Raças

Canil de cachorro: o que você precisa saber, observar e se informar antes de comprar um animal?

Canil de cachorro: veja algumas dicas para escolher o melhor antes da compra
Canil de cachorro: veja algumas dicas para escolher o melhor antes da compra

Na hora de abrir espaço na sua casa e no coração para um cachorrinho, você tem duas opções: adotar ou comprar. Mesmo que a adoção seja uma das principais opções pela quantidade de animais disponíveis e pela economia financeira, se você busca uma raça específica para se encaixar em necessidades físicas e pessoais, a compra é a melhor forma de conseguir. Na hora de fazer isso, você precisará escolher um canil de cachorro de confiança: essa é a única forma de garantir, além do bem estar dos filhotes e dos pais, as características da raça escolhida por você. Para te ajudar a descobrir se um canil é ou não confiável, nós juntamos aqui embaixo tudo o que você precisa saber antes de formalizar a compra de um filhote. 

Procure referências antes de decidir um canil para cachorro

A melhor forma de garantir que você vai escolher um canil de cachorro que realmente faz um trabalho sério com os animais é pesquisando bastante. Os estabelecimentos de criadores que são regulamentados devem ser filiados à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK) e você consegue essa informação entrando em contato com o Kennel Clube da sua cidade ou de uma região próxima. 

Buscar referências entre amigos que estão familiarizados com o mundo dos animais e em grupos e fóruns das raças nas redes sociais também é uma boa forma de começar. Em todos os casos, você precisa pedir para ver a documentação do estabelecimento: canis muito improvisados, que vendem os filhotes a um preço bem abaixo da média, costumam ser justamente o tipo que você precisa fugir. Também vale desconfiar dos que oferecem muitas raças ao mesmo tempo, já que, geralmente, os canis mais criteriosos e cuidadosos tendem a ser especializados em uma raça ou um grupo de cachorros. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    Canil de cachorro: fique atento a todas as perguntas que você deve fazer quando visitar um local
    Canil de cachorro: fique atento a todas as perguntas que você deve fazer quando visitar um local

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Faça visitas ao canil de cachorro escolhido antes de formalizar a compra

    Não adianta: o momento da compra do seu animalzinho vai te dar um pouco de trabalho, mas essa é a melhor maneira de evitar que você financie um canil clandestino, que não preza pela saúde e o conforto das matrizes e dos filhotes. Depois de selecionar um ou mais canis entre as indicações que você tiver recebido, agende visitas. Os estabelecimentos confiáveis vão te receber e responder todas as suas dúvidas. Para facilitar, dá uma olhada nessa listinha de coisas que você precisa checar: 

    • A documentação do canil: é a forma de comprovar a filiação à CBCK;

    • A ração dos animais: veja se eles recebem alimento de qualidade e adequado à faixa etária;

    • A carteira de vacinação: assim como a vermifugação, as vacinas dos cães adultos devem estar em dia em todos os momentos;

    • O local onde os animais ficam: veja se eles têm espaço suficiente para caminhar e se movimentar — principalmente os cães de raça grande - e se as condições de limpeza e conforto são boas;

    • De quanto em quanto tempo as fêmeas engravidam: as cadelas devem engravidar de forma saudável e respeitosa, em cios intercalados e com acompanhamento do veterinário mesmo quando não estiverem prenhas;

    • Como funciona o trato dos filhotes: a partir de quantos dias eles podem ser levados, se vão com laudo do veterinário, se são socializados enquanto ainda precisam estar com a mãe etc. 

    Comprar cachorro num canil confiável é algo completamente documentado

    Depois de todas as etapas de análise e escolha do canil certo, vem o momento da compra. Como já falamos ali em cima, vale a pena desconfiar de preços que são muito abaixo da média para a região onde você mora: cachorros de raça bem cuidados são, sim, caros e um investimento que deve ser planejado no seu orçamento. No processo de compra, você provavelmente vai receber alguns documentos: o recibo, o certificado do pedigree do animal, um contrato de compra e venda normal e o registro do animal. 

    A adoção de cachorro é sempre uma opção mais simples

    Se você não quiser passar por todo o processo de selecionar um canil ou gastar uma quantidade considerável de dinheiro na compra de um filhote, sempre pode optar pela adoção. Essa é uma forma de satisfazer o desejo de ter um animal de estimação e, ao mesmo tempo, dar um lar para um cachorrinho que pode ter sido abandonado ou que nasceu na rua. Sempre existe a possibilidade de facilitar o caminho de uma forma bem mais solidária. 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Conheça algumas raças de gatos exóticos!

    Próxima matéria

    Conheça algumas raças de gatos exóticos!

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo
    Cuidados

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo

    Cuidar de cachorro não é tão simples quanto parece, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. No entanto, para facilitar a convivência com o pet, é preciso acostumá-lo com alguns hábitos desde cedo, como escovar os dentes e tomar banho. Caso contrário, o cãozinho pode apresentar certa resistência nessas horas, e todo o processo acaba sendo bem mais trabalhoso. Para te ajudar nessa missão, separamos 5 hábitos essenciais que devem fazer parte da rotina de todos os cães, independente da idade. Veja quais são eles!

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)
    Adoção

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? 

    Ver Todas >

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro
    Adote um animal

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro

    É praticamente impossível viver no Brasil e nunca ter ouvido falar no Fox Paulistinha (mini Terrier Brasileiro). Esta é uma das raças de cachorro mais queridinhas entre os tutores por um simples motivo: este cãozinho tem uma facilidade imensa em conquistar qualquer pessoa por causa do seu jeitinho cativante e cheio de energia. Além disso, o Fox Terrier Brasileiro também é super versátil e consegue se adaptar muito bem a qualquer ambiente.

    22 fotos de filhotes das raças mais comuns do Brasil para você se apaixonar
    Adote um animal

    22 fotos de filhotes das raças mais comuns do Brasil para você se apaixonar

    É praticamente impossível resistir à fofura dos filhotes de cachorro. Pequeninos, os cãezinhos têm uma facilidade enorme em conquistar nossos corações apenas com um olhar e algumas lambidas. Não é à toa que, geralmente, a maioria das pessoas acaba comprando ou adotando um cachorro filhote. Além de ser mais fácil de treinar e adaptar esses cães a um novo ambiente, outro motivo claro para essa escolha é que os filhotinhos são realmente muito fofos.

    Gato Persa: 12 curiosidades sobre o felino da raça
    Adote um animal

    Gato Persa: 12 curiosidades sobre o felino da raça

    Essa apaixonante raça é uma das mais populares entre os amantes de felinos: o gato Persa, além de sua aparência exótica, tem uma personalidade única que encanta os gateiros. Dóceis e muito afetuosos, os Persas apreciam ambientes calmos. Embora muita gente já conheça seu temperamento e sua aparência, existem algumas singularidades da raça de gato que não são muito populares. 

    Norsk Lundehund: conheça algumas curiosidades sobre essa raça de cachorro com 6 dedos
    Adote um animal

    Norsk Lundehund: conheça algumas curiosidades sobre essa raça de cachorro com 6 dedos

    Existem diferentes raças de cachorro espalhadas pelo mundo. Algumas são mais conhecidas, outras menos… e ainda tem cachorro de raça que quase ninguém conhece, como é o caso do Norsk Lundehund. Esta raça é considerada bastante rara e é originária da Noruega, mas o que realmente chama a atenção é que, diferente de outros cães, o Norsk Lundehund - também chamado de Lundehund Norueguês.

    Ver Todas >