Raças de cachorro

As 10 raças de cachorros mais inteligentes

Publicado - 08 Setembro 2022 - 10h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Nem todo mundo sabe, mas o Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. Ele tem uma esperteza fora do comum e várias outras qualidades que se destacam quando o assunto é a inteligência canina. Só que você já parou para pensar sobre os critérios que definem qual a raça de cachorro mais inteligente? Pode parecer uma ideia abstrata, mas existe todo um estudo feito para entender melhor o cérebro dos cães e suas habilidades cognitivas. E acredite: os doguinhos podem ser muito sagazes nesse sentido!

Para descobrir curiosidades sobre o tema - como qual o cachorro mais inteligente do mundo e outras raças que fazem parte do ranking -, preparamos uma matéria especial sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Raças de cachorro mais inteligentes do mundo: o que define a inteligência canina?

O psicólogo norte-americano Stanley Coren fez uma pesquisa bem completa, analisando os comportamentos, inteligências e habilidades de diferentes raças. A partir dos resultados, ele escreveu o livro “A Inteligência dos Cães ” (The Intelligence of Dogs) e concluiu que há diferentes formas de inteligência canina. As principais delas são a instintiva (que é inata ao cão, como caçar e pastorear), a adaptativa (relacionada à capacidade do cão de se adaptar ao ambiente) e a operacional (relacionada à treinabilidade - ou seja, à capacidade do pet de aprender truques e seguir ordens).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Então o que define qual é o cachorro mais inteligente do mundo é, na realidade, um conjunto de fatores! A facilidade de aprendizado - medida principalmente pela capacidade e velocidade de processar comandos e respostas - é, certamente, uma das principais formas de medir isso. No entanto, a maneira como o pet se relaciona com outras pessoas também deve ser levada em consideração para identificar um cachorro inteligente, assim como os seus instintos.

Existem muitas outras formas de inteligência, comportamentos e habilidades que foram analisados e debatidos no estudo. Mas se você está curioso para saber quais são as raças de cachorro mais inteligentes, é só vir com a gente: aqui embaixo reunimos os 10 primeiros colocados do ranking de Stanley Coren!

Ranking de cães mais inteligentes analisa a inteligência operacional da espécie

Antes de tudo, é importante destacar que o Ranking de Inteligência Canina (Dog Intelligence Ranking) leva em conta a inteligência operacional do cachorro - ou seja, a sua capacidade de obedecer e aprender truques novos. As raças que conseguem aprender os comandos com maior rapidez são consideradas mais inteligentes.

1. Border Collie


Raça de cachorro mais inteligente do mundo é o Border Collie
Raça de cachorro mais inteligente do mundo é o Border Collie

O título de cachorro mais inteligente do mundo é do Border Collie, e ele realmente faz jus à fama que tem! De acordo com o ranking elaborado por Stanley Coren, a raça tem grande facilidade de aprender comandos e, por ser um cachorro de pastoreio, suas habilidades instintivas também são bem afloradas. O Border Collie, de uma forma geral, apresenta comportamentos como “agachar, olhar fixamente e fazer contato visual”, de acordo com o estudo do psicólogo, e pode fazer várias coisas por causa da sua inteligência. 

Além do mais, são cães que têm uma excelente concentração e foco. Eles se comunicam muito bem e assimilam ordens rapidamente, por isso são bons na função de  pastoreio e em esportes como o agility canino. Não é à toa que ele é o cachorro mais esperto do mundo !

2. Poodle 


Poodles é um cachorro inteligente, fácil de adestrar e tem alta inteligência adaptativa
Poodles é um cachorro inteligente, fácil de adestrar e tem alta inteligência adaptativa

Apesar de não ser a raça mais inteligente de cachorro, o Poodle fica em segundo lugar no ranking de inteligência canina (e merecidamente!). Ele é um cão muito fácil de adestrar e tem uma inteligência operacional e adaptativa bastante acima da média. Além de ágil, o Poodle é um cachorro determinado, obediente e que gosta de agradar o tutor. Essas características fazem com que essa seja considerada uma raça de cachorro inteligente e habilidosa!

Esse não é um cachorro de trabalho “tradicional”, mas a capacidade de aprendizado do Poodle o tornou um dos bichinhos preferidos para apresentações de circo e outros espetáculos.

3. Pastor Alemão


Pastor Alemão é um cachorro mais inteligente que muitos cães
Pastor Alemão é um cachorro mais inteligente que muitos cães

O Pastor Alemão é um dos cachorros mais inteligentes do mundo. Com enorme facilidade de aprendizado, a raça se destaca na hora do adestramento. Além disso, são cães extremamente obedientes, com grande força física, agilidade e perspicácia - e é por isso que essa é uma das raças mais usadas para trabalhos e serviços policiais. O Pastor Alemão não precisa de muitas repetições durante os treinamentos, mas devem ser treinados de acordo com a função a ser exercida.

Ao atuar como cão policial, por exemplo, o Pastor Alemão ajuda a detectar explosivos, drogas e cumpre outras funções relacionadas à segurança. Já se ele for um cão de guarda ou proteção pessoal, deve ser adestrado para tomar conta da propriedade.

4. Golden Retriever


Outra raça de cachorro inteligente é o Golden Retriever
Outra raça de cachorro inteligente é o Golden Retriever

Além de ser um cachorro inteligente, o Golden Retriever é uma das raças mais dóceis e amigáveis que você vai encontrar por aí. Eles são companheiros, sociáveis e com uma facilidade enorme de adaptação a diferentes circunstâncias, sendo sempre muito doce, gentil e brincalhão. O Golden Retriever se destaca pela boa inteligência operacional (consegue aprender comandos com rapidez e eficácia) e, inclusive, é muito usado como cão-guia para cegos e cachorro de suporte emocional.

Essa raça de cachorro inteligente tem todas as características necessárias para ajudar a cuidar dos humanos de várias formas - seja no aspecto físico ou emocional - e pode ser treinada sem problemas.

5. Doberman Pinscher


Mesmo não sendo a raça mais inteligente de cachorro, o Doberman é muito disciplinado
Mesmo não sendo a raça mais inteligente de cachorro, o Doberman é muito disciplinado

Assim como o Pastor Alemão, o Doberman é um cachorro inteligente que se destaca pelo instinto de trabalho e treinabilidade, pois aprende de forma rápida, é bem forte, ágil e funciona como ótimo cão de guarda. A fidelidade e devoção ao dono, inclusive, é uma das maiores qualidades da raça, e uma das razões por que o Doberman faz questão de aprender tudo que é passado de primeira: ele sempre quer deixar o tutor feliz.

O lado bom é que você não vai precisar repetir muito os comandos para que ele aprenda e seja um cachorro obediente. Fica a sugestão para quem procura um cão protetor e ao mesmo tempo super leal!

6. Pastor de Shetland


Das raças de cachorro mais inteligentes, o Pastor de Shetland lembra o Border Collie
Das raças de cachorro mais inteligentes, o Pastor de Shetland lembra o Border Collie

Semelhante ao Border Collie, o Pastor de Shetland também é considerado um dos cachorros mais inteligentes. Em seus estudos, Stanley Coren fala que essa raça é conhecida por ser muito esperta e fácil de adestrar. De acordo com o psicólogo, a personalidade desse cão é marcada pela obediência - ou seja, ele adora receber comandos e consegue aprender truques bem diferentes.

Na hora de ser treinado, não são necessárias muitas repetições, porque a memória dele é muito boa! O Pastor de Shetland também pode ser usado como cão de pastoreio, e executa o trabalho com maestria e dedicação.

7. Labrador Retriever


Além de ser um cachorro inteligente, o Labrador é amigável e dócil
Além de ser um cachorro inteligente, o Labrador é amigável e dócil

O Labrador é um dos cães mais inteligentes (aprende mais rápido do que outras raças), é forte, ágil, ama brincar e costuma se dar muito bem com crianças (e com qualquer tipo de pessoa, na verdade). Ele é sociável, adaptável e tem uma ligação bem especial com os donos. Além de ser uma das raças mais dóceis e brincalhonas que você vai encontrar na lista, o Labrador tem uma versatilidade incrível e é muito usado para diferentes tipos de trabalhos.

Assim como o Pastor Alemão, ele pode ser usado como cão policial para detectar drogas e auxiliar em missões de busca e resgate (inclusive em ambientes aquáticos). Ele também pode ser que nem o Golden e atuar como excelente cão-guia.

8. Spaniel Anão Continental (Papillon)


Mesmo não sendo o cachorro mais inteligente, o Spaniel Anão Continental tem ótima memória
Mesmo não sendo o cachorro mais inteligente, o Spaniel Anão Continental tem ótima memória

Pouco conhecida aqui no Brasil, a raça Spaniel Anão Continental (ou Papillon, como também é chamada) se destaca por ser um dos cachorros mais inteligentes do mundo, ocupando a oitava posição no ranking de Stanley Coren. Apesar do seu porte pequeno, o cãozinho é extremamente protetor com os donos e tem como algumas das principais características o rápido aprendizado e uma boa memória. Ou seja, não faltam motivos para dar uma chance para essa fofura!

O Papillon antigamente era usado como um cão de caça, e até hoje esses instintos estão presentes na raça. Eles gostam de se sentir estimulados e têm um poderoso faro de cachorro!

9. Rottweiler


Cachorros mais inteligentes do mundo: os Rottweillers fazem parte da lista
Cachorros mais inteligentes do mundo: os Rottweillers fazem parte da lista

Mesmo com a injusta fama de bravo e agressivo, o Rottweiler tem várias qualidades, como obediência e inteligência fora do comum. Esses cães são incrivelmente fortes, disciplinados e de fácil adestramento. O Rottweiler é um cachorro mais inteligente do que muitos outros por aí, apresentando habilidades para resolver problemas complexos (como descobrir uma forma de fugir de casa, por exemplo). Se criados do jeito certo, eles são ótimos companheiros!

De acordo com Stanley Coren, o Rottweiller também ocupa o primeiro lugar no ranking de melhores cães de guarda (Top Dogs for Watchdog Barking). Eles tomam conta da casa e de propriedades com excelência.

10. Boiadeiro Australiano


Um cachorro inteligente e pouco conhecido é o Boiadeiro Australiano
Um cachorro inteligente e pouco conhecido é o Boiadeiro Australiano

Agora que você já sabe qual raça de cachorro mais inteligente e outros cães que se destacam no quesito inteligência, chegou a hora de descobrir quem ocupa a décima posição do ranking! E a resposta é o Boiadeiro Australiano, uma raça que é pouco encontrada no Brasil, mas que tem muito a oferecer para aqueles que se disporem a conhecer melhor o cãozinho.

Assim como o Border Collie, ele é um ótimo cão-pastor, sendo muito usado por fazendeiros para cuidar do gado. Esse cãozinho tem uma inteligência instintiva e operacional acima da média, além de ser muito obediente e fiel ao dono.

Como saber se você tem um cachorro inteligente? Veja dicas!

Existem vários sinais que indicam que um cachorro é inteligente! Se você tem um cãozinho, basta prestar atenção nos detalhes e no comportamento do seu aumigo no dia a dia. Para descobrir se o seu dog é inteligente, observe se ele:

  • Aprende truques e comandos com facilidade;
  • Consegue se comunicar claramente com você;
  • Tem uma memória bem desenvolvida;
  • Mantém um bom relacionamento com outras pessoas e animais de estimação;
  • Se adapta facilmente a novas situações;
  • Tem a iniciativa de começar brincadeiras e sempre mostra o que quer;
  • É mais cauteloso e pouco impulsivo;
  • Responde bem à desafios.

Além dessas características, uma coisa que ajuda muito a saber qual cachorro mais inteligente é entender como funciona a linguagem canina! Os cães são mais expressivos do que nós imaginamos e se comunicam com a gente - e com outros pets - por meio da postura corporal e vocalização (latidos, uivos, grunhidos). Por isso, é importante conhecer muito bem o seu pet para entender o que ele quer dizer em alguns momentos.

Redação: Carolina Damasceno e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 19/09/2019
Atualizado em: 08/09/2022

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas