Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relação à saúde, mas ele continua sendo o parceiro de vida que você sempre teve. Inclusive, apesar de ser menos disposto, ele ainda vai gostar de brincar e se divertir ao seu lado.
As brincadeiras e brinquedos para cachorro idoso são uma forma de estimular o seu pet fisicamente e mentalmente. Isso é ótimo para deixá-lo um pouco mais ativo, sem cair no sedentarismo. Veja abaixo algumas dicas do que fazer com seu doguinho na terceira idade canina!
Com quantos anos o cachorro fica idoso?
Definir com quantos anos o cachorro fica idoso depende de alguns fatores, como a raça e o porte do animal. No geral, um cão normalmente é considerado idoso a partir de 7 anos. Porém, é importante ter em mente que cachorros grandes e gigantes envelhecem mais rapidamente do que os cachorros pequenos.
Enquanto os cães de maior porte costumam ser considerados idosos a partir de 5 ou 6 anos de idade; os cães menores atingem a velhice a partir dos 8 ou 9 anos de idade. Alguns sinais de que seu pet está envelhecendo são pelos esbranquiçados, dentes frágeis, dificuldade de se movimentar, dificuldade visual e/ou auditiva, aumento do sono.
Mas não se deixe enganar: apesar da terceira idade chegar sorrateiramente, você ainda pode — e deve — incentivar o seu cãozinho a se movimentar e brincar. Isso fará muito bem a ele!
As 6 melhores brincadeiras para cachorro idoso
Por ser uma fase mais delicada, é importante saber quais brincadeiras e atividades podem continuar fazendo parte da rotina de um cachorro idoso. Exercícios de alto impacto como corridas, cabo de guerra e circuito com obstáculos, por exemplo, devem ser evitados para não forçar muito a musculatura do pet.
Por outro lado, pequenas caminhadas e até natação são alguns esportes indicados. Veja abaixo quais são as melhores brincadeiras e brinquedo para cachorro mais velho!
1) Natação é uma ótima atividade para cachorro idoso
Nem todo cachorro sabe nadar, e algumas raças, inclusive, têm grande dificuldade com isso, como os cães braquicefálicos e salsichinhas. No entanto, existem algumas raças de cachorro que amam esse esporte aquático e que podem se beneficiar bastante disso na terceira idade, como o Golden Retriever, Labrador e Poodle.
A natação é um dos melhores esportes para o cachorro idoso porque é um exercício de baixo impacto, mas que não deixa de trabalhar a musculatura. Os únicos cuidados são sempre supervisionar o cãozinho, evitar águas muito frias e não deixar o pet se esforçar demais.
2) Cachorro idoso deve continuar passeando de maneira moderada
Passear com cachorro e realizar pequenas caminhadas pelo bairro são atitudes que não apenas podem, como devem ser incorporadas na rotina do seu pet idoso. Esse tipo de exercício é excelente para manter seu aumigo em forma, além de estimular os músculos e articulações dele.
Só é importante ter em mente que, como você tem um cachorro idoso, os passeios não vão ter o mesmo ritmo de quando ele era mais novo. Os passeios precisam ser mais curtos, com pausas para ele descansar, e sempre devem ser feitos nos horários mais amenos, como no início da manhã ou no final da tarde.
3) Bolinha recheada é um brinquedo para cachorro que faz sucesso na terceira idade
Um dos brinquedos para cachorro que mais fazem sucesso, sem dúvidas, é a bolinha. Mas você sabia que além do modelo tradicional, a bolinha recheada com ração ou petiscos também é super queridinha no universo canino? Os cães adoram, e é uma ótima maneira de estimular as habilidades cognitivas desses animais.
Esse tipo de brinquedo interativo para cachorro idoso funciona da seguinte forma: ele tem um compartimento no interior onde você armazena os grãos de ração ou petiscos escolhidos. Assim, o cãozinho precisa brincar e trabalhar a mente para descobrir como liberar essas recompensas.
4) Caça ao tesouro é uma das melhores brincadeiras para cachorro idoso
Não importa se é um cão jovem ou um cachorro idoso: todo doguinho ama ser estimulado por meio do olfato. Se tiver uma recompensa no final, então, melhor ainda! Por isso, uma brincadeira super indicada para pôr em prática com seu pet é a caça ao tesouro. Você pode esconder alguns petiscos pela casa e dar início a essa jornada com seu cãopanheiro.
5) O alongamento deixa o cachorro idoso mais disposto
Sabia que um dos exercícios mais interessantes para o cachorro idoso é o alongamento? Isso ajuda não apenas a manter a flexibilidade do pet, como também previne lesões. O primeiro passo é consultar um médico veterinário de confiança para entender quais são os tipos de alongamento recomendados para o seu aumigo; e o segundo passo é apostar em um tapetinho antiderrapante! Afinal, você não quer que ele escorregue durante os exercícios, né?!
6) Tapete interativo é um dos melhores aliados do cachorro idoso
Um brinquedo interativo para cachorro super interessante é o tapete interativo. Ele não requer muito esforço físico, e, na verdade, é feito para instigar as habilidades sensoriais do animal. Por isso, os cães idosos podem se beneficiar bastante desse tipo de brincadeira.
Mas como este brinquedo funciona? O tapete interativo é repleto de compartimentos e divisões onde recompensas ficam escondidas (ou seja, petiscos para cachorro e ração!). Para encontrar o que os doguinhos desejam, eles precisam usar diferentes sentidos, como olfato e tato. É uma boa maneira de estimular a cognição dos peludos, especialmente na terceira idade!