O gato é um animal muito higiênico e o ato de fazer a própria limpeza com a língua comprova isso. O banho de gato é uma cena muito fofa, nós sabemos, mas esse hábito pode resultar em bolas de pelo vomitadas pela casa . Ao se lamber, alguns fios podem ficar agarrados na superfície da língua e serem engolidos. Quando não eliminados, os pelos ficam presos no sistema digestivo do gatinho e se acumulam ali. O gato vomitando bola de pelo de vez em quando não é algo tão preocupante, mas você precisa ficar atento se isso se repetir com frequência ou se o felino tiver dificuldades para liberar esses pelos acumulados.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você é um pai ou mãe de gato de primeira viagem e não entende o motivo do seu felino soltar bolas de pelos, chega mais que o Patas da Casa te explica!

Bola de pelo: gato dará sinais de que está prestes a expelir uma?

Não fique apavorado se, ao acordar de manhã, encontrar alguns pelos envoltos em um líquido amarelado no chão da sua sala. Seu gato expeliu uma bola de pelos! Formada por uma mistura de pelos com secreções gástricas, saliva e até resto de alimentos, o comportamento não é algo incomum. No entanto, esse acúmulo de pelos pode trazer incômodo para o seu gatinho e até mesmo gerar problemas mais sérios de saúde quando não são eliminados.

Os sintomas de bola de pelo em gatos podem estar associados a falta de apetite, cansaço, vômitos frequentes e até diarreia. É fundamental estar sempre de olho no seu bichano, porque qualquer coisa diferente pode indicar uma situação mais grave. Caso observe algum desses sinais, procure um médico veterinário imediatamente!

Como ajudar o seu gato a eliminar uma bola de pelo?

Caso perceba que a situação não é grave, você pode recorrer a algumas mudanças na rotina para auxiliar o seu gato a não acumular bolas de pelos no sistema digestivo. Uma das primeiras alternativas é fazer uma dieta mais rica em fibras. Algumas marcas possuem rações e petiscos que aumentam a atividade intestinal e fazem com que as bolas de pelo sejam eliminadas naturalmente pelo organismo dos felinos.

Outra opção é comprar graminha para gato no pet shop. Específicas para os felinos, essas plantas são ricas em fibras e ajudam no perfeito funcionamento do intestino. Além disso, a grama deixa o gatinho entretido e mais relaxado. Tudo é válido para melhorar o bem-estar do seu pet, não é mesmo?!

Como evitar as bolas de pelos?

Não existem métodos que eliminem a possibilidade do seu gatinho sofrer com esse problema, mas há maneiras de reduzir e evitar que a situação fique mais grave. O primeiro passo é adotar a escovação constante dos pelos do seu gato. O ideal é escovar o gatinho uma vez por semana - em períodos de troca de pelagem, a frequência deve aumentar. Ao pentear os felinos, os chamados pelos mortos são removidos e, assim, diminui a chance de ingestão.

Além da alimentação rica em fibras e da escovação frequente, tenha um cuidado especial com a limpeza da casa, principalmente nos locais onde o seu gato costuma ficar e transitar. Isso é importante para evitar o surgimento e proliferação das pulgas, pois elas acabam estimulando o gato a fazer uma limpeza excessiva da pelagem - o que aumenta a tendência das bolas de pelos. Deixe água limpa e fresca à disposição (talvez valha a pena investir em uma fonte especial para gatinhos) para facilitar a liberação dos pelos e o manter sempre hidratado. Seguindo essas dicas, seu gatinho terá mais qualidade de vida e ficará livre do incômodo das bolas de pelo.

Redação: José Thomé