Cuidados dos animais

Protetor de ouvido para cachorro: como e quando usar?

Publicado - 27 Outubro 2023 - 20h07

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os cães têm uma audição aguçada e há situações em que o protetor de ouvido para cachorro pode ser bem-vindo. Acontece que essa audição potente também é sensível e isso reflete no comportamento do animal diante de um som muito alto, sejam os barulhos lá fora ou os fogos de artifício, tornando um momento comemorativo em um grande terror para ele.

Por outro lado, essa capacidade de captar até 40.000 hertz (enquanto os humanos identificam apenas 20.000 hertz) nem sempre é prejudicial. Os cães de guarda, por exemplo, se beneficiam dessa aptidão. Mas se o seu pet sofre com essa sensibilidade, talvez seja hora de descobrir mais sobre como funciona o fone protetor de ouvido para cachorro. Confira abaixo. 

O que colocar no ouvido do cachorro para não ouvir barulho?

Tem quem use algodão como um tapa ouvido para cachorro, mas ele não é nada eficaz. Na verdade, o que mais se recomenda para diminuir os ruídos externos - principalmente de fogos ou de música muito alta - é um abafador de som para cachorro. Nesse sentido, o mais comum. é o protetor de ouvido. Cachorro fica com a audição protegida, e existem produtos que prometem inibir até 90% dos barulhos externos.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Tem protetor auricular para cachorro?

Sim, existe protetor auricular para cães. O algodão é um desses tipos de protetores, embora não seja capaz de eliminar os sons do ambiente. Por outro lado, o fone abafador de ruído para cachorro é uma opção que vem sendo muito procurada, principalmente nas festas de fim de ano.

Já se a ideia é saber como tapar os ouvidos dos cães na hora do banho, o algodão é a melhor resposta! Ele funciona como um tampão de ouvido para cachorro, evitando que a água entre no canal auditivo.

Protetor de ouvido para cachorro deve ser introduzido aos poucos 

Antes de descobrir como usar, é importante saber como é essa proteção. Existem dois tipos: o protetor auditivo para cachorro parecido com um abafador de sons comum (mas que é adaptado para a anatomia canina) e um outro modelo que serve para isolar as orelhas, feito de poliéster e em fechamento com velcro. Esse último é um protetor de orelha para cachorro que serve mais para tratamentos no ouvido e orelha do cachorro e não é tão eficiente na hora de isolar barulhos. 

O protetor de som semelhante ao abafador de ruido para cachorro tem diversos tamanhos e é feito para atender qualquer formato de orelha canina, além de ser ajustável. Já na parte interna, ele é constituído de uma espuma que ajuda a isolar os ruídos.

A melhor forma de usá-lo é começar de forma gradual, mesmo sem a necessidade dele. Isso é fundamental para o tutor fazer testes e ajustes do protetor na orelha do cachorro. Sem contar que também ajuda o cão a se acostumar com o acessório. O ideal é associar o protetor a coisas boas para evitar mais estresse, então não se esqueça de oferecer petiscos. Todo esse processo ajuda no processo de acostumar o pet. 

Protetor auricular para cachorro ajuda nos cuidados do cachorro durante a queima de fogos

 

Protetor de ouvido para cachorro para fogos e outras situações do dia a dia 

Cachorro com medo de fogos de artifício com certeza é uma situação clássica onde o protetor auricular para cachorro é necessário. A audição canina apurada potencializa o barulho, o que gera medo e estresse. Porém, isso não é uma regra e nem todos desenvolvem estresse diante desse barulho. Mas aqueles que sofrem precisam de atenção.

Essa ansiedade é perigosa: os batimentos cardíacos ficam acelerados e o cachorro fica mais agitado, aumentando o risco de acidentes e fugas. Então, já sabe: durante as festas de fim de ano ou qualquer data comemorativa (bem como finais de campeonato) que tenham fogos de artifício, é importante usar um protetor de ouvido pra cachorro a fim de isolar os barulhos externos. 

Chuvas com fortes trovões também assustam os animais e essa proteção pode ajudar. Os cães idosos podem desenvolver um medo repentino de sons altos habituais, pois nessa fase a audição fica ainda mais sensível, então essa é outra possibilidade.

Além disso, tratamento de doenças auditivas ou pós-cirúrgico da região também solicitam os protetores para evitar que o cão tenha contato com a área. Mas nesses casos, o melhor protetor de ouvido para cães é aquele que fica ao redor da cabeça.

Fone protetor de ouvido para cachorro e outros cuidados com a audição do pet 

Além de investir nessa proteção ou estudar como fazer protetor de ouvido para cachorro com medo de fogos, o tutor deve estar atento contra doenças locais, como a otite canina. Na hora do banho, por exemplo, deve-se ter cuidado para a água não entrar no canal auditivo - e é aí que entram alguns tipos de protetor de orelha. Cachorro não pode ter água dentro do ouvido. O algodão pode ajudar, mas é importante escolher aqueles impermeáveis para evitar a absorção de água que é prejudicial.

Limpar a área com soluções de limpeza para pet (como um spray) ou usando soro fisiológico evita o acúmulo de cera. Cortar as unhas do cachorro é outro detalhe importante, principalmente de raças que têm a orelha pontiaguda. E diante de qualquer cheiro forte, cera de coloração escura, vermelhidão e desconforto (ou coceira) nos ouvidos, busque um veterinário. 

Publicado originalmente em: 11/05/2023
Atualizado em: 27/10/2023

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas