Cachorro

Câncer de pele em cachorro: veterinária esclarece todas as dúvidas sobre a doença

Publicado - 23 Agosto 2021 - 18h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Mesmo que o seu amigo de quatro patas seja coberto de pelos, o câncer de pele em cachorro é um dos tumores caninos que pode afetá-lo e causar muitos riscos à saúde. Bastante comum em animais que passam muito tempo expostos ao sol, a doença pode ter uma série de sinais diferentes e, justamente por isso, quanto mais informado você estiver sobre a situação é melhor. Assim como saber sobre os sintomas de câncer de pele em cachorro é importante, aprender um pouco mais sobre as outras características do problema também é muito útil. Pensando nisso, o Patas da Casa conversou com a veterinária e dermatologista de cães, Rafaela Jardim. Veja o que ela explicou sobre o tumor de pele em cães!

O que é o câncer de pele em cachorro?

Os tumores caninos também podem ser chamados de neoplasias. O problema se desenvolve quando ocorre um crescimento anormal de células, que acabam se multiplicando de forma descontrolada. No caso do câncer de pele em cachorro, esse crescimento ocorre na pele. O tumor pode ser definido como maligno ou benigno, dependendo de algumas características. O câncer de pele canino pode apresentar classificações e tipos diferentes. Um dos mais conhecidos deles é o melanoma em cães. Fotos desse tumor são muitas vezes divulgadas na internet. O mais importante de tudo é que seja qual for a classificação do câncer, o problema deve ser investigado por um médico veterinário de confiança para a realização do tratamento mais adequado.

Sintomas de câncer de pele em cachorro? Fique atento aos sinais!

Pequenas feridas que não cicatrizam são um alerta para o câncer de pele em cachorros. “Uma coceira que não para em local fixo, uma ferida que não cicatriza e sangra e, até mesmo, nódulos brancos ou escuros devem ser investigados”, explica Rafaela. Nesse caso, a ida ao veterinário é fundamental para que o animal seja corretamente diagnosticado e comece o tratamento. Ela continua: “Perda de apetite e peso e cachorro vomitando de forma recorrente também podem ser sintomas de câncer de pele em cachorro”.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Dependendo do estado do cãozinho existem diversos sinais que podem ser associados ao problema. De modo geral, os principais sintomas costumam ser:

  • sangramentos na pele
  • nódulos
  • mudança na cor da pele
  • alteração no aspecto da pele
  • secreções
  • feridas que demoram a cicatrizar

Por ser uma patologia comum em cachorros idosos, a especialista explica que é necessário uma atenção maior aos bichinhos de estimação mais velhos: “Entre 7 e 14 anos de idade é sempre bom ficar em alerta ao surgimento de possíveis nódulos ou da ferida de câncer em cachorro. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maior será a expectativa de vida do seu amigo”.

Os diferentes tipos de câncer de pele no cachorro

Depois de confirmar o diagnóstico, é preciso entender e investigar de qual tipo de tumor em cachorro se trata para indicar o melhor tratamento. Segundo Rafaela, o câncer pele em cães pode ter quatro tipos diferentes:

- Carcinoma espinocelular: geralmente causada pela exposição solar, essa versão da doença apresenta lesões ulceradas e, por isso, pode ser um agressiva e levar à destruição de boa parte do tecido ao redor do tumor. As lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas em locais mais expostos: região ocular, boca, focinho e pontas das orelhas, são os mais propícios.

- Mastocitoma: nesse tipo de câncer de pele em cachorro, os tumores que se desenvolvem nos mastócitos podem aparecer em formato circular, em qualquer parte do corpo e em diferentes tamanhos. Vale ressaltar que, nesse caso, os fatores genéticos geralmente são importantes, e os hormônios estrogênio e progesterona podem influenciar diretamente no crescimento do câncer.

- Melanoma maligno: assim como nos humanos, o melanoma maligno é um tipo de câncer em cães que afeta os melanócitos, resultando em tumores nas células pigmentadas da pele. Na maioria dos casos, a doença se manifesta na boca ou nas mucosas do animal, mas também pode aparecer em partes dos corpos cobertas por pelos. Por isso, é importante ficar atento a qualquer sinal de câncer de pele em cães seu amigo e examiná-lo sempre.

- Histiocitoma: é um tumor na pele do cachorro, classificado como benigno que afeta as células do sistema imunológico do animal, impedindo a proteção dos tecidos que ficam expostos aos agentes externos, como a superfície da pele. Comuns em cães jovens e em algumas raças, como Labrador, Golden Retriever, Bull Terrier e Cocker Spaniels, a doença causa nódulos pequenos arredondados de aparecimento súbito na superfície da pele e, principalmente, na cabeça, nas bordas das orelhas do cachorro e nos membros. Nesse caso, o exame de Citologia Aspirativa é suficiente para o diagnóstico.

 

Câncer de pele em cachorro: imagens!É comum que alguns tipos de câncer de pele em cachorro comecem com pequenas feridas arredondadas na superfície da peleCâncer de pele em cachorro: a doença avança rapidamente e pode comprometer boa parte do tecido ao redor do tumorCâncer de pele canino costuma afetar mais os cachorros brancos

 

Como é feito o diagnóstico do tumor na pele do cachorro?

 

Para confirmar o diagnóstico e identificar qual é o tipo de câncer de pele em cães, é comum que o médico veterinário peça uma bateria de exames. “O diagnóstico é feito a partir de uma biópsia de pele. Nela, é necessário retirar uma margem de segurança para que não fiquem células cancerígenas na pele do animal”, explica Rafaela. Além deste, a raspagem de pele e citologia também podem estar na lista de procedimentos solicitados.

Depois dessa etapa, os exames passam a ter outro propósito, já que os animais diagnosticados precisam ser estudados. Sendo assim, exames de sangue e imagem devem ser feitos para descobrir se o tumor está presente apenas em um local ou se já se infiltrou em outros órgãos do cão, como fígado, baço e pulmão. Ainda que poucos tutores saibam, muitas das vezes o animal já pode apresentar metástases sem o surgimento de sintomas.

Câncer de pele: cachorro precisa de tratamento imediato

Quanto ao tratamento, assim como as causas e os tipos da doença, ele pode se apresentar de diferentes formas. “O combate à doença pode ser feito com uma cirurgia, eletroquimioterapia, quimioterapia dirigida, quimioterapia por via oral e quimioterapia por via intravenosa, tudo vai depender do tipo de tumor”, conta a especialista Rafaella.

Após o tratamento, é importante lembrar que o seu amigo deve manter o acompanhamento do médico veterinário. “O cão que teve algum tipo de câncer deve se consultar regularmente com o seu médico veterinário para exames periódicos. Nesse caso, o intervalo entre as consultas deve ser de, pelo menos, três meses”, conclui.

Como prevenir o tumor de pele em cães?

Ainda que nem todos os tipos de câncer de pele em cachorro possam ser prevenidos, é possível praticar alguns cuidados para preservar a saúde do seu amigo e minimizar o risco da doença. "Manter a alimentação saudável com uma ração de qualidade, é uma das táticas principais para garantir o fortalecimento da imunidade do cachorro", aconselha Rafaella. Além deste, a veterinária também recomenda evitar expor o animal ao sol, principalmente os cachorros brancos ou que têm a região do rosto mais clara. “Se o seu amigo for sair de casa, é fundamental o uso de protetor solar para cachorros”. Os cuidados também são muito bem-vindos para as raças com mais predisposição ao câncer de pele em cães, como:

  • Boxer
  • Cocker Spaniel
  • Pastor Alemão
  • Poodle
  • Setter Irlandês

Além disso, lembre-se: a qualquer sinal diferente no seu cãozinho, você deve buscar imediatamente a ajuda de um médico veterinário de confiança para realizar o diagnóstico correto e garantir o tratamento mais indicado de acordo com as necessidades do seu pet.

Redação: Úrsula Gomes e Hyago Bandeira

Publicada originalmente em: 23/03/2020

Atualizada em: 23/08/2021

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Ver todas