close
Raças

Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem "exótica"

Atualizado · 22 de junho de 2022 · 18h35

Publicado · 22/06/2022 · 18h35

O cachorro merle tem uma pelagem com aspecto marmorizado e manchado
O cachorro merle tem uma pelagem com aspecto marmorizado e manchado

O cachorro merle, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não se resume a uma raça específica. Na verdade, esse é um padrão de pelagem que pode atingir vários cães, e que é caracterizado pela presença de manchinhas espalhadas por todo o corpo. Essa aparência mais “exótica” traz um toque especial para o visual dos doguinhos, mas ao mesmo tempo desperta muita curiosidade. Afinal, essa cor não é tão comum quanto outras, e por isso acaba deixando alguns tutores preocupados com a saúde do animal.

Então o que será que origina a cor merle? O Border Collie merle é o único cachorro que pode ter essa característica especial, ou existem outras raças que também têm esse padrão de pelagem reconhecido oficialmente? Que cuidados são necessários com um cachorro merle? O Patas da Casa responde tudo isso a seguir!

O que é um cachorro merle?

O cachorro merle - que às vezes também é chamado por aí de cachorro “merlin” - é definido como o animal que tem o corpo cheio de manchas com pigmento diluído. É como se fosse um padrão de pelagem de cachorro, mas que não necessariamente representa uma cor, já que a pelagem merle pode ter diferentes colorações e combinações. Tudo isso ocorre graças à genética do animal, que possui um gene capaz de provocar alterações na cor do pet e que causa o embranquecimento dos pelos, deixando algumas regiões com um aspecto manchado e marmorizado. 

Vale destacar que, além da extensão dos pelos, outras partes do corpo do cachorro merle que também sofrem mudanças na sua coloração são o focinho, boca, ao redor dos olhos e patas.

Quais são os tipos de pelagem merle?

A pelagem merle tem um toque super diferenciado, mas não é considerada exatamente “única”. Existem alguns padrões de cores que podem ocorrer dentro do gene e, portanto, nem todo cachorro merle vai apresentar necessariamente os pelos da mesma cor ou mesma tonalidade. Essas cores podem se distinguir entre cores sólidas ou bicolores, e vão depender da cor que o animal seria originalmente se não tivesse o gene merle.

Os dois tipos mais comuns de serem vistos por aí são o merle vermelho e o merle azul (que tem uma nuance puxada para o cinza, em alguns casos). Um cachorro com pelos pretos e azuis, por exemplo, se torna um merle azul; enquanto cães com pelos de cor marrom, chocolate ou fulvo se tornam merles vermelhos. Tudo vai depender, principalmente, da base de pelos de cada raça.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O merle pode se manifestar em diferentes tonalidades, como azul e vermelho
    O merle pode se manifestar em diferentes tonalidades, como azul e vermelho

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como a pelagem merle é formada?

    A cor de cachorro é determinada pela genética, e com a pelagem merle isso não é diferente. O gene merle provoca a diluição irregular sobre a cor da pelagem original, modificando a “base” dos pelos do cachorro e deixando-a mais esbranquiçada, o que acaba resultando em uma aparência manchada. Mas o que será que causa essa “cor merle”?

    Para entrar nessa parte do universo da anatomia de cachorro, é importante lembrar alguns conceitos de biologia (mais especificamente de genética, que é a principal responsável por definir a cor dos animais). Merle é o nome dado a um gene heterozigoto dominante incompleto. Cães que apresentam esse gene geralmente têm o genótipo (Mm), ou seja, possuem um alelo para o merle e outro para o não-merle. Enquanto isso, os cachorros com um padrão de pelagem “normal” são definidos como (mm), isto é, possuem dois alelos não-merle.

    Por ser uma característica dominante, o animal só precisa de uma cópia do gene vinda de qualquer um dos pais para que a cor se manifeste. Por esse motivo, o merle é representado com uma letra maiúscula (M), uma vez que esse padrão muitas vezes se sobressai aos demais. Já o gene não-merle é recessivo, e por isso designado com uma letra minúscula para representá-lo (m).

    O que poucos sabem é que nem todos os cães que nascem com o gene merle vão, necessariamente, apresentar a pele manchada. Esse fenômeno é conhecido como o “merle fantasma”. Isso acontece porque existem genes chamados epistáticos que são capazes de inibir o merle. O cachorro, nesse caso, pode apresentar uma pelagem normal, mas não deixará de ser portador do gene merle e poderá ter filhotes com a pelagem merle.

    Caso você desconfie que seu cãozinho tem esse gene no DNA, é importante fazer um teste de laboratório para confirmar a suspeita. Um grande erro que muitos tutores cometem é cruzar um cachorro merle com outro que também possui o gene merle nos seus dados genéticos, mesmo que ele não seja aparente.

    O cachorro merle heterozigoto (Mm) - ou seja, que possui dois genes diferentes, o (M) e o (m) - não necessariamente será portador de doenças e outros problemas de saúde. Existe um grande mito em relação a isso, já que muitas pessoas associam a pelagem merle com defeitos genéticos. No entanto, não se pode dizer o mesmo sobre o cachorro duplo merle.

    Como é o cachorro duplo merle?

    O cachorro duplo merle é aquele que possui dois genes merle e, portanto, tem o genótipo (MM), deixando de ser heterozigoto e se tornando homozigoto. Esses cães são derivados do cruzamento entre dois cães que tem o merle na sua genética - seja de forma explícita ou de forma oculta, como é o caso do merle “fantasma” - e aqui entra uma questão de matemática. Como são dois animais (Mm), a gestação de cachorro acontece normalmente, mas a fêmea dará luz a uma ninhada de cães com os seguintes padrões genéticos:

    ¼ de filhotes com genótipo (mm) - ou seja, que não vão carregar o gene merle;
    ½ de filhotes com genótipo (Mm) - ou seja, que vão carregar o gene merle como heterozigoto dominante;
    ¼ de filhotes com genótipo (MM) - ou seja, que vão carregar o gene duplo merle;

    Apesar de não parecer uma grande questão, o cachorro duplo merle deve ser evitado ao máximo possível, pois as alterações genéticas presentes no DNA dele o torna suscetível a várias patologias.

    Além da pelagem merle, o cachorro com esse gene pode apresentar olhos azuis
    Além da pelagem merle, o cachorro com esse gene pode apresentar olhos azuis

    Entenda os riscos de cruzar dois cães com o padrão merle

    Uma dúvida que muitas pessoas têm é se o cachorro merle é mais propenso a desenvolver problemas de saúde. Bom, a verdade é que os cães que são heterozigotos (Mm) não tem predisposição genética para nenhuma doença específica, mas o cachorro duplo merle sim. O animal que carrega o gene duplo da pelagem merle pode nascer com alguns problemas. São altas as chances de ser um cachorro cego, surdo, com microftalmia (quando os olhos são menores do que o normal por causa de falhas no processo embrionário), estéril, com epilepsia e outras complicações.

    Isso tudo acontece porque o cruzamento entre dois cães com o gene merle gera um desequilíbrio genético que deixa o cão mais propenso à malformações e outras enfermidades. Esse tipo de cruzamento, inclusive, é proibido por órgãos de cinofilia e deve ser evitado ao máximo, pois afeta significativamente a qualidade de vida dos filhotes que nascem (MM) e correm o sério risco de desenvolverem problemas sérios de saúde.

    Vale lembrar mais uma vez que o gene merle quando está oculto normalmente não faz mal ao animal, mas é algo que deve ser investigado. Do ponto de vista genético, deixar essa condição “livre” pode acabar provocando o cruzamento entre dois cachorros merle de forma não intencional.

    Quais são as raças de cachorro que aceitam a pelagem merle?

    Vários doguinhos podem ser acometidos pela pelagem merle, mas é importante verificar se o padrão é aceito e reconhecido oficialmente por clubes e órgãos de cinofilia. No Brasil, todas as informações sobre o padrão de cada raça podem ser consultadas pelo site da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC ).

    As raças de cachorro que aceitam esse tipo de pelo são:

    4 curiosidades sobre o cachorro merle

    Agora que já deu para entender tudo sobre esse tipo de cãozinho, chegou a hora de se aventurar mais um pouco. Veja algumas curiosidades sobre o cachorro merle!

    1) O cachorro merle não pode participar de competições caninas. Apesar de serem reconhecidos oficialmente por vários órgãos, os concursos de beleza e exposições não aceitam a inscrição de cães com a pelagem merle.

    2) O merle pode ser identificado por testes de DNA. Como nem sempre essa característica é visível, o tutor pode optar por fazer um teste de laboratório para saber se o cãozinho apresenta o gene oculto.

    3) Além de modificar a pelagem, o gene merle também pode alterar o olho de cachorro. Ele pode deixá-lo com olhos azuis. Em alguns casos, pode ocorrer heterocromia, que é quando cada olho tem uma cor diferente.

    4) O padrão de cor merle não é o único que produz um efeito exótico. Outros exemplos de pelagem que fogem do “comum” são o arlequim, mosqueado e o ruão (ou salpicado).

    Redação: Juliana Melo

    Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

    Próxima matéria

    Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Ver Todas >

    Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza
    Adote um animal

    Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza

    O gato de Pelo Curto Inglês - também chamado de gato British Shorthair - é uma raça de gato cinza encantadora (mas que pode ser encontrada em outras cores)! Além da aparência exuberante e felpuda, o bichano tem várias qualidades que fazem dele um bichinho de estimação único. Não é à toa que, apesar da origem inglesa, o gato de Pelo Curto Inglês conquistou a simpatia de muitos gateiros ao redor do mundo.

    Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco
    Adote um animal

    Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

    O gato preto e branco - também conhecido como gato frajola, graças ao personagem de desenho animado de mesmo nome - é muito querido entre os gateiros. Não faltam motivos para isso: além da aparência mesclada, os bichanos com o padrão de pelagem preto e branco geralmente são cheios de personalidade e carisma! Grandes parceiros dos humanos, todo mundo que conhece um gato frajola acaba ficando com vontade de ter um igual.

    Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo
    Adote um animal

    Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo

    O Ashera é um gato híbrido que não é tão conhecido quanto outras raças, mas que leva a fama de gato mais caro do mundo. Isso se deve à sua origem, já que, diferentemente dos bichanos que nós conhecemos, o gato Ashera foi criado em laboratório e é uma mistura de várias raças de felinos domésticos e selvagens. A ideia era reproduzir um animal com aparência exótica e, ao mesmo tempo, dono de uma personalidade dócil, carinhosa e sociável. 

    100 dicas de nomes para gatos brancos
    Adote um animal

    100 dicas de nomes para gatos brancos

    A hora de escolher um bom nome para gatos (branco ou de qualquer outra cor) é sempre muito delicada. Afinal, essa é uma denominação que vai acompanhar o seu amigo de quatro patas pelo resto da vida! Portanto, a decisão deve ser pensada com muita cautela para depois não haver nenhum arrependimento (as trocas constantes podem acabar confundindo a cabeça do bichano e por isso devem ser evitadas).

    Ver Todas >