Se você tem dúvidas de que música para acalmar cachorro funciona, saiba que a resposta é sim! Assim como os humanos reagem de acordo com as ondas sonoras da música, o mesmo acontece com os cães que podem ficar relaxados diante delas. Inclusive, eles têm uma audição apurada que é capaz de processar mais sons do que os humanos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Outro detalhe é que os cachorros também desenvolvem gostos e podem ter seu estilo de música favorito. Mas uma coisa é certa: som de fogos ou motos na rua são os barulhos que eles mais odeiam. Os benefícios de uma boa playlist de música para acalmar cachorro podem ser percebidos quase imediatamente. Veja só essas playlists que o Patas da Casa reuniu!

1) Jazz é um ótimo ritmo de música para acalmar cachorro

Já reparou que tem barulhos que chamam a atenção dos cachorros? Por exemplo, ao ouvir o áudio de um cachorro uivando, é bem provável que eles reproduzam o som. Isso tem relação com a ancestralidade deles e está ligado à marcação de território. Ou seja, o poder de interpretação auditiva dos cães é bem forte. Para acalmar um cachorro estressado, é interessante buscar melodias mais leves, como músicas de Jazz. Porém, algumas canções do gênero podem ser bem animadas, então separe aquelas mais tranquilas, como as da playlist abaixo.


2) Música de cachorro filhote ajuda a relaxar os pequenos

Um filhote de cachorro começa a ouvir a partir dos 14 dias de vida. Nessa fase, é importante ter cuidado com o barulho. Qualquer som será bem potente para os peludinhos e pode ser prejudicial para a audição canina. Já no 30º dia, o cachorrinho estará perambulando pela casa e é aí que a bagunça começa. Os pequenos são mega curiosos e brincalhões, cheios de energia. Nessas horas, a música também pode ajudar a acalmá-los. Faça o teste com essa playlist.


O estilo favorito de música de cachorro varia e vai do reggae ao clássico
O estilo favorito de música de cachorro varia e vai do reggae ao clássico

3) Música do cachorro tranquilo: piano é um ótimo calmante sonoro

O piano é agradável aos ouvidos humanos, mas também é ótimo para os cachorros e funciona como um calmante natural. Porém, assim como o Jazz, é interessante reunir trilhas mais tranquilas. O instrumental do piano clássico é a melhor opção. Inclusive, acredita-se que a música favorita dos cachorros é Prelúdio e Fuga em dó maior, de Johann Sebastian Bach. Portanto, se você está atrás de uma playlist agradável para lidar com o cachorro com medo de fogos, aperte o play nessa música para acalmar cachorro e confira essa playlist.


4) Som de chuva em música para cachorro dormir

É inegável que dormir ao som de chuva é bem confortável. O mesmo acontece com os cães. O som da chuva também pode acalmar o doguinho. Entretanto, ele deve ser sem trovões (esse é outro barulho que eles odeiam). Nesse caso, o melhor é optar por músicas que tenham o som de chuva ao fundo. Dessa forma, eles aproveitam os benefícios da música para cachorro e também vão dormir tranquilos.


5) Reggae é o tipo de música para acalmar cachorros de forma divertida!

O Reggae tem um ritmo leve e animado que é super bem recebido pelo ouvido do cachorro. Uma pesquisa feita pela Sociedade Escocesa para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, em parceria com a Universidade de Glasgow, comprovou que o reggae é o melhor tipo de música para acalmar cachorro.

O estudo The effect of different genres of music on the stress levels of kennelled dogs(O efeito de diferentes gêneros musicais nos níveis de estresse de cães de canil) reuniu vários cachorros para ouvirem cinco gêneros diferentes: soft rock, soul music, pop, clássico e reggae. O resultado, de acordo com o professor Neil Evans, foi que houveram mudanças comportamentais nos cães quando era tocado reggae e rock leve. Além disso, esses dois gêneros diminuíram a frequência cardíaca e o estresse dos animais. Quer um bom reggae para acalmar o cachorro? Escolha uma opção dessa playlist abaixo.


Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes