Cuidar de cachorro

10 emergências de cachorro que precisam de atendimento imediato

Publicado - 24 Fevereiro 2023 - 11h41

Atualizado - 28 Junho 2024 - 10h55

Saber quando levar o cachorro ao veterinário pode ser um desafio para os tutores. Mas existem algumas condições de saúde canina que exigem uma atitude rápida tanto na busca do tratamento correto, quanto no alívio dos sintomas. Nesses casos, somente o profissional pode ajudar.

Cachorro com dor geralmente fica apático, sem fome e recusa até as atividades que mais gosta. É preciso estar atento ao seu comportamento para notar essas mudanças, que podem ser mais ou menos sutis dependendo da personalidade do cão. Mas uma vez que você perceba que o animalzinho sente dor, a dica é procurar uma clínica veterinária o quanto antes.

Além disso, existem situações do cotidiano que podem trazer sérios riscos à saúde do cachorro e que nem sempre podem ser prevenidas. No dia a dia com o cachorro, há sempre espaço para surpresas, às vezes bem desagradáveis. A seguir, você confere 10 urgências caninas que precisam de atendimento veterinário.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cachorro engasgado


Seu pet pode ter comido a ração rápido demais, ter engolido um pedaço de brinquedo ou outro objeto sem querer ou ficado empolgado demais na hora de beber água, por exemplo. Mas em todo caso de cachorro engasgado, o que fazer de imediato é buscar um veterinário de confiança. O engasgamento acontece quando a passagem de ar pela traqueia fica bloqueada. Você pode tentar ajudar o seu cãozinho a respirar novamente levantando suas patas traseiras, de modo que o corpo do animal fique inclinado, executando a manobra de Heimlich ou retirando o corpo estranho da sua garganta. Mas todos esses truques exigem calma e destreza, e nem sempre o tutor consegue se manter tranquilo para socorrer o pet.

Cachorro atropelado

É um cenário terrível, mas possível: se o seu pet fugir da guia durante o passeio em uma via movimentada, ele pode acabar sendo atropelado. Outra situação bem comum é encontrar cães abandonados que acabaram de sofrer acidentes desse tipo ainda deitados na rua. Mesmo que o impacto não tenha sido dos maiores, é imprescindível procurar atendimento veterinário imediatamente. Hemorragias internas, traumas ósseos e outras consequências podem passar despercebidas aos olhos de pessoas leigas, mas nunca de um profissional de saúde animal.

emergências de cachorro: cão comendo ração
Alimentos proibidos para cachorro: uva, cebola e chocolate podem levà-lo para o hospital

Cachorro com a pata quebrada

A pata de cachorro quebrada geralmente fica “pendurada”, enquanto o pet usa as patas restantes para se locomover. O cão faz isso para evitar a dor, que se torna mais intensa quando ele repousa o peso do corpo sobre a pata quebrada. A região pode ficar bastante inchada também, causando um mal-estar geral que, muitas vezes, é expressado em forma de agressividade, falta de apetite e apatia. Na clínica veterinária, serão realizados exames de imagem para avaliar o dano e a imobilização correta da patinha, além de prescrita a medicação indicada ao animal.

Briga de cachorros também pode terminar na emergência

As brigas de cachorros são outro motivo que leva tutores às clínicas veterinárias. Nem sempre conseguimos controlar os instintos de proteção aos territórios que esses pets têm naturalmente, sobretudo quando o animal não foi adestrado. Cães brigam entre si usando os dentes, podendo causar perfurações nos órgãos internos. O dano psicológico que uma briga canina provoca nos envolvidos também deve ser avaliado pelo veterinário.

Quando cachorro bate a cabeça

Não importa o porte do animal, a cabeça do cachorro é sempre uma região sensível. Para aqueles que adoram correr ou praticar esportes, às vezes o impacto com a parede, com móveis ou com outros cães é inevitável. É impossível saber a gravidade da batida só observando, por isso mesmo que o cachorro aparente estar bem é indicado levá-lo ao veterinário. Se o dog apresentar desmaios, convulsões, estiver com a pupila dilatada ou perdendo sangue ou líquidos pelos ouvidos, é melhor correr para a emergência!

Se o pet comer alimentos proibidos para cachorro

A base da alimentação canina deve ser a ração de qualidade, mas sabemos que nem sempre dá para controlar o apetite sem fim dos peludinhos. O problema é que, além de uma indigestão, os cães podem acabar tendo quadros mais sérios, como uma intoxicação. Um exemplo de dúvida comum entre tutores é se cachorro pode comer uva, e a resposta é não. Leite, chocolate e doces em geral também são alimentos proibidos para cachorros e, quando ingeridos, fazem com que o cão precise ser assistido por um veterinário.

emergência canina: cachorro no jardim olhando para abelha
Cachorro picado por abelha precisa ser levado ao veterinário: veneno pode fazer mal

Convulsão em cachorro

Espasmos por todo o corpo, rigidez muscular e salivação excessiva que pode ter ou não aparência espumosa são sintomas de alerta! Cachorro com convulsão pode morrer se não for atendido a tempo. Durante a crise convulsiva, amenize o impacto do corpo do cãozinho com o chão utilizando um cobertor e tente entrar em contato com um veterinário de confiança. Se os sintomas não cessarem em menos de 5 minutos, procure atendimento emergencial.

Cachorro picado por abelha

A picada de abelha em cachorro pode até ser engraçadinha em fotos, mas além do inchaço quase imediato no local afetado, o cachorro também vai sentir muita dor. Se você já foi picado por abelha, sabe do que se trata! Se para você for possível manter a calma e tentar retirar o ferrão - impedindo que o veneno se espalhe muito - faça isso imediatamente. Mas saiba que mesmo uma pequena quantidade dessas toxinas pode ser fatal para alguns cães. O veterinário vai indicar o protocolo correto para cada caso.

Cachorro vomitando espuma branca

Pode ser sinal de estômago vazio, indigestão ou um problema de saúde mais sério: cachorro vomitando espuma nunca deve ser negligenciado! Esse pode ser um sintoma de inflamações ou infecções em algum órgão do sistema digestivo do animal, como estômago ou intestino. Deixe que um veterinário investigue a causa!

Cachorro sangrando pelo nariz

Nenhum sangramento é normal! Para ter o nariz sangrando, cachorro pode ter sofrido algum tipo de trauma externo ou interno - mais difícil de ser diagnosticado. Exames como a radiografia e o hemograma podem ser necessários. Corpos estranhos também podem causar sangramento nasal em pets se forem aspirados pelas narinas. Se o sangramento for unilateral, essa é a causa mais provável. Doença do carrapato, infecções, doenças autoimunes, intoxicações e tumores também podem estar envolvidos no quadro. Somente um veterinário pode ajudar!

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas