Saber um pouquinho de primeiros socorros veterinários vai ser muito útil se você acha que um cachorro parece engasgado - inclusive, é algo que pode salvar a vida do seu pet nessas horas! Seja porque ele comeu muito rápido ou tentou engolir alguma coisa que não devia, se deparar com um cachorro engasgado em casa é sempre um momento de desespero para qualquer pai de pet. Não saber como resolver essa situação é super comum e, ao mesmo tempo, um hábito perigoso: nunca se sabe quando você vai precisar socorrer o seu amigo em casa.

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para te ajudar a solucionar esse problema caso ele aconteça, a gente conversou com a veterinária Renata Bloomfield: afinal de contas, o que fazer quando o cachorro engasga? Abaixo, veja algumas dicas de manobra para desengasgar seu cãozinho nessas horas!

Como saber se o cachorro está com tosse ou engasgado?

Às vezes a tosse canina pode se confundir com um cachorro engasgado. Mas, em alguns casos, também pode acontecer de o tutor encontrar o cachorro tossindo como se estivesse engasgado. O que fazer nessas? A atitude que o tutor vai tomar depende da situação que o animal se encontra. 

Quando vemos um cachorro engasgado tossindo, é porque ele ingeriu algum alimento ou líquido de forma errada. Na maioria das vezes, o pet é capaz de se recuperar logo em seguida após a eliminação do que causou o engasgo. Se for o caso, não é necessário tomar nenhuma providência. Já se você reparar que “meu cachorro faz um barulho estranho como se estivesse engasgado” por um período muito longo e tem sintomas associados, é bom ligar o alerta e procurar saber como desengasgar um cão!

Quais são os riscos de um cão engasgado?

Se você observou seu cachorro fazendo barulho como se estivesse engasgado, é bom ter muita atenção! Os engasgos são muito perigosos porque bloqueiam a passagem de ar e podem causar asfixia, além de desmaios. Outro risco é quando o objeto preso perfura a garganta e provoca um sangramento na região. Por isso, para evitar maiores problemas com um cachorro engasgado, o que fazer de imediato é tentar desengasgar o animal e, em casos mais complexos, procurar um serviço de emergência veterinária.

Como desengasgar um cachorro: a manobra de Heimlich também é usada nos animais

Na hora do sufoco, é difícil pensar no que fazer com cachorro engasgado. Mas se você já ajudou um amigo engasgado ou já foi a pessoa que precisou de um help nesse caso, sabe o que é a manobra de Heimlich: para ajudar alguém a expelir o que está preso na garganta, você “abraça” a pessoa por trás e aplica pressão no abdômen dela. O princípio é o mesmo com os cães: “Quando queremos ajudar um cachorro engasgado, a manobra de Heimlich funciona muito bem. A gente só precisa tomar cuidado com a intensidade da pressão que vai ser feita no abdômen do animal porque, dependendo da raça, eles são menores do que a gente”, explicou Renata.

Na hora de fazer a manobra, também é bom tomar cuidado com as costelas do pet. O ideal é posicionar os braços abaixo dos ossos (o cão deve estar em pé, com o dorso encostado no seu peito). Por não saber o que está deixando o cachorro engasgado, o ideal é que você evite dar alguma coisa para ele comer ou beber nesse momento, ok?

O que fazer quando o cachorro engasga: passo a passo da manobra de Heimlich

Passo 1: Para ajudar o cachorro engasgado, você deve segurá-lo com as costas apoiadas no seu peito;

Passo 2: Você deve “abraçar” o cão por trás com as mãos posicionadas abaixo da costela;

Passo 3: Pressione o abdômen do animal tentando empurrar para cima aquilo que deixou o cachorro engasgado;

Atenção: não esqueça de ter cuidado com a força que você exerce sobre o pet nessas horas. Não adianta aprender apenas como desengasgar cachorro, mas, principalmente no caso de cachorro pequenos, é bom ter atenção redobrada para não machucar o bichinho.

Cachorro engasgado: o que fazer? Veja outras técnicas além da manobra de Heimlich

Saber o que fazer quando o cachorro está engasgado é muito importante, mas somente em casos de emergência onde não dá tempo de levá-lo para o veterinário tão depressa. Por isso, além da manobra de Heimlich, vale a pena aprender outros métodos para socorrer o doguinho em momentos como esse. A remoção manual, bem como a estratégia de levantar as patas traseiras do pet, podem ajudar bastante, inclusive no caso de um filhote engasgado. Saiba como desengasgar cachorro seguindo essas técnicas:

  • Remoção manual

Passo 1: Verifique cuidadosamente a boca do cachorro engasgado com o auxílio de uma luz (pode ser a lanterna do seu celular, por exemplo);

Passo 2: Ao detectar o motivo do engasgo, peça ajuda de alguém para manter a boca do pet aberta;

Passo 3: Com muita cautela e sutileza, pegue uma pinça esterilizada e, ainda com a luz acesa, tente remover o que causou o engasgo de forma manual.

Obs: Tenha cuidado para não acabar empurrando ainda mais o objeto para a garganta do cachorro. Se o animal ficar muito inquieto e agitado, é melhor não insistir nessa técnica, ou a situação pode piorar.

  • Levantar as patas traseiras do cão

Nesse caso, é muito simples aprender como desengasgar cachorro: basta levantar as patas traseiras do pet, de forma que a força da gravidade pode ajudá-lo a tossir e expelir o motivo do engasgo. No caso de raças pequenas, é indicado fazer esse movimento com muita delicadeza. Já no caso de cachorros de porte médio ou grande, uma dica é tentar suspender as patas traseiras do animal de maneira que deixe o animal inclinado totalmente para frente.

Cachorro engasgado sendo avaliado por veterinário

Qual é a melhor forma de identificar que seu cachorro está engasgado? 

“Meu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado”: se você já se pegou pensando isso ou algo parecido enquanto observava o seu amigo, vale a pena dar uma checada. É bem provável que ele esteja mesmo. Por mais que a tosse possa significar uma série de coisas, ela é um dos principais indicadores do engasgo em cachorro. "O cachorro tosse para conseguir expelir um corpo estranho. Às vezes, eles fazem só um pequeno barulhinho que é menos do que a tosse, mas que deixa claro que há um incômodo na região da cervical. Ainda assim, o cachorro tossindo engasgado é o sintoma que mais aparece, já que é uma reação involuntária do corpo para ajudar a expulsar o que estiver por ali”. 

Para identificar um cachorro engasgado, sintomas abaixo são bastante comuns:

  • Tosse
  • Vômito
  • Febre
  • Sialorréia (salivação excessiva)
  • Dificuldade respiratória
  • Gengiva azulada ou esbranquiçada
  • Choros e uivos
  • Levar a pata à boca constantemente

A junção desses sinais precisam de atenção quando o cachorro parece engasgado. O que fazer nessas situações é algo que requer um cuidado enorme para evitar um problema ainda maior. Desengasgar cachorro por conta própria é uma possibilidade se for uma emergência, mas às vezes a maneira de desengasgar não funciona do jeito esperado e é importante saber o que fazer quando isso acontece. 

O que fazer com o cachorro engasgado quando a manobra de Heimlich não funciona?

Se você não conseguir resolver o problema do cachorro engasgado aplicando a pressão no abdômen, o ideal é ir imediatamente ao veterinário, como conta Renata: “esse engasgo pode fechar a passagem de ar do cachorro, então você deve ir ao veterinário para que ele faça a desobstrução”. Depois que tudo se resolver com a ajuda do profissional, o ideal é seguir prestando atenção no comportamento do animal. 

Caso você repare que ele ainda está tossindo como se estivesse engasgado, volte ao consultório: “quando essa tosse se prolonga a volta é necessária porque pode ter ficado alguma parte do corpo estranho por ali ou o animal pode ter machucado o esôfago no processo de desobstrução. O veterinário vai entrar com algum medicamento para aliviar esse sintoma e examinar a situação”, indicou Renata.  

Existe remédio caseiro para desengasgar cachorro?

O cachorro com tosse tipo engasgo precisa ser socorrido imediatamente, mas já adiantamos que não existe nenhum tipo de "remédio caseiro" para desengasgar cachorro. Na verdade, as manobras citadas muitas vezes são eficientes para melhorar um quadro de cão engasgado. O que fazer se essas manobras não adiantarem é correr para que um veterinário avalie a situação e ajude o seu amigo! Outra dica importante é evitar, na hora do desespero, usar objetos pontiagudos para tentar remover o objeto que deixou o cachorro engasgado. O ideal é que o próprio pet seja capaz de "expelir" o motivo do engasgo. 

Cachorro com algo na garganta: o que fazer depois de socorrer o seu pet?

Ainda que você saiba como desengasgar cachorro com a manobra de Heimlich ou outros métodos, a consulta veterinária é indispensável após o incidente. Afinal, nada melhor do que ter a garantia de que está tudo certo com a saúde do seu bichinho, certo? Por isso, não deixe de marcar uma consulta assim que possível para verificar se todo o material que deixou o cachorro engasgado foi realmente expelido ou se sobrou algum resquício na garganta dele. Isso também ajuda a ver se, durante o momento do socorro, o objeto formou algum machucadinho no esôfago do animal, que é algo que pode deixar o cachorro com engasgo constante por alguns dias. Na dúvida, uma avaliação profissional é sempre bem-vinda!

A melhor forma de prevenir o caso de cachorro engasgado na sua casa

A ansiedade, comum a muitos animais, é uma das principais causas de engasgo em cachorros. “Acontece que, às vezes, eles ficam na afobação para comer ou acabam engolindo muito rápido algum objeto que pegaram e o dono quer de volta só para poderem ficar com ele”, contou Renata. Com a causa explicada, fica mais simples pensar numa forma de prevenção, certo? 

A profissional dá a dica: “a principal precaução para evitar um cachorro engasgado é ensinar esse animal a ser menos ansioso. Se ele engasga muito comendo ração, por exemplo, o dono pode usar comedouros interativos, que têm um 'obstáculo' para que ele coma mais devagar. Com relação a objetos, o ideal é ensinar o seu cachorro a trazer tudo o que pegar para você e soltar na sua mão. Isso tem que ser um trabalho constante: você precisa elogiar mesmo que ele solte uma coisa que é sua. O tutor tem que ter um pouco de paciência, mas é mais seguro para o animal”. 

Publicado originalmente em: 28/10/2019

Atualizado em: 19/09/2023