Criar um gato é uma surpresa a cada novo dia. Apesar de serem animais independentes e que não se submetem a ordens tão facilmente, os felinos podem surpreender nos pequenos gestos do dia a dia. A sagacidade é uma marca registrada na maioria dos gatos, mas algumas raças se destacam no quesito inteligência: seja para se adaptar a mudanças, participar de brincadeiras, receber comandos ou até mesmo para conviver melhor com seus humanos. Por outro lado, alguns felinos podem até ser adestrados - e isso só é possível com respeito ao instinto e espaço desses bichinhos. Quer entender como os gatos inteligentes funcionam e quais são as características que definem isso? Chega mais!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gatos inteligentes: o que caracteriza essa condição?

Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de saber se um gato é ou não inteligente. Primeiro, é importante saber que os gatos possuem 250 milhões de neurônios no córtex cerebral - que são células associadas ao pensamento e ao comportamento de qualquer ser vivo.

É claro que a genética ajuda nesses casos. Raças de gatos inteligentes costumam reproduzir filhotes com o mesmo nível ou um nível superior de inteligência, mas não é uma regra que vai valer para todos os felinos. Uma boa alimentação, acompanhada de estímulos e também de um acompanhamento com um profissional adestrador de gatos, podem tornar qualquer bichano um verdadeiro gênio.

A inteligência em gatos está relacionada a interação com outras espécies, se ele consegue ou não aprender algo quando é ensinado, se costuma se adaptar bem a ambientes diversos, se vocaliza com frequência e consegue estabelecer uma comunicação e até mesmo se é capaz de superar suas dificuldades quando está sozinho.

Conheça as principais raças de gatos inteligentes!

gato siamês deitado

1) Gato Siamês é inteligente e curioso

 

O gato Siamês é considerado inteligente porque é muito curioso. Os bichanos desta raça gostam de explorar e sabem muito bem ir atrás de seus objetivos - seja ele um brinquedo ou um saboroso petisco. Você até pode conseguir adestrá-los, mas eles podem demonstrar mais teimosia porque prezam pela independência. São gatinhos que gostam muito de se comunicar e com os miados conseguem estabelecer uma comunicação bem interessante com seus tutores. 

2) Gato Sagrado da Birmânia tem facilidade de se adaptar a mudanças

 

gato sagrado da birmânia olhando para a câmera

Também chamado de Birmanês, gato dessa raça tem uma facilidade de se adaptar a mudanças e regras da família em que vive. Seja um adulto ou uma criança, é um felino obediente e que gosta de aprender muita coisa. Ele pode ser facilmente adestrado para fazer truques e ter certos comportamentos. Essa raça é bastante sociável com aqueles que fazem parte do seu círculo familiar. 

 

3) O Gato Angorá gosta de ser estimulado a aprender

 

gato angorá branco

O gato Angorá é tão inteligente que não se contenta apenas com a sua curiosidade. Essa raça de gato gosta de ser estimulado e de aprender com seus humanos. Além disso, o Angorá adora um desafio que o coloque para pensar! São gatos muito ativos, que gostam de carinho e companhia. Considerados felinos bem comunicativos, conseguem estabelecer uma boa comunicação com seus tutores para beneficiar seus próprios interesses. Ou seja, o gatinho dessa raça fará de tudo para conseguir o que deseja. Ele também pode e gosta de passear, por isso vale a pena investir em um adestramento de gatos para tornar esse momento agradável para ele. 

 

4) Abissínio: gato dessa raça é bem investigador

gato abissínio olhando pela janela

Os gatinhos da raça Abissínio gostam de investigar e explorar o ambiente onde vivem. Eles são fãs de exercício e de companhia e se ficam muito tempo parados ou sozinhos, podem até entrar em depressão. O Abissínio é sociável também com outros animais, gosta de aprender truques e de brincar. É uma raça que tem um instinto de caça bem forte e por isso se diverte nas brincadeiras em que precisa ir correr atrás de uma presa.

 

5) Bengal, o gato mais inteligente do mundo!

 

gato bengal andando pela casa

Considerada a raça de gatos mais inteligente do mundo por causa do seu cruzamento genético entre um felino doméstico e um felino selvagem, os gatos Bengal são um verdadeiro desafio. Como são muito inteligentes, possuem uma personalidade forte e acabam fazendo o que querem e quando querem. Apesar disso, sabem obedecer e podem ser treinados para fazer muitos truques e também passear na rua de coleira e guia. Essa raça gosta de brincar com seus donos e de interagir com bastante miados. Podem, inclusive, ter diferentes tipos de vocalizações para aprimorar a comunicação com sua família. 

 

6) Sphynx: gato inteligente e tranquilo que gosta de companhia

gato sphynx olhando para a câmera

O Sphynx é muito inteligente e valoriza tutores que tiram um pouco do seu tempo para que ensinar truques e alguns comportamentos. Eles amam aprender! Por outro lado, o Sphynx não gosta de ficar sozinhos e ama o colo de seus donos - você verá ele pedindo carinho constantemente. Gatos desta raça gostam de brincar e participar dos momentos em família, seja como companhia ou como o centro das atenções. 

 

Bônus: gato vira-lata é uma mistura da inteligência de várias raças

 

gato vira-lata na rua

O vira-lata é uma mistura de várias raças de gatos. Por isso, é sempre uma surpresa! Por serem uma mistura indefinida, não possuem um padrão de comportamento, mas vale a pena apostar na companhia que eles têm a oferecer e se surpreender com tudo que podem fazer. Como todos os outros gatos, esses bichanos também podem ser adestrados. Se esse for o seu desejo, basta procurar por um bom adestrador de gatos para te ajudar nessa tarefa. 

 

Redação: Júlia Cruz