Conviver com um cachorro paraplégico ou com mobilidade reduzida é uma situação que requer atenção e cuidados específicos com a rotina do pet. Para começar, é fundamental marcar uma consulta com um veterinário para entender as causas e avaliar a possibilidade de o animal recuperar os movimentos das patas. Caso seja confirmado que ele não vai voltar a andar, alguns acessórios - como o carrinho para cachorro paraplégico - podem facilitar a vida do pet. Saiba quais são os principais cuidados com um pet nessa situação!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Paralisia em cachorro: o que pode causar?

Você já parou para pensar quais doenças podem deixar o cachorro paraplégico? Segundo o veterinário ortopedista veterinário Luiz Malfatti, os quadros que podem ocasionar na paralisia em cachorro são:

  • Mielopatia degenerativa
  • Cinomose
  • Raiva
  • Meningite
  • Lesões da coluna vertebral (hérnias ou traumas)

Além do mais, a paralisia repentina em cachorro é uma outra possibilidade. Nesses casos, o médico veterinário esclarece que o botulismo e a polirradiculoneurite são quadros que costumam deixar o animal paraplégico momentaneamente. Veja a explicação para cada uma das enfermidades:

Botulismo:intoxicação alimentar em cachorro causada por uma bactéria chamada Clostidrium Botulinum. A toxina ingerida, normalmente por alimentos crus, no lixo ou até estragados, é absorvida pelo estômago e intestino do animal e distribuída na corrente sanguínea”.

Polirradiculoneurite: “paralisia progressiva causada por uma inflamação aguda dos nervos”.

Meu cachorro parou de andar de repente. Ele pode recuperar os movimentos?

Essa é outra dúvida comum quando o tutor repara que o cachorro parou de andar de uma hora para outra. Sobre o retorno da mobilidade, o médico veterinário destaca: “Tudo vai depender da afecção do cãozinho. Lesões de coluna muitas vezes podem ser tratadas tanto conservativamente quanto cirurgicamente e apresentar melhoras. Já outras lesões mais graves ou com demora no diagnóstico e tratamento podem não ter volta”.

Para saber se o cachorro paraplégico pode voltar a andar, é essencial consultar um médico veterinário de confiança e que entenda sobre o assunto. Existem chances de o doguinho recuperar os movimentos, desde que o quadro seja diagnosticado e tratado adequadamente. “Nos casos de hérnia de disco em cães, podem ser realizadas cirurgias para descompressão do disco herniado. Alguns casos menos graves também podem ser tratados com fisioterapia e acupuntura veterinária”.

 

M  eu cachorro parou de andar com as patas traseiras: algumas doenças podem ter relação com o quadro

M eu cachorro parou de andar com as patas traseiras: algumas doenças podem ter relação com o quadro

 

 

4 cuidados mais importantes com um cachorro paraplégico

 

1) Cadeira de rodas para cachorro pode melhorar a qualidade de vida do pet. Com ela, seu doguinho terá mais autonomia para se movimentar sem depender de você. Ainda assim, é importante lembrar que o animal não deve passar o dia com a cadeira - o recomendado é ficar, no máximo, duas horas com o acessório e sempre supervisionar.

2) A cadeirinha para cachorro paraplégico nem sempre é recomendada. Se o caso do seu cão não for muito grave e houver chances de ele voltar a andar, a cadeira de roda para cachorro não é indicada porque pode dificultar o retorno da locomoção.

3) Higiene do cachorro precisa de atenção especial. Os cães paralíticos normalmente têm maior dificuldade para fazer suas necessidades e precisam de uma mãozinha dos tutores. Por isso, você deve redobrar a atenção com o seu amigo nessas horas para ajudá-lo.

4) Adaptar a casa é um cuidado importante. Se você tem um cachorro paraplégico e mora em um lugar com mais de um andar, ou com áreas “restritas”, não deixe de instalar um portão para cachorro nesses lugares. Assim você evita que acidentes aconteçam.

Redação: Juliana Melo