Cachorro

Primeiros socorros: um guia completo para você saber como salvar a vida de cães em uma emergência

Publicado - 22 Novembro 2019 - 17h37

Atualizado - 22 Abril 2024 - 15h28

Por mais que a gente espere que uma emergência nunca aconteça com a saúde do nosso cãozinho, elas podem chegar em algum momento. Quando eles são atropelados, engasgam, ou têm uma convulsão, por exemplo, é normal que a ida ao veterinário seja necessária, mas o que fazer assim que o problema acontece? Prestar os primeiros socorros de maneira correta pode ser determinante para a situação de vida do seu amigo depois que a situação passar. Por isso, para ajudar a esclarecer dúvidas sobre como lidar com o cachorro nas situações de emergência mais comuns que podem acontecer, nós conversamos com as veterinárias Caroline Mouco Moretti, da clínica Vet Popular, e Renata Bloomfield. Dá uma olhada nas dicas que elas deram! 

Cachorro engasgado: a manobra de Heimlich também serve para eles

Quando o animal tem alguma coisa na garganta obstruindo a passagem de ar e engasga, a primeira resposta para a dúvida de como desengasgar um cachorro é a manobra de Heimlich, do mesmo jeito que acontece com os humanos. Ou seja: você vai precisar aplicar pressão no abdômen dele para que o ar expulse o corpo estranho que estiver preso. “Quando o animal engasga, a manobra de Heimlich funciona muito bem. A gente só precisa tomar cuidado com a intensidade da pressão que vai ser feita no abdômen do animal porque, dependendo da raça, eles são menores do que a gente”, contou Renata. A melhor forma de fazer o procedimento é abraçando o cachorro por trás (ele deve estar em pé, com o dorso encostado no seu peito) e posicionando os braços embaixo das costelas dele. Assim você não corre riscos de quebrar os ossos do animal no processo. 

O cachorro envenenado precisa de atendimento médico imediato

Identificar os sintomas de cachorro envenenado não é a coisa mais simples do mundo, já que eles vão variar de acordo com o que causou o problema. Por isso, o ideal é ficar atento: apatia, salivação, hematomas, perda de sangue pela narina ou fezes, tremores involuntários e convulsões podem acontecer quando ele é envenenado. “O envenenamento em cães pode ocorrer pela ingestão excessiva ou não recomendada de medicamentos, plantas tóxicas, chumbo, produtos de limpeza, produtos químicos, drogas ilícitas e outros”, conta Caroline. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Se você perceber alguns dos sintomas depois que o animal teve contato com algum desses itens, vá imediatamente ao veterinário. Quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de um controle efetivo dos sintomas e de um prognóstico mais favorável para o animal. “Acomodar o pet, permitir que ele tenha ventilação adequada, não estimular o vômito e não fornecer alimento, líquidos ou qualquer medicamento também são manejos que auxiliam na recuperação desse animal. Lembre-se que ele ingeriu algum elemento corrosivo ou com alta capacidade de envenenamento. Fazer este retornar seu caminho do estômago pelo esôfago e boca só vai agredir mais ainda esses órgãos. É importante não realizar nenhum procedimento sem o aval do médico veterinário de sua confiança”, instrui a profissional.

 

Focinho de cão em destaque

 

Cachorros que comeram abelhas e outros insetos só precisam de ajuda em caso de reação alérgica

 

O focinho inchado de um cachorro que teve um encontro com algum inseto com ferrão pode ser até bem fofo, mas caso ele tenha alergia à picada da abelha ou do marimbondo, por exemplo, vai precisar de ajuda do veterinário o quanto antes. “A glote do cachorro não fecha, mas a gente tem que tomar muito cuidado com as vias aéreas desse animal, porque o focinho fica inchado. Se for a primeira vez que isso acontece, você precisa ficar de olho para saber se ele é alérgico ou não. Com o animal que não é alérgico, vai ficar tudo bem: ele vai ter uma inflamaçãozinha pequena, mas nada demais”, conta Renata. 

Se você notar que o local está inchado, o melhor é correr para o veterinário: “Ele vai fazer uma aplicação de antialérgico para resolver o problema. Para animais que você já sabe que têm alergia à picada de inseto, é interessante já ter uma medicação prescrita pelo seu veterinário para esse tipo de emergência: quando acontecer novamente, você já pode medicar o animal com segurança”.

Você pode ter um cachorro intoxicado depois do contato com alimentos aparentemente inofensivos

A intoxicação em cães é bem parecida com o envenenamento, mas pode ser ainda mais perigosa se você considerar que, geralmente, ela é causada por alimentos inofensivos para humanos. “O cachorro pode ser intoxicado com elementos comuns, como o chocolate, a uva, a cebola e o alho. Os sintomas variam de acordo com a quantidade ingerida e o que foi ingerido, podendo ser desde letargia, prostração, apatia e vômitos até agitação, tremores e convulsões”, explica Caroline. 

Se você desconfiar que isso está acontecendo com o animal, vale colocar em prática as mesmas instruções feitas pela profissional no caso de envenenamento. É muito importante não oferecer remédio caseiro para intoxicação de cachorro sem prescrição médica: “não ofereça alimentos ou água, não force o vômito e nem medique o animal por conta própria. Mantenha o animal protegido, com a temperatura adequada e siga para a emergência veterinária mais próxima”. 

Convulsão em cães: mantenha o animal confortável e vá para o veterinário imediatamente

 

A convulsão em cães pode ser causada por uma série de doenças e condições no organismo do animal. Quando ela acontece, você só não vai ao veterinário se ele já for epilético e tiver uma recomendação prévia do seu profissional de confiança sobre o que fazer nesses momentos. Na hora dos tremores, o melhor a fazer é deixá-lo confortável: “Quando o animal começa a ter uma convulsão geral, o ideal é que você tire de perto as coisas que podem machucá-lo durante os tremores. Também é necessário segurar a cabeça dele bem firme para que ele não jogue nem para cima, nem para trás. Não coloque a mão na boca, não precisa colocar nada na boca dessa animal por causa da língua que pode enrolar. Você, na verdade, vai dar um conforto a ele nesse momento porque durante o ataque epilético não há muito o que fazer: é só esperar passar”, contou Renata. O cachorro com convulsão pode morrer apenas se não receber esse cuidado correto na hora da crise.

 

Esse cuidado deve acontecer, também, depois da convulsão: “Ao final, eles podem fazer xixi, cocô ou golfar. Em alguns casos, ele pode agredir alguém antes ou depois da epilepsia — essa agressão é causada pelo fato de que o animal fica desnorteado durante a convulsão, não é por maldade. Quando voltam, às vezes, eles também podem não reconhecer o lugar onde estão ou as pessoas, então você tem que tomar cuidado com isso e dar um amparo para o animal até tudo voltar ao normal”, explica a profissional. 

 

Humana tentando ajudar cachorro abatido

 

Como reanimar um filhote de cachorro e animais adultos 

 

A reanimação cardiopulmonar pode ser necessária em casos extremos e, saber o que fazer nesse momento pode significar vida ou morte para o seu amigo. Você vai precisar agir no caminho até a emergência veterinária. Por isso, a primeira dica que a Renata deu para esse processo é se manter calmo: a tranquilidade é necessária para que você consiga fazer tudo do jeito certo e sem machucar o animal. Dá uma olhada nas outras instruções dadas pela profissional: 

  • 1º passo - Veja se o animal está respirando: “verifique se o tórax do animal está mexendo e coloque o dorso da mão bem no narizinho dele para sentir se tem saída de ar. Para verificar os batimentos cardíacos, você pode colocar o indicador ou o dedo do meio onde ficaria o pulso desse animal, bem abaixo da última almofadinha das patas dele. Observe se as batidas estão em sincronia com os movimentos do peito”.

  • 2º passo - Verifique se há algo obstruindo as vias aéreas do animal: “Não vai adiantar nada se esforçar para estimular a circulação sanguínea se esse animal não consegue respirar e tem alguma coisa impedindo a passagem de ar”, contou Renata. Se encontrar algum corpo estranho na garganta dele, retire com cuidado.

  • 3º passo - Respiração mecânica: “Com as vias aéreas livres, coloque o animal deitado de barriga para cima, ajeite a língua na boca dele, feche a boquinha e assopre as narinas com intensidade suficiente para chegar até os pulmões. Depois disso, relaxe um pouco a boca para o ar sair. Repita isso a cada dois ou três segundos, de forma comedida para não danificar o pulmão se for filhote, até o animal voltar ou você chegar no atendimento”.

  • 4º passo - Compressão peitoral: “A compressão peitoral deve acontecer se ele não voltar só com a respiração. A cada 10 ou 12 compressões, volte para a respiração artificial. Coloque o cachorro de lado e puxe para trás o bracinho dele. Com a palma da mão, faça pressão na direção em que ficar o cotovelo dele: ela deve ser suficiente para chegar no coração e ajudar o órgão a bombear sangue até a respiração mecânica. A cada um ou dois minutos, verifique se o animal está respirando sozinho. Se não estiver, continue com as compressões até chegar ao hospital. Para cães maiores, você pode colocar a mão direita em cima da esquerda no peito dele e fazer pressão com as duas, mas em todos os casos é necessário ter cuidado para não quebrar uma costela”.

O cachorro atropelado também precisa de atendimento médico imediato

Depois que o animal é vítima de um acidente de carro, o que você precisa saber é a melhor forma de manipular o corpo dele para que o quadro não se agrave até a chegada ao veterinário. “Bloqueie o trânsito para que mais acidentes não aconteçam e, depois disso, verifique se o animal está com os sinais vitais ativos. Depois disso, você vai precisar movimentá-lo com muito cuidado: caso tenha um papelão rígido, uma toalha ou algo que mantenha o animal esticado ao alcance, pode ser mais simples de fazer o transporte sem causar mais traumas. Coloque o pet no assoalho do carro para ir até a emergência e tente estancar qualquer sangramento ativo que estiver acontecendo”, explicou Caroline. Mesmo que o cachorro pareça bem depois do atropelamento, ele deve ser examinado imediatamente: o veterinário vai fazer exames como a ultrassonografia e a radiografia para assegurar de que está tudo bem internamente com o animal.

Redação: Ariel Cristina Borges

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas