de programas para fazer com o cachorro, cuidados que se deve ter na rua e, é claro, muitas ideias de acessórios e fantasias para cachorro. Confira!

Carnaval pet: leve seu amigo de quatro patas para curtir um bloco de rua

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você é do time que não dispensa um bloco de rua no carnaval, que tal levar o seu pet para curtir junto? O cãozinho pode gostar dessa festa tanto quanto você! Porém, é importante ter alguns cuidados especiais. Não é todo bloco que pode fazer parte do carnaval pet. Aqueles com muita aglomeração de pessoas, por exemplo, não são adequados. O pet pode ficar incomodado com a grande quantidade de gente, o que pode deixar o cachorro ansioso. Além disso, preste atenção no horário que o bloco sai. Evite aqueles que acontecem nos momentos mais quentes do dia, pois o cachorro sente calor e, em excesso, pode sofrer de hipertermia. Tomando os cuidados necessários, o seu cachorro pode curtir um bloquinho de rua!

O pet carnaval também pode ser aproveitado dentro de casa!

Na hora de escolher a programação para o pet carnaval, é muito importante levar em conta a personalidade do cachorro. Cães animados, que adoram passear e são sociáveis, se dão muito bem nos blocos de rua. Porém, existem cachorros mais reservados, que preferem o conforto do lar ou que simplesmente não gostam de aglomeração. Nesse caso, que tal fazer um carnaval pet em casa? A folia pode acontecer apenas entre cão e tutor: escolha fantasias para você e para o cão, jogue muito confete e coloque as marchinhas para tocar!

Outra opção é fazer uma pequena festinha. Chame os seus amigos mais próximos e peça para que ele leve seus cães. A festinha privada de carnaval pet vai ser um sucesso e você pode até fazer um concurso de fantasia entre os cães! Mas tenha certeza de que os cães já passaram pela socialização e convivem bem com outros animais.

Bloco de carnaval pet: procure eventos específicos para cães

Alguns lugares promovem festas de carnaval pet voltadas justamente para os cães! Normalmente, os encontros acontecem em algum parcão, praça ou até mesmo dentro de shopping. Nessas festas, os animais são o foco, então há muitos petiscos, brinquedos e tudo que um cãozinho gosta, sempre tocando as melhores marchinhas de carnaval. E não se esqueça da fantasia pet! Carnaval vai ser muito divertido tanto para o animal quanto para você em um bloco especial para cães.

Tenha muita atenção com a alimentação e a hidratação do cão durante o carnaval pet

Independentemente de um carnaval pet em um bloco de rua ou em um bloco especial para cães, é fundamental tomar alguns cuidados essenciais para garantir a segurança e a saúde do animal. Como explicamos, um dos principais cuidados é com a temperatura. O cachorro com calor pode sofrer de falta de ar e até mesmo de hipertermia em cães. Para evitar que isso aconteça, mantenha o pet sempre hidratado. Além da sua própria garrafinha de água, leve uma especialmente para o seu cão para impedir a desidratação e manter o animal refrescado.

A alimentação do cachorro também não pode ser esquecida. Você não deve pular os horários de refeição do animal, então leve petiscos e a ração do cachorro ao sair para que ele esteja sempre alimentado. Além disso, é muito importante respeitar os limites do animal no carnaval pet. Se perceber que o cão está cansado, ofegante e incomodado, é hora de ir embora.


Fantasia pet: carnaval é época de escolher uma roupinha divertida para o seu cachorro usar
Fantasia pet: carnaval é época de escolher uma roupinha divertida para o seu cachorro usar

A coleira de identificação é um item essencial no pet carnaval

A coleira e a guia de cachorro são itens obrigatórios no carnaval pet - e em qualquer passeio! Se já é normal se perder de um amigo no bloco de carnaval, imagina de um cachorro? Portanto, não se esqueça de colocar uma coleira de identificação para cachorro contendo o nome do animal e os dados de contato, principalmente nome do tutor e telefone. Durante toda a folia no pet carnaval, segure o cãozinho pela guia para garantir que ele não fuja. Vale ressaltar que é importante ficar de olho no chão para evitar que o pet pise ou lamba objetos cortantes e/ou que possam contaminá-lo.

Fantasia pet: carnaval também é época de fantasiar seu amigo de quatro patas

Uma das coisas mais legais do carnaval é se fantasiar do que quiser. Então que tal escolher também uma fantasia pet? Carnaval com seu amigo de quatro patas vai ficar muito mais divertido! Antes de escolher a fantasia de carnaval para cachorro, preste atenção a alguns detalhes. Lembre sempre que o conforto é mais importante que a beleza. Por isso, opte por uma fantasia que deixe o animal confortável e que não atrapalhe sua mobilidade. Além disso, evite acessórios que tampem o olho e o focinho do cachorro, pois podem atrapalhar sua visão e respiração. Por fim, evite peças muito pequenas que podem acabar sendo engolidas. Tomando esses cuidados com a fantasia pet, carnaval do seu cão será bem mais seguro.

Fantasia em dupla, arquinhos e lacinhos pet: carnaval é hora de usar toda sua criatividade!

Deixe sua imaginação fluir na hora de escolher uma fantasia de carnaval para cachorro! Existem inúmeras possibilidades de fantasiar seu animal, das opções mais clássicas até as mais inusitadas. Uma ideia muito legal e que nunca sai de moda é escolher uma fantasia de outro animal para seu pet. Ver um cachorro vestido de ovelha, de coelho ou até mesmo de gatinho sempre arranca boas risadas!

Se tem algo que sempre faz sucesso são os acessórios divertidos. Eles são uma ótima solução para quem não tem uma fantasia completa. Algumas ideias são gravatinha, colar havaino, óculos de sol e lacinhos pet. Carnaval também é época de se fantasiar dos seus personagens preferidos. Princesas da Disney, super-heróis e qualquer ícone da cultura pop podem ter sua versão animal. Vale usar de tudo para incrementar suas fantasias: abuse de roupinhas, sapatinhos, arcos, gravatas e laços pet. 

Por fim, uma dica que nunca falha é usar uma fantasia em dupla com seu pet! Você pode, por exemplo, ser o Salsicha enquanto o seu cão se fantasia de Scooby Doo, o cachorro Dogue Alemão mais famoso do mundo! Outras ideias de duplas são Batman com Robin, policial com cachorro policial e Mulher Maravilha com Super-Homem (ou seria um super-cão?). Abuse de sua criatividade e aproveite bastante o carnaval pet com seu doguinho!

Redação: Maria Luísa Pimenta