Notar o cachorro tremendo quando dorme é normal, desde que o cão não apresente sintomas diferentes do habitual. Na maioria das vezes, o cachorro dormindo e tremendo só está sonhando — ou tendo um pesadelo — e não requer nenhuma intervenção. Porém, para se certificar de que é apenas isso, é importante se atentar a qualquer mudança no comportamento do dog. 

Seu cachorro dorme demais? Descubra com esse teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Abaixo, o Patas da Casa reúne alguns motivos capazes de fazer o cachorro tremer enquanto dorme. Continue lendo para entender melhor!

Cachorro tremendo enquanto dorme pode estar sonhando

Assim como os humanos, os cachorros sonham quando atingem estágios de sono mais profundos. Por isso, é comum flagrar o cachorro se tremendo dormindo. Alguns trejeitos são característicos destes momentos, como quando o cachorro aparenta estar correndo, mordendo ou lambendo alguma coisa. 

Ele também pode choramingar ou rosnar, o que geralmente é um indício de que o pet está tendo um pesadelo. Neste caso, o melhor a se fazer é chamar o nome do cão de uma distância segura. Assim, você consegue acordar o cachorro tremendo dormindo sem se expor a possíveis sustos e mordidas acidentais.

Cachorro Jack Russell Terrier filhote deitado de lado em um tapete branco

Cachorro tremendo quando dorme também pode estar com frio

Outra justificativa para o cachorro tremer enquanto dorme é o frio. Nestes casos, além de tremer, o cão tende a dormir encolhido em algum canto da casa. Para resolver o problema, dê ao pet uma caminha para cachorro confortável, um cobertor quentinho ou até mesmo um suéter. Isso costuma ser o suficiente para espantar o frio e os tremores. 

Cachorro tremendo dormindo: quando se preocupar?

Flagrar o cachorro tremendo enquanto dorme é normal na maioria das vezes. No entanto, o comportamento também pode indicar problemas de saúde. Convulsões e ataques epilépticos estão entre as principais causas de tremores em cachorros e podem ocorrer com o cão acordado ou dormindo. Geralmente, nestas circunstâncias, o animal treme mais intensamente do que quando está apenas sonhando e ainda apresenta outros sintomas, como rigidez no corpo, salivação excessiva, incontinência urinária e fecal. 

O cachorro tremer enquanto dorme também pode ser sinal de envenenamento (principalmente, quando vem acompanhado de vômitos e diarreia), hipoglicemia, dores (mais comum em cães idosos) e outras condições de saúde, como a Síndrome do Tremor Idiopático. 

Também conhecida como Síndrome do Tremor do Cão Branco, a doença neurológica foi inicialmente descrita em cachorros brancos — como o Poodle, o Maltês e o West Highland White —, mas acomete cães de qualquer raça, idade e sexo. 

Ao desconfiar de que algo está errado com o cachorro se tremendo dormindo, busque a avaliação de um veterinário imediatamente.