Assim como acontece com os humanos, o vômito de cachorro nunca é um fim nele mesmo, ou seja: sempre mostra que tem alguma coisa acontecendo no organismo do animal. Cada tipo e cor de vômito costuma apontar para uma razão diferente e, assim como o de espuma branca, o amarelo costuma ser bem comum. Para te ajudar a descobrir o que fazer com o cachorro vomitando amarelo, nós conversamos com a veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti. Dá uma olhada aqui embaixo!
Patas da Casa: O que pode significar o cachorro vomitando amarelo?
Caroline Mouco Moretti: Embora possa ser uma experiência preocupante, o fato de encontrar o seu cãozinho vomitando ou então vomitando amarelo não é suficiente para determinarmos se o problema é grave ou não. Essa coloração no vômito representa, na maioria das vezes, a eliminação da bile, que pode estar acontecendo por diversos motivos.
PC: O vômito amarelo de cachorro pode vir acompanhado de outros sintomas que precisam chamar a atenção dos tutores?
CMM: O vômito por si só já representa um sinal de alerta, independente de sua coloração. Existe um agravante no cachorro estar expelindo a bile, já que esta substância é produzida pelo fígado para ajudar na digestão. Sempre é necessário investigar com o veterinário a causa desses vômitos, que podem ser desde um jejum prolongado até doenças mais sérias que impossibilitam a digestão adequada ou que tiram o apetite do pet.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
PC: “Meu cachorro está vomitando amarelo e se recusa a comer”, o que fazer neste caso?
CMM: Na realidade, uma das causas mais comuns do vômito amarelo de cachorro é justamente o excesso de tempo que o animal passa sem se alimentar ou, então, a ingestão de alimentos que ele não está habituado a comer, por exemplo. Caso esse vômito persista ou venha com demais sintomas como a anorexia (quando o cachorro não quer comer), deve-se procurar o médico veterinário de sua confiança para administração de medicamento que podem ser, até mesmo, intravenosos, e para a investigação do motivo desses vômitos.
PC: Como as causas do vômito amarelo de cachorro são tratadas?
CMM: Caso esse vômito aconteça eventualmente, se atente em dar a ração indicada pelo veterinário na quantidade certa e não permita que o animal faça a ingestão de alimentos humanos, objetos, terra e areia. Se os vômitos se tornarem frequentes, busque imediatamente o médico veterinário para o tratamento dos problemas gástricos o mais cedo possível.
Lembre-se sempre! Vômito não é comum e não pode se tornar algo corriqueiro, seja em cães ou em gatos. Se o pet está vomitando, não importa a coloração: você deve avisar ao médico veterinário para que ele julgue se é necessário um check-up ou uma investigação mais avançada pela ultrassonografia ou até mesmo uma endoscopia diagnóstica.
PC: Existe alguma forma de evitar os casos do cachorro vomitando amarelo?
CMM: Se a razão desses vômitos amarelados for uma má alimentação ou o manejo inadequado dela (o prolongamento de jejum ou alimentação caseira rica em gordura, por exemplo), basta se informar com o médico veterinário sobre a melhor dieta que se alie com a rotina dos moradores da casa. Agora, se a alimentação oferecida é de qualidade e o manejo é feito corretamente, esses vômitos podem ser sintomas de alguma patologia a ser investigada. Lembrando que vômito não é diagnóstico e sim sintoma!
Redação: Ariel Cristina Borges
