A animação de procurar um cachorro para comprar ou adotar é muito grande. Afinal, quem não quer um amigo de quatro patas? A adoção de cachorro é uma das principais formas de garantir um pet em casa, por conta da enorme quantidade de animais disponíveis e pela economia financeira. Porém, comprar um cachorro pode ser necessário caso você busque uma raça específica. Mas afinal, como comprar um cachorro de maneira responsável? O primeiro passo é encontrar um canil de cachorro de confiança, de forma a garantir o bem-estar dos filhotes e dos pais. Para te ajudar a escolher onde comprar cachorro, confira as dicas do Patas da Casa

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como encontrar lugares para comprar cachorros?

Achar um lugar onde comprar cachorro que seja confiável é um passo fundamental para quem quer um doguinho dentro de casa. A vontade de ter logo a companhia de um melhor amigo de quatro patas é enorme, mas é preciso ter muita cautela e pesquisa antes de sair comprando em qualquer lugar. O canil de cachorro é o primeiro lugar que costuma ser visitado. Mas afinal, o que é um canil? Esse lugar é basicamente um ambiente construído para abrigar animais. Logo, o canil de cachorro é especializado em abrigar cães, sejam eles abandonados ou para criação de raças.

Para encontrar um canil de cachorro, a internet é o melhor lugar. Ao pesquisar por um “canil perto de mim” você encontrará aqueles com a melhor localização. Depois, é preciso fazer uma investigação minuciosa para saber as condições do local. Infelizmente, alguns lugares para comprar cachorros não possuem licença, higiene e cuidados básicos com a saúde e bem-estar do animal. Os estabelecimentos de criadores que são regulamentados devem ser filiados à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK) e você consegue essa informação entrando em contato com o Kennel Clube da sua cidade ou de uma região próxima. Por isso, não adianta apenas escolher um canil de cachorro qualquer. Além disso, a pesquisa extensa também vale para quem usa um site para comprar cachorro ou vai em pet shops.

Procure referências antes de decidir um canil para cachorro

A melhor forma de garantir onde comprar cachorro em um local de trabalho sério com os pets é pesquisando bastante. Buscar referências entre amigos mais familiarizados com o mundo dos animais e em grupos e fóruns das raças nas redes sociais é uma boa forma de começar. É muito mais fácil encontrar lugares para comprar cachorros de confiança já sabendo as experiências de outros tutores. Em todos os casos, deve-se pedir para ver a documentação do estabelecimento.

Um canil de cachorro para comprar que seja muito improvisado e venda filhotes a um preço bem abaixo da média costuma ser justamente o tipo que você deve fugir. Também vale desconfiar do canil de cachorro que oferece muitas raças ao mesmo tempo. Geralmente, os tipos de canil de cachorro de raça mais criteriosos e cuidadosos tendem a ser especializados em uma raça só ou em um grupo de cachorros (os Terriers, por exemplo). 

Visite o canil de cachorro escolhido antes de formalizar a compra

Não adianta: a hora de comprar cachorro vai dar um pouco de trabalho. Porém, essa é a melhor maneira de evitar que você financie um canil de cachorro clandestino, que não preza pela saúde e conforto das matrizes e filhotes. Depois de selecionar um ou mais exemplos de canil para cachorro entre as indicações que tiver recebido, agende visitas. Os lugares para comprar cachorros confiáveis vão te receber e responder todas as suas dúvidas. Para facilitar, dá uma olhada nessa listinha de coisas que você precisa checar no canil de cachorro escolhido: 

  • Documentação do canil de cachorro: é a forma de comprovar a filiação do canil para cachorro à CBCK;

  • Ração do cachorro: canil que preza pela saúde do pet oferece alimento de qualidade e adequado à faixa etária, então confira que rações são oferecidas;

  • Carteira de vacinação: assim como a vermifugação, as vacinas dos cães devem estar em dia em todos os momentos;

  • Local onde os animais ficam: veja se no canil para cachorro há espaço suficiente para caminhar e se movimentar — principalmente no canil de cachorro de raça grande - e se as condições de limpeza e conforto são boas;

  • De quanto em quanto tempo as fêmeas engravidam: as cadelas que vivem no canil de cachorro devem engravidar de forma saudável e respeitosa, em cios intercalados e com acompanhamento do veterinário, mesmo quando não estiverem prenhas;

  • Como os filhotes são tratados: verifique a partir de quantos dias eles podem ser levados do canil de cachorro, se vão com laudo do veterinário, se são socializados enquanto ainda precisam estar com a mãe etc. 

Comprar cachorro de raça: conheças as preferidas pelos brasileiros

Na hora da compra de cachorros de raça, algumas se destacam entre os brasileiros. Nos últimos anos, os tipos de canil de cachorro pequeno são os que mais costumam vender. Isso tem relação com o fato dos cães com essa característica normalmente se darem melhores em apartamentos e, muitas vezes, precisarem de menos gastos em relação à alimentação e cuidados. Mas, mesmo assim, os cachorros grandes são apaixonantes e não há quem resista. É importante encontrar onde comprar cachorro de raça de acordo com a que você acredita que se encaixe melhor às suas necessidades. Mas, se você busca um cachorro para comprar de raça mas ainda não sabe bem qual escolher, confira aquelas que são as mais compradas pelos brasileiros, além de uma galeria de filhotes para te fazer morrer de amores!

  • Shih Tzu
  • Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)
  • Buldogue Francês
  • Maltês
  • Yorkshire
  • Golden Retriever
  • Labrador
  • Pug

 

O Shih Tzu é uma das raças preferidas na hora de comprar um cachorroO Spitz Alemão é uma fofura e pode ser encontrado em canil de cachorro pequenoSe você buscar um cachorro para comprar que seja fiel e fofo, o Bulldogue Francês é perfeitoPara quem quer comprar um cachorro que se dê bem em apartamento, o Maltês é uma ótima opçãoNão é à toa que o Yorkshire é um dos preferidos na hora de comprar um cachorro: olha essa fofura!A compra de cachorros de raça Golden Retriever garante muita diversão e companhia ao tutorA maioria dos brasileiros ama comprar um cachorro Labrador, já que sua alegria é contagianteDe uns tempos para cá, comprar um cachorro Pug tem se tornado cada vez mais comum no Brasil

 

Saber como comprar cachorro pela internet requer cuidado dobrado

 

Hoje em dia, site para comprar cachorro online é o que não falta. Essa opção traz a enorme vantagem da praticidade, já que você não precisa ficar indo em vários locais e pode fazer tudo a um clique de distância. Além disso, você pode até mesmo receber seu novo cachorrinho na porta de casa! Existem vários sites de compra de cachorro e grupos que você pode pesquisar. Porém, é preciso saber como comprar cachorro pela internet do jeito mais seguro e sem financiar criadores clandestinos. Fique sempre atento às avaliações e opiniões de outros compradores. Peça sempre fotos do filhote, da matriz, do local onde é criado e comprovantes de todos os documentos necessários. Se for possível, antes de finalizar a compra faça uma visita ao vendedor para ter certeza de que está tudo certo. Se não puder, peça para alguém de confiança ir por você. Lembre-se: todo cuidado é pouco na hora de comprar um cachorro. 

Comprar cachorro num canil confiável é algo completamente documentado

Depois de escolher onde comprar cachorro e passar por todas as etapas de análise, vem o momento da compra. Preços muito abaixo da média para a região onde você mora precisam de uma certa desconfiança. Comprar cachorro de raça bem cuidado é caro mesmo, então é um investimento que deve ser planejado no seu orçamento. No processo de comprar um cachorro, você provavelmente vai receber alguns documentos: o recibo, o certificado do pedigree do animal, um contrato de compra e venda normal e o registro do animal. Confira todos eles com cuidado, para ter certeza que está tudo correto. Caso não queira passar por todo o processo de escolher onde comprar cachorro ou gastar uma quantidade considerável de dinheiro na compra de um filhote, adotar cachorro é sempre uma opção. É uma forma de satisfazer a vontade de ter um pet e, ao mesmo tempo, dar um lar a um filhote abandonado. 

Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 06/02/2020

Atualizada em: 23/08/2021