Dormir é com certeza uma das melhores horas do dia, né? Além de ser maravilhoso poder descansar e repor a energia, durante o sono o corpo realiza uma série de processos que são fundamentais para manter a saúde do organismo, como o fortalecimento do sistema imunológico, restauração física e mental. Também é durante o adormecimento que os sonhos são criados e conseguimos viajar para diferentes realidades e lugares sem nem sair do lugar. 

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

No universo animal esse fenômeno também acontece, mas será que o cachorro tem pesadelo? Como diferenciar um cachorro sonhando de um que está tendo um pesadelo? Para tirar essas dúvidas, o Patas da Casa trouxe dicas valiosas sobre o funcionamento do sono  do cão e o que fazer quando ele estiver tendo espasmos. 

Cachorro sonhando: saiba como funciona o sono dos cães

Uma boa noite de sono é importantíssimo para manter o bem-estar dos cães e deixá-los mais dispostos e felizes. Em média, dependendo da fase de vida do animal, os cachorros precisam de 12 a 14 horas de descanso diárias. Mas afinal, como funciona o sono dos cães? Assim como o dos humanos, o sono canino é um fenômeno complexo que pode ser dividido em duas fases principais: movimento não rápido dos olhos (NREM) e o movimento rápido dos olhos (REM). 

  • Sono NREM: dividido em 4 etapas, o sono NREM também é chamado de sono reparador. Nessa fase, o corpo do cachorro começa a relaxar, a respiração fica regular, os batimentos cardíacos reduzem e o animal começa a entrar no estágio profundo do sono. Vale dizer que, diferente dos humanos, o NREM não dura muito tempo e o cachorro pode começar a sonhar na última etapa.
  • Sono REM: fase que dura mais tempo, esse é o momento que o animal atinge o sono profundo, quando há grande atividade cerebral que ocasiona os sonhos ou pesadelos. Nesse estágio, o cachorro sonha e pode apresentar reações corporais leves, como os espasmos musculares.

Os humanos também passam por essas duas fases do sono, mas o ciclo se repete entre 4 a 5 vezes por dia, enquanto o cachorro pode passar por até 15 ciclos de sono diariamente. Por esse motivo, é fácil notar um cachorro sonhando, já que eles normalmente apresentam algumas pequenas movimentações durante esse período. 

Cachorro tremendo dormindo: o que significa?

Provavelmente você já se deparou com um cachorro tremendo dormindo e se perguntou “será que ele está tendo um pesadelo?”. Bem, é difícil saber exatamente o que se passa na cabeça dos peludos durante as longas horas de sono, mas já ficou comprovado cientificamente que o cachorro sonha sim, e que seus traumas e medos podem até se tornar pesadelos no subconsciente. 

Vale dizer que nem sempre o cachorro tremendo quando dorme é sinal de sonhos ruins. Então o que pode causar espasmos no cachorro? Vários fatores! Por exemplo, mesmo passando mais horas dormindo, os filhotes sonham menos que um cachorro adulto, entretanto, é normal filhote de cachorro tremer enquanto dorme, e isso não significa necessariamente um sonho ruim.

Jack Russel dormindo na caminha

É normal o cachorro ter espasmos enquanto dorme?

Já se perguntou o que significa quando o cachorro tem espasmos enquanto dorme? A tremedeira é uma reação que pode ter diferentes motivos, mas os espasmos durante o sono normalmente estão associados a pesadelos e também aos estímulos externos. Quando o animal está em um ambiente muito aberto e com muita corrente de ar, pode acontecer de o cachorro estar com frio, e tremer é uma forma de regular a temperatura corporal do cão. Além disso, a reação também pode estar relacionada com a depressão e ansiedade em cães, de forma que os tremores são um reflexo do estado emocional do animal. O cachorro tremendo dormindo também pode ser sinal de algum problema de saúde. 

Como tratar espasmos musculares em cães?

Se você reparou que o seu cachorro está sofrendo com espasmos recorrentes, talvez seja hora de levá-lo a uma consulta veterinária para que ele seja examinado por um médico veterinário e receba um diagnóstico confiável que indique como tratar espasmos musculares em cães. 

O tratamento vai depender da origem do problema, mas se a causa for um cachorro estressado ou ansioso, algumas atividades podem ser indicadas para ajudar a reduzir o estresse, como passear com o cachorro e oferecer brinquedos interativos. Se o problema for um pouco mais grave do que isso, como alguma doença neurológica ou muscular, o tratamento pode envolver medicamentos específicos.

Cachorro tremendo quando dorme: como identificar quando é um pesadelo?

Os pesadelos são manifestações de alguns sentimentos negativos que ficam “presos” no inconsciente das pessoas e também dos animais. Por isso, cães que passaram por algum trauma durante a vida apresentam mais chances de terem um sonho ruim com mais frequência, mas essa é uma condição que pode afetar qualquer um, até os cães que têm uma vida feliz e saudável.

Dentre os principais sinais que indicam que o animal está tendo um pesadelo, temos:

  • Tremedeira
  • Sons altos
  • Choro
  • Respiração ofegante
  • Cachorro rosnando e até gritando

Como acordar o cachorro de um pesadelo?

Agora que você já sabe que cachorro tremendo dormindo pode ter relação com uma série de fatores, é hora de descobrir como acordar o cachorro de um pesadelo. Afinal, será que pode acordar o cachorro quando ele está sonhando e tendo um pesadelo? É seguro? Da mesma forma que os humanos não gostam de ser acordados no susto, se você quiser evitar um ataque de cachorro, é importante não assustar o animal em hipótese nenhuma. Ou seja, se o cão está muito agitado tendo um pesadelo e você deseja acordá-lo, evite tocar no animal e acordá-lo bruscamente. Prefira chamar ele pelo nome, de maneira gentil e tranquila, até que ele desperte. Após ele acordar, acalme o animal com carinhos.