Cachorro

Brinquedos para cachorro: os melhores tipos para comprar de acordo com a personalidade do pet

Publicado - 05 Agosto 2024 - 17h45

Atualizado - 05 Agosto 2024 - 17h49

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os brinquedos para cachorro são acessórios fundamentais para garantir a diversão dos peludos. Tem brinquedo em formato de osso, cordinhas, bolinhas e até aqueles interativos que estimulam a cognição. Com tantas opções diferentes, sempre surge aquela dúvida na cabeça do tutor sobre qual é o brinquedo para cachorro mais adequado. 

Uma dica para não errar nessa escolha é selecionar o brinquedinho de acordo com a personalidade canina. Um cão cheio de energia, por exemplo, vai adorar passar horas correndo atrás da bolinha. Para te ajudar a tomar essa decisão, vamos te mostrar os melhores tipos de brinquedos para cachorro de acordo com a personalidade do seu peludo. Confira!

Brinquedos para cachorro: a bolinha é ideal para cachorros agitados

Sem dúvida alguma, os brinquedos para cachorro que fazem mais sucesso são as bolinhas. Não há nada mais divertido para os doguinhos do que correr para buscar o objeto arremessado pelo tutor. Por essa razão, esse é um excelente brinquedo para cachorro agitado, já que permite  gastar a energia e deixar ele mais calmo. Mas com tantos modelos de bola, como escolher a bolinha para cachorro ideal para o seu pet? A dica é selecionar aquela que se adeque à personalidade dele. 

Imagem Quiz:Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Se você tem um pet destruidor em casa, que não resiste a tentação de estraçalhar os brinquedos para cachorro, uma boa opção é escolher as bolinhas maciças. Elas são feitas com materiais mais resistentes e tendem a durar mais tempo. Agora, se o seu pet for mais tranquilo, você pode optar por bolas de plástico, borracha ou até de pelúcia.

O pneu mordedor é um dos melhores brinquedos para cachorro destruidor

Meu cachorro destrói tudo, não sei mais qual brinquedo escolher”. Se você tem um pet destruidor em casa, com certeza não aguenta mais investir dinheiro em brinquedos para cachorro que não duram nem 10 minutos. Geralmente, cães de porte grande, como o Pastor Alemão e o Rottweiler, por terem a mordida mais forte do que outras raças, destroem brinquedos com facilidade. 

Mas isso não é exclusivo de cachorros grandes, viu?! Alguns cães pequenos, como o Dachshund, também têm esse péssimo hábito. Por isso, o pneu mordedor é um dos melhores brinquedos para cachorro grande e também para os pequenos destruidores, já que são feitos com uma borracha resistente e são difíceis de serem destruídos.

Brinquedos para cachorro de corda são excelentes para qualquer cachorro

O brinquedo de corda para cachorro é um dos mais versáteis. Eles podem ser usados como cabo de guerra, podem ser arremessados para o pet buscar e também funcionam como mordedores. Feitos geralmente com fibra de algodão, esses brinquedos costumam ser bem resistentes. Por isso, são recomendados para todos os tipos de cachorro. Além disso, eles não costumam ser tão caros, então não pesam tanto no bolso do tutor.

É importante, porém, que toda a brincadeira seja supervisionada para evitar que o cachorro estraçalhe o brinquedo e acaba engolindo algum fio. Em caso de ingestão, leve-o ao veterinário imediatamente para evitar uma obstrução intestinal.

Beagle brincando com um brinquedo para cachorro de corda
A corda é um brinquedo para cachorro versátil que combina com qualquer peludo

Os brinquedos interativos para cachorro são excelentes para pets agitados e ansiosos

Se você está em busca de um acessório que proporciona muito mais do que distração para os peludos, precisa investir em um brinquedo interativo para cachorro. Embora sejam um pouco mais caros do que os demais brinquedos para cachorros, esses modelos estimulam o raciocínio e ajudam o pet a desenvolver habilidades cognitivas. 

Eles são indicados para todos os tipos de cães, especialmente para aqueles agitados, pois permitem que eles fiquem horas entretidos com o acessório. Os cães mais ansiosos também se dão super bem com os brinquedos interativos, já que a distração tende a ocupar a cabeça do pet e deixá-lo mais calmo. Confira os brinquedos interativos para cachorro que mais fazem sucesso:

  • Bolinha recheada
  • Tapete interativo 
  • Quebra-cabeça

Brinquedos para cachorro tranquilo: ursinho de pelúcia é uma excelente opção

A pelúcia para cachorro é uma excelente opção de brinquedo para cães tranquilos. Além de entreter o peludo, esse brinquedo serve de companhia para o animal na ausência do tutor. O grande fascínio dos cães por esse brinquedo é que eles são macios e confortáveis, proporcionam uma sensação de segurança e conforto. 

Por ser um brinquedo para cachorro frágil, ele não é indicado para cães que gostam de destruir objetos, mas não existe restrição para porte do animal. Cães da raça Golden Retriever, por exemplo, embora sejam grandes, adoram andar por aí carregando uma pelúcia para cachorro na boca.

Os ossos de nylon são ótimos brinquedos para cachorro filhote

Os ossos de nylon são brinquedos para cachorro resistentes que podem ser encontrados com diversos formatos e texturas. Eles são ideais para cães que gostam de destruir brinquedos, mas também para o filhote de cachorro, já que as diferentes texturas ajudam a aliviar a coceira provocada pelo crescimento dos dentes permanentes. 

Esses brinquedos são considerados seguros, pois não soltam pedaços grandes que podem deixar o cachorro engasgado, além de ter o material abrasivo (isto é,  não oferece risco para a saúde bucal do pet). Assim como qualquer brinquedo, a supervisão é indispensável para evitar acidentes!

Use a criatividade e aprenda a fazer um brinquedos para cachorro divertido e barato

Se você é daqueles que gosta de botar a mão na massa, que tal fazer você um brinquedo para cachorro que seja a cara do seu “AUmigo”? Além de dar um toque especial de amor e carinho para o brinquedo, você pode acabar economizando nessa ‘brincadeira’ e se divertir tanto quanto o peludo. Confira como fazer um brinquedo para cachorro caseiro:

Brinquedos para cachorro com garrafa pet são simples e baratos

Existem vários tipos de brinquedos com garrafa pet que você pode fazer para enriquecer o ambiente do peludo e deixar o cachorro entretido e relaxado. O melhor de tudo é que não é preciso gastar quase nada para fazer ele. Basta reutilizar a garrafa pet da bebida que você mais gosta e pronto. Confira o passo a passo para montar esse brinquedo para cachorro:

  1. Pegue uma garrafa pet, remova a tampinha e o rótulo
  2. Higienize o interior com detergente neutro e água
  3. Deixe a garrafa secar em um local arejado, mas sem sol
  4. Após secar, coloque ração para cachorro dentro da garrafa 
  5. Feche novamente com a tampa. Se assegure de ter fechado com força para que a tampa não saia e o animal se engasgue
  6. Faça pequenos furos na garrafa do tamanho dos grãos de ração para que eles possam sair na medida que o pet brinca com o acessório 
  7. Para elevar o grau de dificuldade desse brinquedo caseiro para cachorro, pendure a garrafa com um barbante no meio do batente de alguma porta para funcionar como um pêndulo

Esse é um dos brinquedos para cachorro preferido dos peludos, porque além de oferecer recompensa, estimulam o olfato e o raciocínio do cão. Ou seja, funcionam como se fosse um brinquedo interativo para cachorro.

Qual é a importância dos brinquedos para cachorro?

Embora muitas pessoas não saibam, brincar com cachorro diariamente é tão importante quanto passear, alimentar e acariciar o animal. Essa é uma atividade que proporciona o bem-estar físico, mental e emocional do cachorro, já que estimula o movimento, livra o animal do tédio e o deixa mais relaxado. Especialistas afirmam que a falta de estímulos e distração é capaz de deixar o cachorro estressado, ansioso e até agressivo. Por isso, se você quer ver o seu cachorro feliz, não se esqueça de comprar um brinquedo divertido e de tirar meia horinha do dia para viver um tempo de qualidade ao lado dele!

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cachorro

O cérebro de cachorro 'sincroniza' com o nosso durante a troca de olhares, descobre cientistas

Você já se perguntou o que acontece dentro do cérebro de um cachorro? A verdade é que pouco se sabe sobre como funciona o cérebro ca...

Cachorro

Queda de pelo em cachorro fica mais forte na primavera. Entenda os motivos e veja 5 dicas para amenizar o incômodo

Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa que...

Cachorro

10 fatos para conhecer o cachorro Blue Heeler, o famoso Boiadeiro-australiano

Você conhece o Blue Heeler? Esse cãozinho é conhecido também pelo nome de Boiadeiro-australiano ou Australian Cattle Dog. Como o pró...

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Cuidados

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinh...

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cuidados

Aprendi do pior jeito a não ignorar a tela de proteção para gatos na minha casa: 5 motivos para instalar o quanto antes

Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de p...

Ver todas