Alimentação animal

Bifinho para cachorro é saudável? Veja o que olhar no rótulo e como oferecer o petisco

Publicado - 22 Setembro 2023 - 15h06

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O bifinho para cachorro é um petisco que os peludos amam receber, seja como um agrado ou recompensa durante o adestramento positivo. Os cães são fãs desse tipo de snack principalmente pelo fato de que os bifinhos são preparados com sabores e cheiros atrativos para o animal. Porém, será que os bifinhos para cachorro são realmente saudáveis para os pets? Para ajudá-lo a escolher o bifinho mais adequado para o seu peludo, o Patas da Casa vai te mostrar o que você deve observar no rótulo do produto antes de levá-lo para casa.

O que devo olhar no rótulo de bifinho para cachorro?

Pode ter certeza que oferecer petiscos está entre uma das formas de como dizer “eu te amo para seu cachorro”. No entanto, quando se trata de escolher bifinhos para cães, é preciso olhar com muita atenção para os ingredientes do produto para que o petisco escolhido seja de qualidade. Veja as dicas que o Patas separou para te ajudar a não errar nessa escolha: 

  • Ingredientes naturais: sem dúvidas, oferecer qualquer produto que contenha ingredientes de origem natural, como frutas e legumes, em sua composição é super benefício para a saúde do cachorro. Geralmente, esses ingredientes oferecem uma fonte de nutrição mais completa para o peludo, e como são mais fáceis de digerir, possuem um menor risco do animal desenvolver problemas gastrointestinais.
  • Proteína de qualidade: a proteína é indispensável para o organismo do cão, por isso, é importante sempre estar atento à qualidade desse ingrediente presente nos produtos. Opte por bifinhos para cachorro que contenha fontes de proteína de alta qualidade, verificando a porcentagem de proteína bruta do produto, que nada mais é do que uma medida que quantifica a proteína presente no bifinho. Ou seja, quanto maior a porcentagem de proteína bruta, maior a quantidade do nutriente na fórmula. 
  • Gordura: para evitar a obesidade canina, é importante associar vários cuidados na rotina do pet, como alimentação balanceada, exercícios físicos e também petiscos que contenham um teor de gordura mais baixo. Bifinhos que contenham níveis altos de gordura não são uma boa opção para cachorro obeso, por isso, evite.
  • Matéria mineral: cálcio, potássio, fósforo, são alguns dos minerais que desempenham funções importantes para manter a saúde do cão, como fortalecer os ossos e regular a pressão arterial. Por isso, opte por um bifinho canino que contenha porcentagens maiores de matéria mineral. 
mulher adestrando cachorro e oferecendo petiscos
Bifinhos para cachorro podem ser utilizados no adestramento positivo

Como oferecer bifinhos para cães?

Antes de escolher qualquer tipo de petisco para cachorro, é fundamental pensar na saúde do animal. Será que um bifinho vai fazer mal para o meu pet que tem sintomas de insuficiência renal, por exemplo? Para os animais sem nenhum problema de saúde, é possível oferecer bifinhos moderadamente. Por outro lado, se o peludo já tiver uma condição pré-existente de saúde, como é o caso do cachorro com insuficiência renal, é importante levá-lo ao médico veterinário para que ele avalie se o cão pode ou não ingerir bifinho para cachorro sem comprometer sua saúde.

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para os petiscos não comprometerem a saúde do cachorro, eles podem ser oferecidos em quantidades moderadas. O indicado é dar até 4 bifinhos por semana para cada doguinho, sem ultrapassar o limite de 1 bifinho diário. Algumas formas de oferecer são:

Receita de bifinho para cachorro caseiro

Oferecer uma alimentação natural para cães é sempre uma ótima opção para a saúde do cão. Por isso, que tal botar a mão na massa e oferecer um bifinho 100% natural feito por você?  Confira essa receita de bifinho para cachorro feito pela Giovana, tutora da Maya, uma Pastor Branco Suíço:

@cao_maya BIFINHO 100% NATURAL E SAUDÁVEL ?? Os bifinhos são um dos petiscos que mais despertam interesse dos tutores de cães e gatos em pets shops, casas de ração e mercados por ser mais em conta, porém esse petisco pode parecer inofensivo mas é extremamente prejudicial para os pets ❌ Esse petisco faz muito sucesso entre os cães e por gostarem muito os tutores podem cair na tentação de oferecer várias vezes ao dia para agradar o animal. Porém ele pode causar um grande desequilíbrio na flora intestinal ⚠️ Isso porque os bifinhos industrializados é uma verdadeira bomba de aditivos químicos cheio de corante, conservante artificial, sódio, saborizantes e outros ingredientes prejudiciais a saúde dos nossos pets ? Opte em fazer um bifinho natural e mais barato que o industrializado O coração bovino, por exemplo, paguei R$ 9,90 o kg e rendeu muito petisco ? Bora aos ingredientes ⬇️ 2 ovos 1 xícara de aveia de farinha 1 kg de coração de boi - Misture todos os ingredientes em um recipiente até ficar homogêneo. Caso você tenha um mixer não precisa fazer essa etapa pois o eletrodoméstico fará por você, como eu não tenho precisei fazer isso - Coloque em um mixer ou liquidificador para triturar todos os ingredientes - Despeje em uma forma e distribua toda a massa direitinho, cobrindo todas a áreas da forma - Leve ao forno a 180º por pelo menos 30 minutos - Você pode espetar um garfo no meio da massa para ver se está bom, se o garfo sair sequinho já está ótimo - Assim que retirar do forno é só cortar em tiras para ficar parecendo um bifinho - Só conservar em um pote e dentro da geladeira por até 7 dias - Se preferir pode congelar para durar mais tempo #petiscopet #alimentacaonaturalpet #nutricaoanimal #pastorbrancosuiço #petisconatural ♬ 1 second count / when button pressed / time signal 23(1117365) - QUESS

Ingredientes: 

  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 1 kg proteína para cachorro (frango, coração de boi, carne moída, fígado)

Preparo: 

  1. Pique a proteína em pedacinhos e coloque em um recipiente;
  2. Acrescente os ovos e depois a farinha de aveia;
  3. Mexa tudo até ficar homogêneo;
  4. Coloque a mistura em um triturador, bata bastante até ficar soltinho e triturado;
  5. Passe para um refratário e leve ao forno por uns 30 minutos a 180°C;
  6. Corte do tamanho que você desejar e guarde na geladeira (dura por 7 dias);
  7. Se preferir, congele para conservar mais tempo.
     
Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Cachorro

Esses são os 6 sinais que seu cachorro te ama mais visíveis - e provam que você é a "casca de bala" dele e vice-versa

Frases para cachorro de amor podem revelar muito sobre os sentimentos humanos sobre os fortes vínculos que são criados com os pets. ...

Cuidados

Direitos dos animais em condomínios: advogada lista o que os condomínios podem proibir ou não sobre a presença de cães e gatos

Já ouviu falar nos direitos dos animais? Pois saiba que, assim como nós, os nossos pets também são protegidos pela lei. Existe a lei...

Comportamento

Aprenda a interpretar cada miado de gato: foi com essas dicas que consegui me aproximar mais ainda do meu pet

Mesmo que os gatos não saibam falar, a linguagem felina é muito rica e expressiva. Além da postura corporal, o miado de gato tem uma...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Ver todas