Cachorro

Cachorro com medo de tudo: 5 acontecimentos na infância canina que podem traumatizar o pet pelo resto da vida

Publicado - 14 Outubro 2024 - 12h01

Atualizado - 14 Outubro 2024 - 12h01

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Ver o cachorro com medo é uma cena de partir o coração de qualquer um. Eles perdem todo o semblante de felicidade e empolgação que é bem característico dos cães, e adotam uma postura que deixa evidente que o pet não está bem. Apesar de não parecer um grande problema, essa é uma situação que pode afetar a qualidade de vida do pet e trazer problemas para a saúde dele.

Por essa razão, é preciso ter muito cuidado com algumas atitudes que podem deixar o pet traumatizado, especialmente na infância canina. Nessa fase, os cães estão se desenvolvendo e formando sua personalidade, então qualquer acontecimento que  assuste o animal pode deixá-lo traumatizado pelo resto da vida. Confira quais atitudes podem deixar o cachorro traumatizado!

Como identificar um cachorro com medo?

Identificar um cachorro com medo no dia a dia é uma tarefa mais simples do que parece. Os peludos são bem expressivos e demonstram como estão se sentindo por meio da linguagem corporal canina. Basta um olhar mais atento para o pet para identificar se ele está sentindo medo de alguma coisa. 

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Veja quais são os sinais que indicam  um cachorro com medo de algo:

E, afinal, quais são as situações que mais deixam o cachorro com medo de tudo? A seguir, te contamos as principais delas!

1) O abandono deixa qualquer cachorro com medo

O abandono é uma situação que deixa qualquer animal traumatizado e com medo, especialmente um filhote de cachorro. Nessa fase, eles ainda estão descobrindo o mundo e podem se assustar facilmente, ainda mais quando são abandonados na rua, um ambiente que eles não possuem nenhuma familiaridade. 

A cena é de partir o coração, pois quando os cães são largados na rua, eles ficam muito tristes e a procura das pessoas que conviviam com eles. Esse cachorro com medo pode se esconder em cantinhos para se proteger, ficar com o rabinho entre as pernas e até chorar.

Vale lembrar que o abandono de pets é considerado crime na legislação brasileira. Quem for pego abandonando qualquer animal de estimação na rua pode pegar pena de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal de estimação.

2)  Retirar o filhote da mãe precocemente deixa o cachorro com medo

Outra situação que pode deixar o cachorro com medo é quando ele é retirado da mãe antes do tempo recomendado por especialistas. O ideal é separar o cachorro filhote da mãe após 60 dias de vida, pois nessa fase, o cãozinho ainda é muito dependente e precisa dos cuidados maternos para se desenvolver de maneira saudável. 

Essa separação precoce é bastante prejudicial para o psicológico do animal e pode deixar o cachorro com medo em seu novo ambiente. Esse sentimento pode acompanhar o pet pelo resto da vida. Eles podem se tornar cães mais inseguros, ansiosos e medrosos no futuro. Como consequência, o cachorro medroso tende a ser menos receptivo com outras pessoas e outros animais, então pode ser mais agressivo ou ansioso.

cachorro com medo e com rabo entre as pernas
O rabo entre as pernas é um clássico sinal de cachorro com medo

3)   Barulhos muito altos podem deixar o cachorro com medo

Existem vários barulhos que cachorros não gostam que podem deixá-los assustados. Nem sempre eles incomodam os humanos, mas quando falamos em cães, é preciso lembrar que a audição canina é muito mais potente que a nossa. Enquanto os humanos são capazes de captar frequências entre 16 e 20.000 HZ, os cães conseguem identificar frequências de até 40.000 HZ.

É exatamente por isso que vários barulhos podem deixar o cachorro com medo, como buzinas, sirenes, gritaria e eletrodomésticos - como aspirador de pó. O cachorro com medo de chuva, por exemplo, é super comum, especialmente se vier acompanhado de trovões. O cachorro com medo de fogos também é uma situação bem comum e que incomoda a grande maioria dos pets.

E como acalmar cachorro com medo de fogos? O barulho de fogos de artifício é com certeza o maior terror da vida dos cães, mas existem algumas dicas para tranquilizar o pet nessa situação. Você pode usar um protetor de ouvido para cachorro, preparar um cantinho confortável onde o som seja mais isolado ou aprender o Tellington Touch, uma técnica que consiste em exercer pressão no corpo do pet usando panos para transmitir a sensação de segurança.

4)   Ficar acorrentado pode deixar o cachorro com medo e traumatizado

Manter o animal acorrentado é outra situação que pode deixar o cachorro com medo e traumatizado. Essa prática, inclusive, infringe a lei de maus-tratos a animais, com pena de três meses a um ano de reclusão, além de multa. 

Os filhotes são mais ativos e precisam ficar livres para gastar toda essa energia. A corrente limita a movimentação do cãozinho, pode machucar o pescoço do animal e causar problemas físicos, como a atrofia das patas.

Além disso, os cães ficam tristes ao serem acorrentados e isso pode deixar o cachorro com medo de coleiras e guia pelo resto da vida. Se você deseja limitar a movimentação do peludo pela casa por algum motivo, opte por outros métodos mais seguros e saudáveis, como usar um portão para cachorro.

5)  Agressões deixam o cachorro com medo

Bater e agredir um pet é uma atitude muito cruel que pode deixar o cachorro com medo pelo resto da vida. Isso tanto a agressão física, quanto agressões usando objetos como chinelos e pedaços de pau. Cachorros que já passaram por essa experiência traumática, por exemplo, não podem ver um chinelo que correm para se esconder com o rabinho entre as pernas. Por isso, em hipótese nenhuma faça isso com o pet.

Agredir qualquer tipo de animal, seja ele um cachorro ou gato, é considerado crime no Brasil e em vários outros países do mundo. A pena prevista para casos como esse pode variar entre 3 meses a 3 anos, dependendo de cada caso. 

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Cachorro

5 truques recomendados por especialistas que vão melhorar a relação do tutor com seu cachorro

Os cachorros não ganham o título de ‘melhor amigo’ do homem à toa. Com uma lealdade inexplicável e um amor incondicional, os cães sã...

Cachorro

Essas 10 raças de cachorro são tão fortes que desafiam os limites da natureza: os cães mais imponentes do mundo!

Os cachorros mais fortes do mundo não passam despercebidos pelos lugares. E não se engane: quando falamos de força, não necessariame...

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cuidados

Adeus às bolas de pelo: 5 estratégias comprovadas para livrar seu gato desse incômodo

As bolas de pelos em gatos são um verdadeiro terror na vida dos bichanos, e também dos gateiros. Embora pareça uma situação inofensi...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?