Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: uma das principais características do cachorro Bichon Frisé é que ele é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para quem está pensando em comprar ou adotar um cão Bichon Frisé, essa matéria definitivamente vai te ajudar. Separamos tudo que você precisa saber sobre o comportamento, saúde, preço e cuidados com o cachorrinho da raça. 

Raio-X do Bichon Frisé

  • Origem: França
  • Grupo: Cães de Companhia
  • Pelagem: encaracolada e abundante
  • Cores: branco
  • Personalidade: brincalhão, afetuoso, alegre, sensível e gentil
  • Altura: 23 a 30 cm
  • Peso: 4 a 6 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

A origem do Bichon Frisé é incerta, mas muitos consideram o cão francês

Só de ouvir o nome do cachorro Bichon Frisé, muita gente acha que essa é uma raça francesa, mas a verdade é que não é possível afirmar com certeza que ela é originária da França. De fato, o cão Bichon Frisé ganhou muita notoriedade no território francês durante o século XVI, mas antes disso o cãozinho já havia viajado por praticamente todo o mar Mediterrâneo em embarcações.

Acredita-se que quatro raças de Bichons tenham surgido a partir do cruzamento entre a raça Barbet - um extinto cão de água francês - e pequenos cães de colo com a pelagem completamente branca. São elas o Bichon Maltês, Bichon Bolonhês, Bichon Havanês e o Bichon Tenerife (que mais tarde seriam considerados os primeiros exemplares de Bichon Frisé).

Características físicas do Bichon Frisé vão além dos pelos brancos

A aparência do Bichon Frisé é encantadora, e muitos enxergam a raça como se fosse um ursinho de pelúcia. Isso não é à toa, né? Afinal, a pelagem branquinha do cachorro Bichon Frisé é uma das características que mais chamam a atenção, se assemelhando a bolinhas de algodão (principalmente depois da tosa específica para a raça).

Sobre a pelagem dos Bichon Frisé, cores não são variadas. Estes cães têm pelos exclusivamente brancos, mas que pode ter uma variação de tonalidade, às vezes sendo mais puxado para o bege. Portanto, não existe Bichon Frisé preto nem um Bichon Frisé marrom, por exemplo. Além disso, ele tem pelos bem encaracoladinhos.

Outro traço que não passa despercebido no Bichon Frisé são seus grandes olhos arredondados e escuros, assim como o rabo de cachorro curvado para cima. Este é um cãozinho de porte pequeno e que, por trás dos pelos fofinhos, tem um corpo bastante compacto e musculoso. A altura pode variar de 22 a 30 cm e peso entre 4 e 8 kg, o que o torna ideal para apartamentos e espaços menores.

Ainda assim, é bom frisar que não existe um Bichon Frisé mini. Por mais que esse seja um dos menores cães que existem - e as fotos de cachorro pequeno não negam -, existe apenas um padrão de tamanho para o Bichon Frisé. Cachorro, portanto, não tem uma variação de mini raça, como acontecer com o Pinscher 0, por exemplo.

O temperamento e a personalidade do cão Bichon Frisé

  • Convivência

Para quem se apaixona à primeira vista pelo cachorro Bichon, saiba que essa admiração e encanto só aumentam quando se convive com ele. A raça tem um temperamento muito tranquilo e dócil, capaz de alegrar qualquer ambiente com a sua presença. Inclusive, uma curiosidade impressionante é que esta é uma raça que quase não late (somente quando é muito necessário).

Contudo, apesar de toda a alegria que o Bichon Frisé proporciona, é importante ter certa atenção com a dependência que ele cria da sua família. Essa é uma raça que parece ser bastante independente, mas que no fundo se apega muito aos seus humanos, e isso pode acabar desencadeando no que chamamos de ansiedade de separação. Portanto, não se recomenda este tipo de cãozinho para tutores que tem uma rotina muito agitada e não tem tanto tempo para se dedicar a um bichinho de estimação, uma vez que para o Bichon Frisé, família é o mais importante.

Mesmo que sejam cachorros pequenos, os cachorros da raça Bichon Frisé precisam de exercícios físicos regulares para gastarem toda a sua energia. Para ajudar nisso, os passeios diários com o cãozinho podem ajudar bastante, assim como brincadeiras de cachorro para apartamento. Aliás, o que não faltam são opções de brinquedos para estimular o lado brincalhão do animal, não é mesmo?

Quanto ao espaço de criação, o cachorro Bichon Frisé se adapta muito bem a qualquer ambiente, principalmente apartamentos. Como ele não é um cão destruidor nem muito agitado, acaba sendo uma companhia perfeita para quem mora em espaços assim.

  • Socialização

Um traço bem específico do cão Bichon Frisé é que ele não tem problema nenhum em socializar com estranhos e outros animais. Na verdade, ele gosta mesmo é de fazer amizade e acaba sendo uma das melhores raças para quem tem criança em casa. Ainda assim, é importante apostar na socialização da raça desde filhote. Bichon Frisé deve crescer acostumado com outras pessoas e cães além da família.

  • Adestramento

Além de serem super afetuosos e carinhosos com seus humanos, uma outra grande qualidade do cão Bichon Frisé é que ele é muito inteligente e obediente, sendo um ótimo candidato para o adestramento canino. Ele consegue aprender novos truques e comandos muito facilmente e de forma rápida, por isso é praticamente impossível ter qualquer tipo de problema com o comportamento desse cãozinho.

 

O cachorro Bichon tem pelos tão fofinhos que lembram algodãoDivertido e alegre, o Bichon Frisé é uma ótima companhiaO cão Bichon Frisé se adapta muito bem a qualquer ambientePassear com o cachorro Bichon é necessário para gastar a energiaComo não se encantar pela fofura do Bichon Frisé?Bichon Frisé: esta raça é ótima para te acompanhar no dia a diaCom roupinha ou sem roupinha, o charme do Bichon Frisé é enorme!A carinha pode enganar, mas o Bichon Frisé é muito sociávelApegados, os cães da raça Bichon Frisé precisam de atenção frequenteCom um comportamento amigável, o que não falta é alegria com o Bichon Frisé do seu ladoÉ importante ter atenção à saúde do cachorro BichonBichon Frisé: uma piscina de bolinhas pode ser uma ótima ideia para divertir o cãozinhoO cachorro Bichon Frisé chama a atenção por onde passaOs filhotes de Bichon Frisé são tão fofinhos que não há coração que aguente!Cão Bichon Frisé: alguns bichinhos podem sofrer com ansiedade de separaçãoA tosa do cachorro Bichon Frisé deve ser feita por um profissional para não haver errosA carinha de desconfiado pode enganar, mas o Bichon Frisé é bem sociávelO filhote de Bichon Frisé não costuma dar muito trabalhoO Bichon Frisé é tão elegante que parece um modeloCom um semblante simpático, o Bichon Frisé conquista a todosUma famí­lia de Bichon Frisé para deixar o dia mais feliz!Ativos e energéticos, os cães Bichon Frisé gostam de pular e brincarPasseios ao ar livre são sempre bem-vindos na rotina do cachorro BichonA vida fica mais leve com um Bichon Frisé do lado!É, soninho! Vale lembrar que o Bichon Frisé também precisa de um cantinho para descansar, hein?Vamos brincar?Os cães da raça Bichon Frisé também precisam descansar toda essa belezaCaminhadas e corridas são um bom exercí­cio para o cão Bichon FriséDisposição é o que não falta no Bichon FriséDesembaraçar os nós do Bichon Frisé é super importanteOs pelos do Bichon Frisé exigem cuidados diáriosAcessórios podem deixar o Bichon Frisá ainda mais estilososA luxação de patela é um problema comum na raça Bichon Frisé e é importante tomar certo cuidadoVocê diria não para uma carinha dessas?O Bichon Frisé parece um ursinho de pelúciaTo aqui so aproveitando um ventinhoOs cuidados com o pelo do Bichon Frisé fazem toda a diferença na sua aparênciaEu ouvi que vamos passearEspirituosos e carismáticos, os Bichon Frisé tem uma simpatia de outro mundoComprar ou adotar um Bichon Frisé pode mudar a sua vidaBichon Frisé em dose dupla!Bichon Frisé: um cãozinho irresistí­velO Bichon Frisé precisa de uma tosa especí­ficaHaja vontade de apertar esse cãozinho!Aprecie a miha beleza humanoO cachorro Bichon Frisé é uma mistura de raçasOi humano me da um pouquinho de atencãoFestinhas para comemorar o aniversário do Bichon Frisé sempre são uma boa ideiaO Bichon Frisé é tão compacto que cabe basicamente em qualquer lugarLevar o Bichon Frisé ao veterinário é importante para saber como anda a saúde dele

5 curiosidades sobre o Bichon Frisé

  1. Os Bichon Frisé costumavam ser usados como moeda de troca por marinheiros, pelo sucesso que faziam.
  2. O Rei Henrique II da França considerava o cão Bichon Frisé como um amuleto da sorte e levava um exemplar do cãozinho para todo lugar que ia. 
  3. Apesar de ter sido muito queridinho pelos aristocratas, a raça Bichon passou por um período difícil de abandono. Foi quando circenses "adotaram" o cachorro e ele se tornou muito inteligente por isso.
  4. Uma curiosidade impressionante sobre o Frisé: Bichon é um cachorro hipoalergênico.
  5. Comparado às outras raças de cachorro, Bichon Frisé e Maltês são os mais populares dos Bichons.

Bichon Frisé filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O cachorro Bichon Frisé é adorável desde filhote! Ele é super companheiro, apegado com os humanos e tem um espírito cheio de energia e alegria. Ele precisa receber os estímulos certos, mas não é difícil fazer isso acontecer: eles se divertem com pouco. O importante mesmo é dar atenção, pois são cães que não gostam de passar longos períodos longe dos donos.

Antes de levar um Bichon Frisé filhote para casa, não esqueça de montar o enxoval para cachorro. Uma caminha, tapetes higiênicos, comedouro, bebedouro, brinquedos, coleira, guia e outros itens básicos de higiene devem estar incluídos no pacote. Além disso, é bom fazer um check-up geral da saúde do pet e aplicar todas as vacinas para cachorro obrigatórias logo no começo da vida, reforçando as doses anualmente.

Cuidados básicos com a rotina do cachorro Bichon Frisé

  • Banho: os banhos devem acontecer pelo menos uma vez por mês, lembrando sempre de pentear os pelos antes. Não esqueça de usar shampoos próprios para cachorro nessas horas. 
  • Tosa: Bichon Frisé tem uma tosa bastante específica, que deve ser feita regularmente para manter a aparência fofinha da raça.
  • Escovação: para manter os pelos do Bichon Frisé bonitos e saudáveis, o ideal é que seja feita uma escovação diária para evitar possíveis nós e remover a pelagem morta.
  • Unhas: cortar as unhas do cão Bichon Frisé é super importante para que ele não fique incomodado com o tamanho de suas garras e não se machuque.
  • Dentes: os dentes precisam de atenção redobrada, pois esta é uma raça com propensão a problemas bucais, como tártaro e gengivite crônica. A escovação deve acontecer pelo menos duas vezes por semana.
  • Orelhas: limpar o ouvido do cachorro é necessário para evitar possíveis infecções na região, como a temida otite canina.

O que você precisa saber sobre a saúde do cão Bichon Frisé

Uma das principais preocupações quanto à saúde desse cachorro é a luxação de patela, doença que ocorre quando o osso do joelho - chamado de patela - desencaixa da articulação, causando instabilidade na locomoção e podendo trazer muito incômodo ao paciente. O cachorro mancando é um dos principais sinais deste problema.

Além disso, doenças oculares como a catarata e a úlcera de córnea também podem afetar a raça de cachorro Bichon Frisé, sendo muito importante consultas regulares com um médico especializado em oftalmologia veterinária. Por fim, a gengivite crônica é um outro problema que precisa de atenção e que se não for controlada pode levar à queda dos dentes do cachorro.

Fora isso, o tutor deve se comprometer em levar o cão Bichon Frisé regularmente ao veterinário para verificar como anda a sua saúde e manter o calendário de vacinação do pet sempre em dia, o que ajuda a prevenir contra diversas doenças.

Bichon Frisé: preço do filhote pode chegar a R$ 6 mil

Se você se apaixonou pelo Bichon Frisé e está decidido a ter um cãozinho desses em casa, deve se preparar financeiramente para isso. O preço dos filhotes desta raça costuma variar entre R$ 1.500 e R$ 6.000, e um fator determinante para isso é a linhagem do animalzinho, já que cães descendentes de campeões tendem a ser mais caros. 

É importante reforçar também que não existe Bichon Frisé mini. Preço de cães "menores" não deve ser muito abaixo nem acima do que foi falado, pois de acordo com os órgãos de cinofilia, a versão mini não existe. Portanto, não se empolgue com fotos de cachorros pequenos na internet!

Na hora de comprar um filhote de Bichon Frisé, não esqueça de procurar um canil de cachorro de confiança e com boas referências. Procure conhecer o local com antecedência e faça visitas regulares para garantir que o espaço é comprometido com o bem-estar dos animais por questões de segurança. Ao encontrar um cachorro Bichon Frisé, preço não deve destoar muito dos valores mencionados.

Ainda assim, destacamos que adotar um cachorro é outra possibilidade. Pode ser um pouco mais difícil de encontrar um Bichon Frisé para adoção, mas vale a pena procurar em ongs e abrigos da sua cidade que trabalham com o resgate de animais. 

Perguntas e respostas sobre o Bichon Frisé

Como é ter um Bichon Frisé?

A raça de cachorro Bichon Frisé é muito alegre, sociável, brincalhona e gentil. São cães que se apegam com facilidade aos humanos, têm uma grande sensibilidade e são bastante amáveis. Também não latem com frequência, e a raça se configura como um bom cachorro de apartamento.

Qual a diferença entre o Bichon Frisé e Poodle?

Uma das principais diferenças entre o cachorro Poodle e a raça Bichon é a pelagem. Enquanto o primeiro cãozinho tem uma única camada de pelos, o Bichon Frisé tem pelo e subpelo. Isso faz com que ele tenha uma aparência mais fofinha e felpuda. Além disso, o Poodle é um cachorro que pode ter diferentes portes, enquanto os Bichon sempre serão pequenos.

Como cuidar de um Bichon Frisé?

Os principais cuidados com o Bichon Frisé são com a pelagem, que demanda escovação e tosa frequente. Não é uma raça que solta muito pelo, mas eles podem se enrolar com facilidade e fazer nós. Outros cuidados são com o gasto de energia do animal, alimentação e saúde. Sempre ofereça uma ração para cachorro apropriada para a fase de vida do animal e de acordo com o porte.

O que significa Bichon?

O significado de Bichon é, basicamente, "bicho" em francês. Já a tradução de Bichon Frisé seria "bicho do pelo enrolado", o que faz jus à aparência do animal.

Quanto tempo vive Bichon Frisé?

Na raça Bichon Frisé, expectativa de vida média é de 12 a 15 anos. São cães que podem viver bastante, se forem bem cuidados e tiverem tudo o que necessitam para uma boa qualidade de vida. Isso inclui alimentação balanceada, passeios, carinho e check-ups regulares.

Publicado originalmente em: 05/03/2021

Atualizado em: 18/12/2023