Saúde

Cachorro engasgado: veterinária ensina o que fazer nessa situação

Cachorro engasgado: descubra como resolver o problema com as dicas de uma veterinária
Cachorro engasgado: descubra como resolver o problema com as dicas de uma veterinária

Seja porque ele comeu muito rápido ou tentou engolir alguma coisa que não devia, se deparar com um cachorro engasgado em casa é sempre um momento de desespero para qualquer pai de pet. Não saber como resolver essa situação é super comum e, ao mesmo tempo, um hábito perigoso: nunca se sabe quando você vai precisar socorrer o seu amigo em casa, certo? Para te ajudar a solucionar esse problema caso ele aconteça, a gente conversou com a veterinária Renata Bloomfield: afinal de contas, o que fazer quando o cachorro engasga?

Como desengasgar um cachorro: a manobra de Heimlich também é usada nos animais 

Se você já ajudou um amigo engasgado ou já foi a pessoa que precisou de um help nesse caso, sabe o que é a manobra de Heimlich: para ajudar alguém a expelir o que está preso na garganta, você “abraça” a pessoa por trás e aplica pressão no abdômen dela. O princípio é o mesmo com os cachorros: “Quando o animal engasga, a manobra de Heimlich funciona muito bem. A gente só precisa tomar cuidado com a intensidade da pressão que vai ser feita no abdômen do animal porque, dependendo da raça, eles são menores do que a gente”, explicou Renata. 

Na hora de fazer a manobra, porém, tome cuidado com as costelas do animal. O ideal é posicionar os braços abaixo dos ossos (o cachorro deve estar em pé, com o dorso encostado no seu peito). Por não saber o que está causando o engasgo, o ideal é que você evite dar alguma coisa para o cachorro comer ou beber nesse momento, ok? 

Qual é a melhor forma de identificar que seu cachorro está engasgado? 

“Meu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado”: se você já se pegou pensando isso ou algo parecido enquanto observava o seu amigo, vale a pena dar uma checada. É bem provável que ele esteja mesmo. Por mais que a tosse possa significar uma série de coisas, ela é um dos principais indicadores do engasgo em cachorro. Olha o que a Renata falou sobre isso: “o cachorro tosse para conseguir expelir um corpo estranho. Às vezes, eles fazem só um pequeno barulhinho que é menos do que a tosse, mas que deixa claro que há um incômodo na região da cervical. Ainda assim, a tosse é a que mais aparece, já que é uma reação involuntária do corpo para ajudar a expulsar o que estiver por ali”.  

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O que fazer quando o cachorro engasga: se você não conseguir resolver em casa, a ida ao veterinário deve ser imediata
    O que fazer quando o cachorro engasga: se você não conseguir resolver em casa, a ida ao veterinário deve ser imediata

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    O que fazer com o cachorro engasgado quando a manobra de Heimlich não funciona?

    Se você não conseguir resolver o problema do engasgo aplicando a pressão no abdômen do animal, o ideal é ir, imediatamente, ao veterinário, como conta Renata: “esse engasgo pode fechar a passagem de ar do cachorro, então você deve ir ao veterinário para que ele faça a desobstrução”. Depois que tudo se resolver com a ajuda do profissional, o ideal é seguir prestando atenção no comportamento do animal. Caso você repare que ele ainda está tossindo como se estivesse engasgado, volte ao consultório: “quando essa tosse se prolonga a volta é necessária porque pode ter ficado alguma parte do corpo estranho por ali ou o animal pode ter machucado o esôfago no processo de desobstrução. O veterinário vai entrar com algum medicamento para aliviar esse sintoma e examinar a situação”, indicou Renata.  

    A melhor forma de prevenir o caso de cachorro engasgado na sua casa

    A ansiedade, comum a muitos animais, é uma das principais causas de engasgo em cachorros. “Acontece que, às vezes, eles ficam na afobação para comer ou acabam engolindo muito rápido algum objeto que pegaram e o dono quer de volta só para poderem ficar com ele”, contou Renata. Com a causa explicada, fica mais simples pensar numa forma de prevenção, certo? 

    A profissional dá a dica: “a principal precaução que os tutores podem ter é ensinar esse animal a ser menos ansioso. Se ele engasga muito comendo ração, por exemplo, o dono pode usar comedouros interativos, que têm um 'obstáculo' para que ele coma mais devagar. Com relação a objetos, o ideal é ensinar o seu cachorro a trazer tudo o que pegar para você e soltar na sua mão. Isso tem que ser um trabalho constante: você precisa elogiar mesmo que ele solte uma coisa que é sua. O tutor tem que ter um pouco de paciência, mas é mais seguro para o animal”. 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Veja em infográfico quais são as doenças de cachorro mais perigosas!

    Próxima matéria

    Veja em infográfico quais são as doenças de cachorro mais perigosas!

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Ver Todas >

    Tártaro em gatos: veterinária explica os perigos do problema que parece inofensivo
    Saúde animal

    Tártaro em gatos: veterinária explica os perigos do problema que parece inofensivo

    Se você tem um bichano, certamente já deve ter ouvido falar da necessidade de cuidar da saúde bucal dele. A falta de higiene pode acabar resultando no tártaro em gatos, um problema mais comum do que se imagina. “O tártaro, ou cálculo dentário, são formações calcificadas que surgem na superfície dos dentes dos felinos, abrigando colônias de bactérias e outros microorganismos nocivos”, explica a Dra. Claudia Youle, que é especializada em odontologia veterinária.

    Quando o cachorro tossindo representa um problema grave?
    Saúde animal

    Quando o cachorro tossindo representa um problema grave?

    A tosse de cachorro é algo que pode assustar muitos tutores, principalmente os pais de pet de primeira viagem. As causas do cachorro tossindo são variadas e o mais importante é se atentar ao aspecto da tosse. Uma tosse seca geralmente tem causa diferente de uma tosse com sangue, catarro ou pus, por exemplo. Por isso, ao perceber seu cachorro tossindo, observe o sintoma e veja se ele apresenta algum outro sinal. 

    Castração de cachorra: entenda como é feita a cirurgia de esterilização em fêmeas
    Saúde animal

    Castração de cachorra: entenda como é feita a cirurgia de esterilização em fêmeas

    A castração de cachorro é mais que um procedimento para evitar a gravidez indesejada. Nas fêmeas, por exemplo, a cirurgia está associada a muitos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças como a piometra canina e o câncer de mamas. A castração em cachorra é bem diferente do procedimento feito nos cães machos. Apesar de ser um procedimento muito comum, ainda existem muitos mitos e desinformação sobre a cirurgia.

    Micoplasmose felina: veterinário desvenda tudo sobre a doença causada por pulgas
    Saúde animal

    Micoplasmose felina: veterinário desvenda tudo sobre a doença causada por pulgas

    Quando se trata da saúde do gato, todo cuidado é pouco. Embora a maioria dos pets cresça de forma saudável, não podemos ignorar que o organismo dos felinos também pode desenvolver diversas doenças preocupantes, como é o caso da micoplasmose felina. O nome pode parecer complicado, mas o quadro nada mais é do que um tipo de anemia que pode se agravar com o decorrer do tempo. 

    Ver Todas >