Raças

American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça

Staffordshire Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro famosa por sua lealdade
Staffordshire Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro famosa por sua lealdade

O American Staffordshire Terrier é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião. Quer saber mais sobre essa incrível raça de cachorro do grupo dos Terriers? Confira abaixo o guia que o Patas da Casa preparou!

Staffordshire Terrier: qual a história da raça?

O cachorro American Staffordshire Terrier foi desenvolvido com o propósito de ser um cão de luta. Por sua personalidade dócil é difícil de acreditar, porém esse cãozinho encarava grandes animais, como touros, no século XIX. Infelizmente, essa prática era comum para entreter multidões em ringues. Hoje em dia, as lutas são proibidas e a força e corpo robusto do Staffordshire Terrier são apenas características de um cão protetor e leal com a família. O cruzamento entre Bulldog e Black-and-Tan Terrier deu origem a raça, que posteriormente foi alterada a partir do acasalamento entre English White Terrier. Depois disso, desenvolve-se a cabeça no estilo Mastiff e orelhas menores. A raça foi reconhecida na Inglaterra para fins de exposição em 1935. Na Primeira Guerra Mundial, um cão da raça American Staffordshire Terrier se destacou sendo o pet com mais condecorações no período, atingindo o posto de sargento.

Temperamento do cachorro American Staffordshire é dócil e encantador

A personalidade do cãozinho “Staff” (apelido popular da raça), é baseada na confiança em seus tutores. Esse cachorro sempre fará de tudo para ajudar e agradar sua família humana. Toda essa dedicação aos tutores foi o que tornou a raça tão conhecida. O temperamento de cão guardião se alinha com uma conduta brincalhona e amável. Outra característica marcante da personalidade do Staffordshire Terrier é sua teimosia. Muitas vezes, esse peludo pode tentar vencer o tutor pelo cansaço, mas isso não é nada que o adestramento desde cedo não resolva.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O cachorro American Staffordshire possui a pelagem curta e pode ter cores variadas
    O cachorro American Staffordshire possui a pelagem curta e pode ter cores variadas

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
    Adote um animal

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

    Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

    American Staffordshire Terrier: saiba tudo sobre as características físicas do animal

    O American Staffordshire Terrier é forte, musculoso e tem uma estrutura física bem definida. As fêmeas da raça medem entre 43cm e 46cm e os machos ficam entre 46cm e 48cm. Já o peso médio da raça é de 27kg, sendo considerado um cachorro de porte médio. Suas patas dianteiras são mais robustas, fazendo com que a sua movimentação seja mais ágil. A cabeça do cachorro American Staffordshire Terrier é larga, com um comprimento proporcional ao seu corpo e mandíbula bem definida. As orelhas desse cachorro são eretas e se destacam em conjunto com o focinho arredondado e olhos bem separados. A pelagem é curta e pode se apresentar nos tons branco, vermelho, fulvo, azul, tigrado e preto, com ou sem manchas brancas.

    American Pit Bull Terrier x American Staffordshire Terrier: qual a diferença entre as duas raças?

    Muito se fala da semelhança entre o Pitbull e o Staffordshire Terrier, a ponto de muitas vezes a raça ser chamada popularmente como Pitbull American Staffordshire, Pitbull Staffordshire ou Pitbull American Staffordshire Terrier.

    A maior diferença entre os dois é o tamanho, pois o Staffordshire Terrier é menor que o Pitbull. Além disso, a cabeça do cãozinho Staff é mais larga. Outro fato importante que diferencia as duas raças é o comportamento de cada uma. Os Satffs costumam ser mais brandos, já os Pitbulls possuem mais tendência a serem arredios e agitados. Apesar essas diferenças, as duas raças são muito alegres, animadas e muito fiéis aos seus donos.

    Como é a saúde do Staffordshire Terrier?

    O cachorro American Staffordshire tem tendência a desenvolver problemas de saúde como catarata, distiquíase e a presença de uma segunda camada de cílios que pode fazer mal à superfície ocular. Além das complicações na visão, a displasia de quadril é outro problema comum. As visitas regulares ao veterinário e os exames frequentes são essenciais para detectar qualquer alteração na saúde do animal. Além disso, a vacinação, vermifugação e prevenção contra pulgas e carrapatos são fundamentais para que o pet tenha mais qualidade de vida.

    O American Staffordshire Terrier é dócil e tem muita energia para gastar
    O American Staffordshire Terrier é dócil e tem muita energia para gastar

    Alguns cuidados são essenciais para manter o bem-estar do cachorro American Staffordshire Terrier

    O Staffordshire Terrier precisará de uma casa espaçosa e exercícios físicos regulares para manter seu corpo saudável. Entretanto, apenas oferecer um bom espaço não será suficiente para que o cão da raça gaste sua energia. É preciso que o tutor se disponha a estimulá-lo com brincadeiras e atividades para que ele se exercite. O Staff pode passar horas praticando atividade física sem demonstrar cansaço. Passear com o cachorro da raça é essencial para que ele sem mantenha saudável. Toda essa energia faz com que o American Staffordshire seja ideal para praticar atividades como o agility para cães.

    A socialização do American Staffordshire Terrier também é um cuidado que fará toda diferença em sua vida. Caso o treinamento seja feito desde cedo, é possível que o cachorrinho da raça se adapte bem com a presença de visitas e estranhos. Os cuidados com a pelagem da raça são simples, necessitando de escovação pelo menos uma vez por semana. Outro cuidado importante é com os dentes do cachorro, que devem ser escovados regularmente. 

    American Staffordshire Terrier: preço da raça varia de R$500 a R$6 mil

    Um cachorro American Staffordshire pode custar de R$500 a R$ 6 mil. O preço é influenciado por fatores como o histórico competitivo dos ancestrais do filhote. Antes de comprar o cachorro, se atente ao modo em que é feito a criação e cruzamento dos animais no canil. Pedir informações, visitar o local pessoalmente e perguntar sobre os pais do filhote são dicas importantes para não financiar maus-tratos aos animais. Não se esqueça também que adotar cachorro é uma ótima opção para adquirir um pet.

    Redação: Hyago Bandeira

    Lhasa Apso: saiba tudo sobre a raça

    Próxima matéria

    Lhasa Apso: saiba tudo sobre a raça

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Ver Todas >

    Poodle: porte, saúde, personalidade, preço... um guia sobre a raça de cachorro queridinha do Brasil
    Adote um animal

    Poodle: porte, saúde, personalidade, preço... um guia sobre a raça de cachorro queridinha do Brasil

    Quem consegue resistir aos encantos de um filhote de Poodle? Assim como sua versão adulta, o cachorro é muito queridinho e popular nos lares brasileiros! O cachorro Poodle é facilmente reconhecido por seus pelos encaracolados e tem várias qualidades que fazem dele um cãozinho único, como o nível de inteligência e enorme apego pelos humanos. As variações de Poodle (grande, médio e pequeno) também são um ponto positivo, já que existem diferentes tamanhos do cachorro para todos os gostos.

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    É impossível não lembrar do Pinscher ao pensar nas raças de cachorro mais populares que existem. O cachorro Pinscher é a prova viva de que tamanho não é documento. Apesar de ser um cachorro pequeno, ocupa um espaço enorme no coração dos brasileiros. A fama de Pinscher bravo que carrega faz com que muita gente o associe a um cão problemático, mas a verdade é que o cachorro da raça Pinscher tem mais valentia do que raiva: ele vai fazer de tudo para proteger seu lar de qualquer ameaça.

    Corgi: como é a personalidade desse cachorro de raça pequeno?
    Adote um animal

    Corgi: como é a personalidade desse cachorro de raça pequeno?

    O Corgi é uma raça de cachorro pequeno que encanta a todos com os seus pelos fofinhos e, principalmente, por conta da sua estatura baixa e comprida, que lembra bastante um salsichinha. Já faz um tempo que o Corgi vem conquistando cada vez mais fãs na internet e no mundo, mas como será a personalidade e o temperamento desse cãozinho? Coragem e bravura são seus pontos fortes, ou esse é um cachorro mais amigável e sociável? 

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Adote um animal

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Ver Todas >