A hiperestesia felina é uma síndrome rara que geralmente se manifesta nos bichanos de forma associada a mudanças comportamentais. O problema ainda pode ter origem dermatológica, neurológica e ortopédica. Os checkups de saúde com o médico veterinário são imprescindíveis para a identificação da doença logo no início. Para entender ainda mais sobre essa complicação de saúde, o Patas da Casa listou 4 sinais que podem indicar a hiperestesia felina. Dá só uma olhada!

1) Espasmos em gatos podem ser um sinal de hiperestesia felina

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ao observar um gato com espasmos musculares frequentes, é importante ligar o alerta para a hiperestesia felina. Esse é o sinal mais comum da doença. Quando acontece de forma recorrente, o mais indicado é que o gatinho seja levado para uma consulta. O diagnóstico da hiperestesia felina é feito com exames laboratoriais.

2) Gato nervoso: síndrome pode se manifestar com alterações comportamentais

Se o tutor observa o gato se tremendo, logo pode pensar que existe alguma coisa errada. No entanto, existem outros sinais de nervosismo que podem estar associados a hiperestesia felina. O ideal é ficar de olho em qualquer alteração comportamental do bichano. É normal que o gato com espasmos, quando salta de repente e morde o dorso chame muita atenção. Porém, outros comportamentos, como conduta agressiva, rosnados e chiados também são sinais de nervosismo que podem estar associados à doença.


A lambedura excessiva é um sintoma associado à hiperestesia felina
A lambedura excessiva é um sintoma associado à hiperestesia felina

3) Hiperestesia felina: lambedura excessiva pode indicar o problema

Como dito anteriormente, a hiperestesia em gatos também pode estar ligada a uma causa dermatológica. Normalmente a lambedura se manifesta na cauda, lombar e região anal. A pele ressecada também é um sintoma comum. Apesar de ser uma doença rara, a hiperestesia felina costuma ter mais incidência em raças como Abissínio, Himalaia e Birmanês.

4) Miados não usuais faz parte dos sintomas de hiperestesia felina

A vocalização excessiva é outra mudança comportamental que pode ser um sinal de hiperestesia felina. Nos bichanos mais silenciosos, esse sintoma é mais fácil de ser percebido na rotina. No entanto, os gateiros devem estar sempre ligados aos miados dos pets. Entender a comunicação e a maneira como eles se expressam é um fator importante para convivência, principalmente quando eles estão passando por problemas. Os gatos são profissionais em esconder quando precisam de ajuda, por isso qualquer pequena mudança deve ser levada em consideração pelo tutor.

Redação: Hyago Bandeira