Gato

Cadela amamentando: veterinária explica os cuidados essenciais nessa fase

Publicado - 01 Setembro 2022 - 10h00

Atualizado - 23 Maio 2024 - 13h10

A cadela amamentando precisa de cuidados especiais, assim como o filhote de cachorro recém nascido. Na fase de amamentação canina, os filhotes recebem por meio do leite materno todos os nutrientes essenciais para que ele tenha um desenvolvimento saudável. Por isso, é tão importante cuidar da saúde do cachorro fêmea que está amamentando sua cria. Uma mãe saudável fornece leite saudável e promove um bom crescimento para os seus filhotes. Além disso, nessa fase da vida a cadela também lida com algumas mudanças e precisa que o tutor a ajude a passar por esse momento de forma confortável.

O Patas da Casa conversou com Amanda Carloni, médica veterinária preventiva formada pela UFBA, e com Thais Magalhães, médica veterinária com especializações em dietoterapia e suplementação nutracêutica para cães e gatos. Elas tiraram todas as dúvidas sobre a cadela amamentando: cuidados com alimentação, como preparar o cantinho onde a cachorra vai ficar, qual a melhor ração para cadela amamentando e muito mais. Confira!

Cadela amamentando precisa ter um cantinho confortável à sua disposição

O primeiro cuidado com a cadela amamentando é ter certeza de que ela tem um ambiente adequado para passar esse período. O ideal é que ela fique em um lugar confortável, tranquilo e com pouca movimentação de pessoas para garantir privacidade. As veterinárias Amanda e Thais explicam que o local deve contar com lençóis e ser bem espaçoso, para que a cadela amamentando consiga se movimentar sem esmagar nenhum filhote. Uma dica é escolher uma cama para cachorro ou caixa com bordas um pouco mais elevadas. Assim, a cadela consegue sair sem problemas e os filhotes continuam seguros. Por fim, deixe os itens indispensáveis à sobrevivência da cadela amamentando sempre por perto.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

“É importante que os potes de água e comida estejam perto do local do aninhamento para que a cadela tenha fácil acesso e não precise deixar os filhotes sozinhos para comer e beber. O tapete higiênico pode ficar no mesmo ambiente do ‘ninho’, mas afastado da cama ou caixa e dos potes de comida e água”, explica Amanda. A hidratação da cadela amamentando faz toda a diferença, então o potinho de água deve estar sempre cheio. “A água é de extrema importância durante a lactação, já que o consumo inadequado de água diminui consideravelmente a quantidade de leite produzido. Assim, a cadela lactante deve ter sempre à disposição água filtrada, limpa e fresca”, esclarece.

Ração para cachorra amamentando: entenda como deve ser a alimentação da cadela

Enquanto tiver a cadela amamentando, cuidados com a alimentação da mãe devem ser muito bem pensados. Mas qual a melhor ração para cadela amamentando? Amanda explica que a cachorra vai precisar de uma dieta de alto valor energético e rica em proteínas e ácidos graxos. Esses nutrientes na alimentação para cadela que está amamentando garantem mais qualidade ao leite materno, aprimorando não só a saúde da mãe como também dos filhotes.

“A quantidade de alimento deve aumentar durante o período gestacional, principalmente a partir do terço final da gestação de cachorro. Sugere-se aumentar a quantidade de ração para cachorra amamentando em 15% a cada semana, a partir da semana de gestação até o parto. Um aporte nutricional ainda maior deve ser oferecido no pico de lactação, que ocorre entre a terceira e quarta semanas de vida dos filhotes”, orientam as especialistas.

Posso dar leite para cadela amamentando?

A dupla de veterinárias ressalta ainda que, nessa fase, é ainda menos indicado dar alimentos proibidos para cachorro. Essas comidas, assim como qualquer alimento que a peluda não tenha costume de comer, podem causar distúrbios gastrointestinais. Por isso, não pode dar leite para cadela amamentando, além de carnes gordurosas, queijos e alimentos processados, por exemplo.

É possível oferecer uma alimentação natural para a cadelas amamentando? 

A alimentação natural para cães é cada vez mais adotada por tutores em virtude de seus altos valores nutricionais. Muitos pets se beneficiam com essa alimentação, que deve ser sempre bem controlada e pensada junto de um veterinário especialista em nutrição. A alimentação natural para cadelas amamentando também é uma possibilidade, mas as especialistas chamam atenção para o fato de que a cachorra que amamenta precisa de uma quantidade maior de calorias. Como a alimentação natural tem menos calorias, a peluda precisaria de uma quantidade muito maior de comida, o que pode ser um problema. 

“Nem sempre a cadela vai tolerar quantidades tão grandes de alimento, de modo que a ração para cadela amamentando é a melhor opção, pois fornece mais energia em menores quantidades. O ideal é que a cadela receba porções pequenas com maior frequência ao longo do dia”, esclarecem. Se optar pela alimentação natural, uma dica é apostar em carnes mais ricas em nutrientes. O fígado para cadela amamentando, por exemplo, é uma boa opção. Mas de qualquer forma, é indicado que a alimentação natural para cadelas amamentando também conte com suplementação. 

 

Cães filhotes mamando nas tetas de cadela mãe
A ração para cadela amamentando deve ser rica em proteínas para garantir que o leite esteja nutritivo para os filhotes

 

Vitamina para cadela amamentando: quando a suplementação é necessária? 

 

Quando a alimentação para cadela que está amamentando é bem planejada e contém todos os nutrientes e calorias que ela precisa, a suplementação não costuma ser necessária. Porém, em alguns casos, a vitamina para cadela amamentando pode ser indicada. A cachorra que segue uma alimentação natural, por exemplo, pode precisar de algum tipo de suplemento. Além disso, a vitamina para cadela que está amamentando pode ser prescrita quando a mãe não está se alimentando direito. Nesse caso, é importante investigar a causa desse problema para que ela volte a comer normalmente. 

A vitamina para cadela que está amamentando é muito indicada em casos de desnutrição. Isso é muito comum em cachorras recém resgatadas que estão prenhas e não recebiam uma alimentação adequada. Vitaminas com fósforo, potássio e cálcio para cadela amamentando, por exemplo, são as mais frequentes. Esses nutrientes são fundamentais para que a mãe fique saudável e seu leite se torne nutritivo, garantindo que o filhotes se desenvolvam da forma correta. O cálcio para cadela amamentando, por exemplo, é capaz de prevenir doenças ósseas no filhotinho ao longo da vida.  

Antibióticos, vermífugos e antipulgas para cadela amamentando: saiba como dar remédios para a cachorra que amamenta

Durante o período de amamentação, algumas doenças podem afetar a cadela amamentando. Cuidados quanto à medicação são fundamentais nesse momento, como explicam as especialistas. “O ideal é que a utilização de fármacos ao longo da lactação seja totalmente evitada! Em caso de extrema necessidade, a escolha cuidadosa da medicação deve ser feita levando em conta os benefícios para a mãe e potenciais desvantagens para os filhotes. Caso seja necessário usar antibiótico, analgésico e/ou anti-inflamatório, deve ser escolhido um que apresente menor passagem para o leite”, esclarecem. Caso isso não seja possível, os filhotes devem se alimentar apenas com o leite artificial para cães

Uma outra questão frequente é se pode dar remédio de verme para cadela que está amamentando. Em muitos casos, os vermífugos para cachorro podem ser administrados, mas é importante checar sempre as informações do fabricante no rótulo. Mas atenção: você não pode dar remédio de verme para cadela que está amamentando sem antes conversar com um veterinário. O mesmo vale para os antipulgas para cadela amamentando. Em muitos casos, eles podem ser utilizados, mas sempre verifique as especificações para ter certeza que ele é indicado e converse com um especialista. Jamais automedique um animal de estimação.

O tutor precisa ajudar a cadela amamentando durante suas mudanças físicas e comportamentais 

É comum que a cadela amamentando fique um pouco diferente, tanto no humor, quanto fisicamente. O papel do tutor é garantir que ela fique sempre confortável, limpa e saudável com alguns cuidados básicos diários. O aumento das mamas da cadela amamentando é normal nesse momento e o dono pode ajudar mantendo-as limpas para evitar doenças como a mastite. “Primeiramente, realize a limpeza das mamas com o auxílio de gazes úmidas durante todo o período de amamentação. Além disso, mantenha o ‘ninho’ em ótimas condições de higiene, evitando que os filhotes pisem na sujeira e transfiram os germes para o peito da mãe enquanto mamam”, explicam as especialistas. 

Durante a amamentação, a cadela pode se tornar mais arisca, já que seu instinto protetor está aflorado. “Para evitar possíveis ataques, antes de se aproximar dos filhotes verifique a linguagem corporal da mãe. Se a agressividade estiver exagerada, pode ser necessário buscar a ajuda de um comportamentalista”, esclarecem.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Mariana Fernandes

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas