Alimentação animal

Alimentação natural para cães: o que é, os cuidados e como fazer a transição sem prejudicar o seu pet

Publicado - 29 Abril 2022 - 17h41

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Um bom tutor está sempre pensando novas formas de proporcionar qualidade de vida ao seu pet, principalmente quando o assunto é alimentação do cachorro. Normalmente as rações comercializadas já possuem todos os nutrientes necessários (e de forma equilibrada) para manter a saúde do animal - de acordo com o tamanho e idade dele. No entanto, algumas situações, como a alergia alimentar e outras doenças, podem demandar a transição para a alimentação natural para cães. Esse tipo de dieta inclui ingredientes do nosso cardápio que, preparados da forma adequada e nas porções certas, suprem as necessidades nutricionais do cachorro. Mas não pense que é só sair cozinhando por aí não: a AN precisa ser acompanhada por um especialista, seja um veterinário especializado em nutrição ou um zootecnista.

O que são alimentos naturais? Conheça os benefícios para a dieta canina

Alimentos naturais são aqueles que - como o próprio nome diz - vêm da natureza e não passam por nenhum processo industrial, como a adição de conservantes, aromatizantes, temperos ou corantes. Além de saborosos, eles também são ricos em nutrientes. Veja a seguir os benefícios de incluir comida natural na alimentação canina:

  • Vegetais são ricos em água, o que previne problemas nos rins dos cães;
  • A alimentação natural aumenta a imunidade do cachorro, mantendo doenças bem longe;
  • Seu cão terá o hálito mais puro. Menos odor também nas fezes, que diminuem de volume;
  • Boa absorção de nutrientes.

Alimentação natural pode amenizar doenças

Na maioria dos casos em que a AN é recomendada por um veterinário, o cachorro possui alguma condição de saúde pré-existente ou tem tendência a desenvolver algo. Uma dieta individualizada pode amenizar esses efeitos. Sinais clínicos como coceira, queda de pelos e vômitos constantes podem ser contornados dessa forma, mas lembre-se que todo o processo deve ser acompanhado por um especialista em alimentação animal. Veja a seguir algumas doenças que tendem a melhorar ou até desaparecer quando há a troca da ração pela alimentação natural:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Alopecia
  • Doença Renal Crônica
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Dermatite 
alimentação natural para cães: cachorro comendo ração
A ração de cachorro é um alimento completo, mas algumas situações podem demandar a transição para a AN

Alimentação natural para cães ou ração? Qual a melhor alternativa?

 

A ração para cachorros convencional, que vem em grãos, é muito prática de ser servida e formulada de forma equilibrada, com todos os nutrientes que o cão precisa ingerir diariamente. Esse tipo de alimento tem todas as características de sabor, cheiro, formato e textura para abrir o apetite do pet. No entanto, alguns cachorros podem apresentar alergia aos corantes, conservantes e outros aditivos químicos normalmente são incorporados a essas fórmulas. 

Por isso há quem prefira oferecer alimentação natural para cães, servindo ingredientes minimamente processados: carnes e vegetais são apenas cortados, cozidos e, em alguns casos, congelados. Essa também é uma forma de garantir as proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais que o animal precisa para se manter saudável. A diferença é que o tutor precisará de organização na rotina de preparo das refeições.

Como preparar alimentos naturais para pets?

O maior erro de quem começa a oferecer alimentação natural para cachorro é pensar que basta compartilhar a comida preparada para a família com o animal. Quando a refeição é feita para pessoas, são adicionados uma série de alimentos que cachorro não pode comer, como o alho e a cebola, por exemplo. Apesar dos cachorros gostarem de quase tudo que as pessoas comem, as necessidades nutricionais de humanos e cães são bem diferentes. Portanto, se você deseja oferecer alimentos in natura para cachorros, saiba que vai precisar passar um tempinho a mais na cozinha.

 

Hora de planejar o cardápio do cachorro!

 

Tudo começa no açougue e no hortifruti, onde você vai comprar os alimentos que são a base da dieta canina: proteína animal, legumes, frutas e verduras, além de algumas outras fontes saudáveis de carboidrato. Tudo isso de acordo com a dieta prescrita pelo veterinário nutricionista ou zootecnista. Veja a seguir uma lista de compras para fazer comida natural para cachorro em casa:

- Carnes: de frango, de peixe ou bovina, sem ossos ou espinhas! As proteínas fortalecem os músculos, dão energia e ainda contribuem para uma pelagem brilhante. A carne também é fonte de boas gorduras, que deixam o coração do cachorro mais saudável.

- Vísceras: miúdos são fontes de muitos nutrientes, como ferro, fósforo, potássio, zinco, cobre, magnésio e diversas vitaminas. Língua, coração, moela, fígado são boas opções para complementar a comida para cachorro natural.

- Vegetais: a lista de verduras, legumes e frutas para cachorro é bem extensa: abóbora, batata doce, brócolis, chuchu, cenoura, jiló, quiabo, repolho, alface, agrião, espinafre… são muitas opções! Evite apenas cebola, milho e soja. Quanto às frutas, banana, maçã, morango, manga e pêssego são bem tolerados por cachorros. Evite cítricos e uvas, que são tóxicas para esses animais. Cachorro pode comer arroz integral, um carboidrato fonte de fibras.

Alimentação natural para pets: como cozinhar e servir

Todos os alimentos que forem servidos aos cachorros precisam ser cozidos em água sem adição de nenhum tempero, inclusive o sal. Quanto mais cozidos estiverem os vegetais e carboidratos, mais facilmente serão digeridos. Carnes e vísceras precisam ser cozidas por segurança, para eliminar bactérias como a Salmonella, que podem ser prejudiciais à saúde do cão e até do seu tutor. Mas não deixe que as proteínas fiquem moles demais! Ao rasgar a carne, seu cachorro estará limpando os dentes e curtindo muito a refeição! Cozinhe os alimentos separadamente e misture cerca de 30% de vegetais e 70% de carne. Outra boa dica é porcionar as refeições e congelar para ter mais praticidade no dia a dia.

Alimentação natural: cães devem ser acompanhados por especialistas em nutrição animal

Antes de substituir a ração para cachorro pela alimentação natural para cachorros, não deixe de levar seu peludo ao veterinário para se certificar de que a saúde do dog está em dia e para que o profissional elabore uma dieta personalizada às necessidades nutricionais do seu amigo de quatro patas. O plano alimentar vai levar em consideração a raça, a idade, o porte e qualquer particularidade que o cachorro apresentar. 

Redação: Mariana Fernandes

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cachorro

5 coisas erradas que todo tutor faz e pode causar uma das doenças mais perigosas para os cachorros

A diabetes em cachorro é uma doença extremamente séria e perigosa para o pet. Além de afetar a qualidade de vida canina, pode ser fa...

Cachorro

O misterioso cachorro que não late, mas emite uma mistura de 'gargalhada' e 'falsete' para se comunicar

Os latidos são a principal forma de comunicação entre os cães. Por isso, é muito difícil encontrar por aí algum cachorro que não lat...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas