Os brinquedos para cachorro são fundamentais na rotina de todo pet. Apesar de serem feitos basicamente para os cães se divertirem, eles proporcionam muito mais do que isso: além de deixar os cães super felizes, os brinquedos para cachorro oferecem uma série de benefícios para o animal, como gastar energia, fortalecer os vínculos entre tutor e pet e até evitar comportamentos destrutivos. Ou seja, existem vários motivos para você brincar com o cachorro todos os dias, nem que seja um pouquinho.
Para entender quais motivos são esses e te estimular a cair dentro da brincadeira com o pet, o Patas da Casa conversou com a veterinária comportamentalista Renata Bloomfield, que nos contou quais são os 5 benefícios das brincadeiras para cachorro. Vem conferir!
1) A interação durante as brincadeiras para cachorro fortalecem os laços afetivos
Está enganado quem pensa que os brinquedos só servem para deixar o cachorro feliz. Na verdade, um brinquedo para cachorro proporciona muito mais que só diversão. Para Renata Bloomfield, especialista em comportamento canino, essa é uma maneira excelente de melhorar a relação entre cachorro e tutor, porque essa interação entre eles é muito positiva. “ Temos que ter o cachorro para curtir, para brincar e para fazer companhia. Nesse sentido, os brinquedos para cachorro acabam deixando a pessoa mais próxima do animal, e o cachorro acaba pegando confiança com quem está brincando”, ressalta.
Isso acontece porque durante as brincadeiras para cachorro, o animal sente que é querido e amado pelo tutor. E se a brincadeira for feita de forma adequada e respeitosa, o animal ganha confiança a ponto de ‘confiar’ o brinquedo favorito dele nas mãos do humano. Isso acaba gerando uma conexão emocional entre cachorro e tutor, pois o animal acaba associando momentos felizes e divertidos quando está ao lado dele.
2) Os brinquedos para cachorro deixam os pets mais relaxados
Você sabia que os brinquedos para cachorro podem deixar os pets mais tranquilos e relaxados? Esse é um excelente motivo para investir nas brincadeiras para cachorro todos os dias, justamente para evitar ansiedade e estresse. Um cachorro brincando gasta a energia acumulada, fica menos entediado e mais tranquilo. Os brinquedos interativos para cachorro são ótimos para proporcionar isso.
De acordo com Renata, as brincadeiras lúdicas cansam o animal, tanto fisicamente quanto mentalmente: “São aquelas em que a gente ensina alguma coisa, proporciona um desgaste físico, mas também um cansaço mental. Por exemplo, quando você joga a bolinha para cachorro, essa é uma brincadeira que você ensina o’ fica’, você ensina o ‘senta’, você ensina ele a lidar com a ansiedade e a controlar os impulsos.” Ou seja, as brincadeiras acabam tornando os pets mais equilibrados e calmos, pois eles aprendem o que esperar durante as interações.
3) Os brinquedos para cachorro evitam comportamentos destrutivos
Outro motivo para investir em brinquedos para cachorro é que esses acessórios podem evitar comportamentos destrutivos do animal. De acordo com Renata, um dos motivos para os cachorro destruírem objetos em casa é porque estão entediados. Então ao oferecer um brinquedo para o pet, ele fica mentalmente estimulado e entretido, o que diminui as chances de pegar algo que não deve. Ou seja, os brinquedos para cachorro também direcionam o comportamento do animal.
No entanto, a especialista lembra que a destruição também pode acontecer por outros motivos. Um cachorro filhote, por exemplo, passa pela troca de dente, um processo que causa coceira e incomodo. Como consequência, eles tendem a morder tudo que veem pela frente para aliviar esse desconforto. É por isso que os mordedores para cachorro filhote são brinquedos super indicados para aliviar esse desconforto no animal e evitar a destruição.
4) As brincadeiras para cachorro deixam o pet menos agressivo
Um outro ponto super positivo das brincadeiras com os cães é que elas diminuem as chances do animal expressar comportamentos agressivos. Segundo Renata, isso acontece devido ao gasto de energia que as brincadeiras proporcionam. “Eles conseguem extravasar a energia deles e, de fato, acabam sendo cães mais tranquilos, menos agressivos.”
Além disso, ela ainda fala que as brincadeiras com os pets ensinam sobre limites e como eles devem se comportar na interação, seja com humanos ou outros animais. Eles acabam aprendendo sobre a postura corporal, o que machuca, o que não machuca, o que pode e o que não pode ser feito.
5) As brincadeiras para cachorro fazem bem para a saúde física do animal
Você já deve ter percebido que os brinquedos para cachorro são cheios de benefícios. Eles deixam os cães mais relaxados, mais felizes no dia a dia e e menos ansiosos. Isso evita que o animal desenvolva problemas como a depressão e a agressividade. Mas quando falamos da saúde física dos cães, será que as brincadeiras também podem ser tão eficazes quanto os exercícios mais intensos, como os passeios?
Renata explica que as brincadeiras não substituem os exercícios físicos, como passear com cachorro, já que não demandam tanto gasto calórico. Para um cachorro obeso, por exemplo, as brincadeiras devem ser combinadas com outras atividades de maior intensidade. No entanto, brincar com cachorro pode proporcionar alguns benefícios para a saúde física do cão, como o fortalecimento da musculatura, melhora na flexibilidade e o desenvolvimento dos ossos e articulações de cachorros filhotes.
E aí? Já brincou com o seu cachorro hoje? Lembre-se dessas dicas quando bater a preguiça de brincar com seu doguinho!