A alopecia canina é a falta parcial ou total de pelos em áreas do corpo onde normalmente estão presentes. É uma condição muito comum que pode afetar cães de diferentes raças, idades e tamanhos. Além da queda de pelo em cachorro, a doença pode acometer a pele e os sistemas linfático, imunológico e endócrino do animal. Geralmente, a alopecia é um sintoma de outros problemas subjacentes, mas pode ter origem congênita ou ocorrer por uma série de fatores desconhecidos. Descubra, a seguir, como reconhecer a alopécia canina e as 6 causas mais comuns da falha nos pelos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro com coceira e queda de pelo: como identificar a alopécia canina?

Em alguns períodos do ano, especialmente quando as estações mudam, a queda de pelo em cães pode acontecer naturalmente. Entre as razões mais comuns estão a idade do animal, as características de determinada raça e a renovação da pelagem como recurso de proteção térmica. De maneira geral, essa queda dos pelos não ultrapassa 30 dias e não deriva manchas calvas pelo corpo.

A alopecia canina é diferente da troca sazonal de pelos. Ela é uma patologia extremamente visível, caracterizada por quedas de pelos em áreas múltiplas ou simétricas (falhas com o mesmo padrão dos dois lados do cão). Ela também pode apresentar pontos circulares de calvície, acompanhadas de crostas e inflamações ao redor da área afetada. Há também cachorro com feridas e queda de pelo com sinais de descamação da pele.

Quais são as 6 causas mais comuns de alopécia canina?

Há diversas razões que podem levar um cachorro a apresentar a alopecia canina, incluindo doenças, infecções, infestações de parasitas e condições genéticas. Independente do motivo, é importante entender os motivos que levam à queda de pelo de cachorro para que o tratamento seja iniciado rapidamente. Veja as principais causas:

1) Cachorro com alergia pode ter queda de pelo

As alergias em cachorro são uma das causas mais frequentes de alopécia. Os cães podem ser alérgicos a quase qualquer substância, incluindo alimentos, mofo e pólen, mas as picadas de pulgas são uma fonte comum de reações alérgicas. Essa condição pode causar danos severos à pelagem, uma vez que o cachorro tem a tendência de se coçar, morder e lamber as áreas irritadas.

2) Hiperadrenocorticismo: queda de pelo em cachorro é um dos sinais da doença

A queda de pelo de cachorro também pode ser causada pelo hiperadrenocorticismo (HAC) ou síndrome de Cushing, uma doença ligada à produção excessiva do hormônio cortisol pelas glândulas adrenais do animal. Geralmente a patologia atinge cães um pouco mais velhos, a partir dos seis anos de idade.

 

A queda de pelo em cachorro pode surgir em áreas múltiplasA alopécia canina também pode apresentar pontos circulares de calvície

 

3) Infecção ou infestação de fungos, ácaros e bactérias

 

A micose causada por fungos, os ácaros da sarna (Demodex) e as bactérias podem gerar infecções na pele e nos folículos capilares. Como consequência, a pelagem pode apresentar círculos calvos com lesões, inflamações e crostas. Os machucados podem desaparecer espontaneamente, mas em alguns casos é necessário um tratamento com shampoos especiais, medicamentos antifúngicos e antibióticos.

4) Condição genética leva a quadros de alopecia canina

Algumas raças são geneticamente predispostas a desenvolver a alopécia canina. Após um ano de vida, falhas de pelo em algumas partes específicas do corpo (como tórax, barriga, orelha, coxas e parte inferior do pescoço) podem aparecer em Chihuahuas, Dachshunds, Whippets, Galgos Italianos, Buldogues e Galgos Ingleses.

5) Estresse e ansiedade causam a queda de pelo de cachorro

Assim como o estresse e a ansiedade podem desencadear uma série de problemas de saúde nos seres humanos, incluindo a perda de cabelos, os cães também podem ser afetados por essas manifestações.

6) Contato com insetos, plantas e outras substâncias causam urticária nos cães

Picadas de insetos, como pernilongos, plantas, produtos químicos e alguns tipos de medicamentos podem originar erupções cutâneas ou urticária nos cães. Além de febre, falta de apetite e apatia, os sintomas podem incluir a alopécia canina.

Outras causas de alopécia canina:

  • Reação a um corpo estranho na pele (como espinhos e cacos de vidro);
  • Diabetes canina;
  • Alopécia Areata (doença autoimune geralmente percebida na cabeça e pescoço);
  • Alopecia pós-injeção antirrábica (alguns cães podem desenvolver alopecia no local onde a vacina foi aplicada);
  • Exposição à quimioterapia;
  • Câncer de pele;
  • Hipotireoidismo;
  • Deficiências nutricionais.

Alopécia canina e a queda de pelo: cachorro tem acesso a quais tipos de tratamento?

Apesar de ser preocupante ver um cachorro com quedas e falhas no pelo, a maioria dos casos de alopecia canina pode ser facilmente tratada. Dependendo da causa do problema, o veterinário poderá prescrever algum tipo de remédio para queda de pelo de cachorro, antiparasitários, antibióticos, anti-histamínicos e antifúngicos.

O profissional de saúde animal também poderá recomendar vitamina para queda de pelo de cachorro para contornar os danos. O óleo de peixe, a vitamina A e a vitamina E podem ajudar na pele seca e em certas infecções.

Redação: Guilherme Segal