Cachorro

Cachorro com prisão de ventre: o que é bom para soltar o intestino do cachorro?

Publicado - 27 Julho 2023 - 14h32

Atualizado - 22 Abril 2024 - 12h05

Você sabia que o quadro de prisão de ventre em cachorro é super comum? São vários os motivos que alteram a frequência da evacuação de um cão e, às vezes, é necessário até mesmo recorrer a um laxante para cachorro para tentar normalizar o fluxo intestinal do doguinho. O que todo tutor de cachorro precisa saber, entretanto, é que existem alimentos que podem ajudar a resolver esse desconforto no pet.

Também é bom entender que há itens proibidos, que não devem ser oferecidos aos cães em nenhuma circunstância - porque são alimentos que prendem o intestino canino e também podem ser tóxicos ao organismo do animal. Quer ajudar um cachorro com prisão de ventre e não sabe como? Continue lendo e descubra!

O que é bom para soltar o intestino do cachorro: lista de alimentos que o cão pode comer

A boa notícia é que tem como soltar o intestino do cachorro por meio da alimentação, sem precisar recorrer a medicamentos ou medidas ainda mais drásticas, como fazer lavagem intestinal em cachorro, por exemplo. A base da alimentação canina deve ser a ração, e o tutor pode escolher alguma fórmula rica em fibras para ajudar a regular o trânsito intestinal.

Imagem Quiz:Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A ração úmida também é uma opção para cachorro com prisão de ventre, assim como os petiscos em forma de sachê. Ambos vão fazer com que o cachorro se hidrate indiretamente. E por falar em hidratação: a água é a principal aliada contra a prisão de ventre canina! Espalhe bebedouros pela casa, para estimular o cãozinho a beber bastante água todo dia. Isso vai ajudar a evitar um cachorro com intestino preso.

Na lista de alimentos que cachorro pode comer e que também fazem parte da nossa dieta, estão:

  • Banana
  • Melancia
  • Goiaba (sem casca e semente)
  • Melão
  • Mamão (com cuidado, pois em excesso pode resultar em diarreia)
  • Ameixa
  • Coco
  • Folhas verdes, como couve
  • Batata cozida

Leite solta intestino de cachorro?

Quando o assunto é “como soltar o intestino do cachorro” o que se deseja, na realidade, é recuperar o trânsito intestinal normal: nem preso, nem solto demais. Ao oferecer leite de vaca para cachorro com prisão de ventre, o resultado pode ser bem diferente do que se espera: um cachorro com diarreia, além de vômitos e retenção de líquidos no cólon. Ou seja: em vez de resolver o problema da prisão de ventre em cachorro, o desconforto do pet pode aumentar ainda mais. Evite!

Cachorro pode comer feijão?

Na alimentação humana, o feijão cumpre um papel fundamental para evitar a prisão de ventre: a leguminosa é riquíssima em fibras. Esse alimento é uma opção do que dar para o cachorro quando não consegue defecar, mas existem alguns cuidados que precisam ser seguidos. Em primeiro lugar, o feijão para cachorro deve ser preparado de forma diferenciada: deixe os grãos de molho, cozinhe mas não tempere com alho, cebola e outros condimentos, que são tóxicos para os cães.

Sirva quantidades pequenas e dispense o arroz: cachorro pode comer o cereal em condições normais, mas o arroz não faz parte da lista do que dar para cachorro ressecado.

cachorro com prisão de ventre comendo banana

Cachorro com prisão de ventre: causas do mal estar

As causas para a prisão de ventre em cachorros podem ser emocionais, comportamentais e também reflexo de alguma questão de saúde ou da alimentação canina. Um cachorro muito ansioso, por exemplo, pode desenvolver a constipação. É um ciclo vicioso, já que a prisão de ventre também é uma causadora de ansiedade e estresse. Além disso, cachorros ansiosos costumam se lamber excessivamente, o que resulta em constipação ocasionada pela ingestão involuntária de pelos.

Um cão sedentário também pode ter seu intestino afetado, já que os exercícios físicos favorecem os movimentos peristálticos, responsáveis por empurrar o bolo alimentar pelos órgãos do sistema digestivo do animal até a sua eliminação, quando o cão defeca. Sem as atividades físicas, o cachorro não consegue fazer fezes porque não recebe os estímulos de que precisa.

A prisão de ventre em cachorro também pode ser causada pela ingestão de algum objeto impossível de digerir, como pedaços de brinquedo, por exemplo. É um claro caso de obstrução intestinal: cachorro, nesses casos, precisa ser avaliado imediatamente por um veterinário.

Algumas doenças, como tumor no intestino, inflamação das glândulas adanais, artrite e câncer de próstata (em cães machos não castrados) podem ter a prisão de ventre como sintoma. Além disso,  a prisão de ventre canina também pode estar relacionada ao consumo de alimentos do cardápio humano. O ideal é não oferecer ao cachorro os alimentos que favorecem a prisão de ventre em pessoas: eles têm a mesma composição que vai prender o intestino do cachorro.

Sintomas da prisão de ventre canina incluem cocô de cachorro ressecado e falta de apetite

Além de saber exatamente o que dar para o cachorro quando não consegue defecar, é importante entender os sintomas da prisão de ventre canina, que podem ser comportamentais e fisiológicos. Em geral, um cachorro com prisão de ventre vai se posicionar como se fosse evacuar, mas nada acontece. Veja mais alguns sintomas:

  • Comportamento mais quieto
  • Cachorro que aparenta dor de barriga
  • Falta de apetite
  • Perceber que o cão passa mais de um dia sem defecar
  • Quando o cão consegue evacuar, as fezes são duras ou têm sangue
  • Demora no momento de defecar
  • Cachorro vomitando

O que dar para o cachorro quando ele não consegue defecar?

O que fazer quando o cachorro não consegue defecar: ofereça alimentos ricos em fibras para ajudar a soltar o intestino do animal, incentive a hidratação canina, estimule exercícios físicos e, em último caso, verifique a possibilidade de uso de laxante para cachorro. Os sachês também são grandes aliados nesse momento. Em todo caso, ao suspeitar de um cachorro ressecado, o que fazer não é muito complicado - mas é sempre bom consultar um veterinário para entender a raiz do problema!

Qual laxante posso dar pro meu cachorro? Somente um veterinário poderá responder 

Alguns tutores, quando procuram saber o que é bom para soltar o intestino do cachorro, acabam encontrando recomendações de remédio caseiro para cachorro defecar ou até mesmo medicamentos laxantes para pets. Mas é bom saber que laxante para cachorro precisa de prescrição veterinária, uma vez que esse tratamento só é indicado em casos mais graves e persistentes. Nunca medique o seu cãozinho por conta própria! Em vez de resolver o problema, você pode estar mascarando-o ao tratar apenas um dos sintomas. O melhor a se fazer é consultar um profissional para saber se há a necessidade de investir em um remédio para cachorro defecar.

Já para quem se pergunta como fazer laxante caseiro para cachorro, a dica é apostar em alimentos fibrosos, como o mamão, melancia, manga, cenoura, abóbora e aveia. Ainda assim, é sempre bom ter um acompanhamento profissional para medir as quantidades certas para o seu amigo de quatro patas!

Redação: Erika Martins

Edição: Mariana Fernandes

Publicado originalmente em: 06/09/2022
Atualizado em: 27/07/2023

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas