Ver um cachorro Beagle e não se apaixonar é praticamente impossível! O Beagle é uma das raças de cachorro médio mais populares do Brasil. Incrivelmente companheiro, brincalhão e dócil, ele é a escolha certa para famílias com crianças ou até mesmo pessoas que moram sozinhas e buscam um amigo fiel. Mas engana-se quem pensa que tudo são flores: a combinação de energia alta com dificuldade de obediência pode resultar em um cãozinho bem levado. O treinamento certo, nesses casos, é a melhor solução.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ainda assim, se você está em busca de um cachorro super companheiro e bem humorado, o Beagle é uma ótima escolha e perfeito para quem precisa criar o amigo de quatro patas em apartamentos e casas pequenas. Na hora de adotar um cachorro Beagle, preço também não é dos mais caros. Para saber mais sobre a raça de cachorro Beagle, continue com a gente!

Raio-X do cachorro Beagle

  • Origem: Inglaterra
  • Grupo: Sabujos Farejadores e Raças Assemelhadas
  • Pelagem: curta, densa e macia
  • Cores: tricolor ou bicolor
  • Personalidade: brincalhão, extrovertido, carinhoso, teimoso e amigável
  • Altura: 33 a 44 cm
  • Peso: 9 a 11 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos
  • Preço: Beagle custa de R$ 1.000 a R$ 4.500

Origem da raça Beagle é inglesa

Ainda que não tenha uma origem tão bem definida, o que se sabe é que a raça de cães Beagle ganhou grande notoriedade na Inglaterra por volta do século XVI e é por isso que muitos falam que esse é um cachorro inglês. Mesmo com pouca documentação sobre a sua história, o cachorro da raça Beagle tem um poderoso faro que faz dele um excelente caçador. Não é à toa que um dos trabalhos desenvolvidos pela raça antigamente era a caça de coelhos e lebres.

Queridinho pela rainha Elizabeth I, esse cachorro chegou a ganhar uma outra versão que se destacava pelo tamanho reduzido: o pocket Beagle (ou mini Beagle). Ele migrou para a América no século XIX, e em pouco tempo já conquistou várias famílias no continente, virando praticamente um Beagle “americano”. A raça Beagle foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club (AKC) em 1885.

Beagle: tamanho e as características físicas da raça

As orelhas longas, arredondadas nas extremidades e caídas fazem com que o cachorro Beagle tenha uma aparência inconfundível. Além disso, a pelagem típica desta raça é outro ponto que chama muita atenção, com seus pelos curtos, densos e macios. Apesar de ter uma grande variedade de colorações e combinações, o Beagle branco, preto e marrom é a carinha mais popular e tem uma pelagem tricolor.

Porém, também é possível encontrar outros tipos de Beagle, como o cachorro branco e marrom, vermelho e branco, preto e branco, entre outras. Em todas as opções de raças de cachorro Beagle, a extremidade da cauda é sempre na cor branca. A melhor forma de como saber se o Beagle é puro ou não é observando esses detalhes. Cores não oficiais ou tipos diferentes de pelo, por exemplo, indicam que o pet não é a versão pura da raça. 

Uma dúvida que permeia a cabeça de muitos tutores é se o Beagle é raça pequena ou média, e a verdade é que esse cãozinho é capaz de unir o melhor dos dois mundos: existe mini Beagle e Beagle de porte mediano, que é o padrão mais conhecido. No caso das mini raças ou versão “pocket”, que é o Beagle mini, tamanho não passa de 25 cm (e muitas vezes pode ser até menor do que isso). Já na variação normal de Beagle, tamanho varia entre 33 e 44 cm de altura; com peso de 9 a 11 kg. 

Como é o condicionamento físico do cachorro Beagle?

O cachorro da raça Beagle possui muita energia e precisa de passeios regulares. Então se você busca um companheiro de quatro patas para as caminhadas diárias, o doguinho é a escolha certa. Por ser um animal com alta energia, a raça ama passear e correr. Mas lembre-se que, durante os passeios, o Beagle precisa da guia para cachorro, já que tende ele a ser desobediente.

Vale lembrar que, ainda que o Beagle seja uma das melhores raças de cachorro para apartamento, é fundamental exercitá-lo diariamente e/ou fazer brincadeiras que o façam se movimentar bastante. Antes de adotar, saiba que essas atividades devem fazer parte da rotina do Beagle. Apartamento é um ótimo lugar para o cachorro viver, mas sem exercícios ele pode se tornar destrutivo.

 

Beagle correndo com graveto na bocaBeagle dormindo com barriga para cimaVários Beagles juntosBeagle deitado com cara tristeBeagle filhote bocejandoBeagle embaixo de toalhaDois Beagles passeando com coleiraBeagle olhando para câmeraBeagle esperando raçãoBeagle correndo com bola de tênis na bocaBeagle segurando folha seca com a bocaBeagle mini deitado no chãoBeagle com língua de foraBeagle passaendo em gramadoBeagle mordendo graveto felizBeagle em cima de sofáPessoa pegando orelhas de Beagle na mãoDois Beagles juntosBeagle sentadoBeagle recebendo beijinho

 

Beagle: personalidade do cãozinho é extremamente aventureira e dócil

  • Convivência

Uma coisa que define o Beagle: personalidade carismática e divertida. Além disso, o cãozinho é conhecido por ser super aventureiro e sociável. Não é à toa que para reconhecer a raça é muito simples: basta procurar pelo cão mais animado do local. Sempre muito ativo e bem-humorado, o Beagle adulto ou filhote ama ter companhia e faz de tudo para estar ao lado dos seus humanos sempre que possível.

O único ponto negativo é que, se for deixado de lado por muito tempo, o cachorro Beagle pode latir bastante e ser destrutivo. É uma raça que é tão apegada que pode sofrer com ansiedade de separação em alguns casos. Além disso, ele tende a ser um cachorro ciumento se não for devidamente socializado.

Apesar disso, pode acreditar: o Beagle é uma das raças mais independentes que você vai conhecer. Ele, com seu espírito brincalhão, adora explorar novos cantinhos da casa e conhecer coisas novas. O combo de curiosidade e energia comum nas raças de cães de caça faz com que os Beagles estejam sempre prontos para aventuras e diversões. O cachorro Beagle é agitado, mas engana-se quem pensa que esses cães ficam ligados no 220 volts o tempo todo. Por brincar bastante, o Beagle dorme bastante no tempo livre também. Afinal, para repor as energias, ele precisa descansar.

  • Socialização

Da mesma forma que ocorre com outros cachorros, raça Beagle precisa passar por um processo de socialização adequado para crescer acostumada com outros pets e pessoas. O Beagle é naturalmente extrovertido, mas isso ajuda a melhorar a relação interpessoal do cãozinho, deixando-o menos desconfiado e mais sociável com as visitas e outros animais de estimação.

Já quando a relação é com os pequenos, tanto o Beagle médio quanto o Beagle mini são ótimas opções de raças para quem tem crianças em casa. Eles se dão bem com os menores e estão sempre prontos para brincar. Por isso, eles têm grandes chances de se tornarem grandes amigos. No entanto, é importante ter pulso firme com o cachorro desta raça, sempre definindo limites para evitar desobediências. Para completar, manter uma boa frequência de passeios diários ajuda nesse processo.

  • Adestramento

Não existem dúvidas de que os Beagles são animados e que a convivência com eles pode trazer várias histórias divertidas. Entretanto, o espírito aventureiro da raça pode se tornar um problema a longo prazo. Enérgicos, as raças de cachorro Beagle não param e não são do tipo que ficam por muito tempo no colo. Por serem um tanto teimosos, a melhor maneira de gastar a energia do cachorro raça Beagle é com treinamento e atividades físicas. Caso contrário, a bagunça pode tomar conta da casa. 

O Beagle é inteligente, mas também é uma das raças de cachorro mais teimosas e difíceis de adestrar. Por isso, planeje um adestramento desde filhote, seja presente e dê muito amor. Dessa forma, você evita estresses desnecessários e garante o bem-estar do seu amigo e da família. Para que os treinamentos do cachorro Beagle sejam bem sucedidos, a técnica do reforço positivo com recompensas — como petiscos e elogios — é a melhor alternativa.

 

@vanessamercado.c Finally!! ???#youcandoit #dog #beagle #puppy #foryou #parati #bolivia ♬ Rocky: Eye of the Tiger - Best Movie Soundtracks

4 curiosidades do cachorro Beagle

  1. O cachorro Beagle era a grande paixão da rainha Elizabeth I, que foi a responsável por tornar essa raça tão popular na Inglaterra.
  2. O Snoopy, que é um dos personagens caninos mais famosos da ficção científica, é um Beagle!
  3. O Beagle é tão querido que já até morou na Casa Branca durante o mandato do presidente Lyndon Baines Johnson. Ele tinha três exemplares da raça. 
  4. Quando se trata desse cachorro, raça Beagle pode ser usada como cão farejador em aeroportos para ajudar na busca e apreensão por drogas e materiais ilícitos. Por isso, é uma das raças de cães mais utilizadas para trabalhos

Filhote de Beagle: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O filhote da raça adora ter e sentir a liberdade. Por ter um faro muito apurado, o filhote de Beagle pode passar horas e horas explorando o ambiente e farejando todos os tipos de cheiros. Por isso, o primeiro passo para deixar o pet feliz e realizado nos primeiros meses de vida é levá-lo para passear e brincar bastante — mas lembre-se que isso só deve acontecer quando o cãozinho estiver completamente imunizado. 

Para receber um Beagle filhote em casa, também é bom preparar o novo lar do pet com tudo que ele precisa: cama, brinquedos, ração, itens de higiene, entre outras coisas. Outro ponto importante é que quando filhote, Beagle precisa de atenção ainda maior com a sua saúde. As vacinas para cachorro devem ser aplicadas após 45 dias de vida, bem com o vermífugo. Deixe sempre agendado o dia das visitas ao veterinário e evite atrasar a vacina do cachorro

 

Beagle filhote com boca abertaBeagle filhote sentadoBeagle filhote com patinha levantadaBeagle filhote andando no gramadoBeagle filhote correndo ao ar livreDois Beagles filhotes juntosBeagle filhote em cima de banquinhoDois filhotes de Beagle dormindo juntosDois filhotes de Beagle se alimentandoBeagle filhote em pé olhando para frenteBeagle filhote em pé ao ar livreBeagle cheirando picoléBeagle filhote pronto para brincarBeagle com flores amarelas de fundoBeagle correndo em gramado floridoDois Beagles dormindo em caminha azulBeagle agarrado com brinquedoBeagle em florestaBeagle filhote no colo de meninoBeagle do lado de um Pinscher

 

Beagle: cuidados especiais são necessários com a rotina do cachorro

  • Banho: quando se trata do Beagle, cachorro não precisa de banhos tão frequentes: uma vez por mês ou a cada 45 dias é suficiente para dar conta do recado. Banho deve ser sempre realizado com um shampoo para cachorro, pois eles contém um pH adequado aos pelos do animal.

  • Escovação: os pelos do cachorro Beagle não caem em grande quantidade, mas caem o ano todo. Por isso, escovações duas ou três vezes por semana são indicadas. 

  • Unhas: para evitar desconfortos no cãozinho, o ideal é cortar as unhas do cachorro sempre que elas estiverem muito compridas. Uma ou duas vezes por mês é o ideal, conforme necessário.

  • Dentes: a saúde bucal dos pets requer certa atenção. Escovar os dentes do cachorro semanalmente é um cuidado importante para evitar o desenvolvimento de tártaro.

  • Orelhas: no caso do Beagle, cachorro precisa de ainda mais atenção com as suas longas orelhas, pois ele tem mais chances de sofrer com inflamações no local. O ideal é verificar a região semanalmente, limpando o ouvido do Beagle. Cuidados especiais, como secar bem os ouvidos após o banho, também evitam problemas na região. 

O que você precisa saber sobre a saúde do Beagle

Apesar de ser muito ativo, a raça tem uma alta tendência ao sobrepeso, precisando de atenção redobrada do tutor em relação à alimentação. Por isso, para cuidar da saúde do Beagle, comida deve ser limitada às indicações passadas pelo veterinário. Associados a isso, as caminhadas e exercícios também são importantes para evitar a obesidade canina na raça Beagle. 

Além disso, outras doenças como otite canina, epilepsia, problemas neurológicos e displasia de quadril podem afetar o cão. Para evitar estes quadros, o ideal é fazer um check-up a cada seis meses para cuidar da saúde do seu amigo. São muitas as doenças mais comuns na raça Beagle, então é importante não descuidar. 

Beagle: preço do filhote não é dos mais caros

É fácil se apaixonar por este cãozinho e querer ter um companheiro desse do seu lado. Mas quanto custa um filhote de Beagle? Como já foi dito, existem pelo menos duas versões da raça. No caso do Beagle mini, preço é bem acessível e é possível encontrar exemplares entre R$ 1000 e R$ 2500. Já quando se trata do padrão “normal” de cachorro Beagle, valor também não é muito alto: os machos custam entre R$ 1800 e R$ 3800; enquanto as fêmeas podem custar entre R$ 2200 e R$ 4500.

Na hora de adotar filhote de Beagle, preço também varia por conta de outros fatores. Além do sexo, as cores e linhagem do pet também podem influenciar no valor final. A idade é mais um fator que reflete no preço. Beagle filhote é sempre mais caro que Beagle adulto. 

Uma coisa é certa: comparado aos filhotes de outras raças de pequeno a médio porte, a raça não é das mais caras. Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados: certifique-se de que está fechando negócio com um canil de cachorro de confiança, que cuida dos pais e dos recém-nascidos da mesma forma. É preciso ter atenção para não financiar um criador negligente e evitar que outros cães sofram maus-tratos.

Perguntas e respostas sobre o Beagle

Qual é o preço de um Beagle?

O preço do Beagle varia entre R$ 1.000 e R$ 4.500, de acordo com os principais canis do país. Geralmente, essa variação leva em conta fatores como o sexo, tamanho, idade, cores e linhagem do cãozinho. A versão mini costuma ser menos cara do que a versão padrão, por exemplo.

Desconfie da venda muito barata de Beagle filhote. Preço deve estar sempre próximo da média. Se você perguntar a um vendedor quanto custa um Beagle filhote e a resposta for bem abaixo do padrão, procure saber a procedência do animal para ter certeza de que ele foi criado corretamente e sem maus tratos. 

Como saber se o Beagle é de raça pura?

O cão Beagle tem algumas características típicas, como as orelhas longas e caídas, pelagem curta, densa e macia e que se apresenta nas cores bicolor ou tricolor. Para ter certeza de que é uma raça de cachorro Beagle, o melhor a se fazer é solicitar o pedigree do animal ao canil no ato da compra.

O que saber antes de ter um Beagle?

O Beagle é um cachorro inteligente, mas energético e um tanto teimoso. Por isso, os estímulos físicos e mentais são bastante necessários na rotina da raça, assim como sessões de adestramento durante a fase de filhote. No geral, a raça é muito tranquila e amigável, desde que seja exercitada diariamente. O cãozinho também requer atenção no dia a dia, então certifique-se de sempre dedicar um tempo do seu dia a ele.

Por que Beagle late muito?

Apesar de ser um cão de trabalho, principalmente pela qualidade de farejador, o Beagle não é um cão de guarda. Ele pode latir em alguns casos ao observar movimentos estranhos ou simplesmente por conta de ciúmes do tutor, mas ele não é, essencialmente, um cão de guarda como outras raças.

Como cuidar de um Beagle em apartamento?

Os Beagles precisam de exercícios físicos e cuidados básicos no dia dia. Isso inclui escovação dos pelos, banhos, cortar as unhas, limpar os ouvidos, escovar os dentes e oferecer uma alimentação de qualidade e balanceada para o animal. Os check-ups também são importantes.

Qual o Beagle mais raro?

Em comparação ao tamanho, o Beagle mini costuma ser mais raro do que a versão média. Já em questão de cores, o Beagle bicolor — ou seja, que tem uma combinação de duas cores na pelagem — é mais raro do que o tricolor. Esse é um fator que pode influenciar no preço do cachorro Beagle.

Qual o nível de inteligência do Beagle?

O Beagle está quase no fim da lista de cachorros mais inteligentes do mundo, ocupando a 72ª posição. Isso significa que é um cão que tem tendência a se dispersar durante os treinamentos, e por isso precisa de mais repetições para aprender. O importante é não desistir!

É fácil adestrar Beagle?

Os Beagles são bastante agitados e se distraem com facilidade, mas não são impossíveis de adestrar. Para ter sucesso durante o adestramento, o ideal é apostar em treinos mais repetitivos e usar recompensas como forma de atrair a atenção do animal.

Publicado originalmente em: 20/12/2019

Atualizado em: 30/01/2024