close
Brinquedos

5 brinquedos com garrafa pet para enriquecer o ambiente e deixar seu cachorro entretido

Atualizado · 19 de novembro de 2021 · 15h52

Publicado · 19/11/2021 · 15h50

Brinquedos de garrafa pet estimulam o seu cachorro
Brinquedos de garrafa pet estimulam o seu cachorro

Os brinquedos para cachorro com garrafa pet são baratos, sustentáveis e fáceis de fazer, mas não é somente isso: é uma ótima ideia de enriquecimento ambiental para cães. Mas não pense que é apenas entregar a garrafa para o animal e pronto. Existem algumas técnicas para transformar a garrafa pet em um brinquedo que ajude a estimular a cognição do seu cachorro. Para isso, é preciso fazer com que a garrafa se torne um desafio para o pet, uma mecânica que ele consiga decifrar para alcançar sua recompensa. Além de deixar o momento da refeição mais divertida, os brinquedos de garrafa pet ajuda o seu pet a se movimentar, relaxar e gastar energia. 

Você pode fazer um brinquedo com garrafa pet pequena, grande, recheada de alimentos… o que não faltam são opções de brinquedos reciclados criativos! Como fazer esses brinquedos é muito fácil e barato, você pode tentar agora mesmo seguindo as nossas ideias! Separamos uma lista de como fazer brinquedos para cachorro com garrafa pet com dicas bem legais e criativas para você fazer em casa e presentear o seu amigo!

Brinquedos com garrafa pet: versáteis, sustentáveis e divertidos

Existem centenas de brinquedos para seu pet, mas isso não quer dizer que eles não gostem de uma caixa velha ou outra alternativa criativa para brincar (alguns até preferem, heim?!). Uma opção acessível e que quase todo mundo tem em casa é a garrafa pet. Brinquedos dos mais variados tipos podem ser feitos com esse simples objeto reciclado. Elas são versáteis e não poderia ser diferente na hora de entreter esses animais. É possível aprender como fazer brinquedo para cachorro com garrafa pet que vai estimular e desafiar o seu cãozinho. Confira nossas ideias de brinquedos para cachorro, como fazer e como eles ajudam no desenvolvimento do animal.

1) Brinquedo com ração dentro: alternativa às bolinhas recheadas

Os tutores de cachorro já estão familiarizados com aquelas bolinhas que possuem furos para serem recheadas com alimentos - por sinal, o brinquedo inteligente mais famoso. Ele funciona da seguinte forma: o acessório é oco e permite ser preenchido com ração ou petiscos para o cão. Com esses brinquedos, enriquecimento ambiental é garantido, já que seu objetivo é estimular a habilidade cognitiva do cachorro, pois ele precisa descobrir como “liberar” os pequenos pedaços de comida que ficam dentro do brinquedo. É super fácil fazer uma reprodução barata desse brinquedo de petisco para cachorro e nós vamos te ensinar como fazer um brinquedo de garrafa pet para cachorro fácil desse tipo: basta pegar a garrafa e fazer pequenos furinhos nela, que é por onde o alimento será “liberado”. Depois disso, coloca o alimento dentro e oferece ao cachorro. O brinquedo com ração dentro vai deixar seu pet um bom tempo entretido. Viu como fazer brinquedo com garrafa pet para cachorro é fácil, prático e rápido?

2) Como fazer brinquedo para cachorro com meia: o objeto é um ótimo mordedor

Você deve estar se perguntando como fazer brinquedos de garrafa pet além da primeira opção que mostramos, que é a mais clássica. Pois saiba que existem outras maneiras de colocar isso em prática. A maioria dos cachorros adoram morder as coisas e não perdem a oportunidade de fazer isso - às vezes sobra até mesmo para os móveis de casa. Logo, uma boa forma de entreter seu amigo de quatro patas é criando um brinquedo especificamente para isso. Siga as dicas de como fazer brinquedo para cachorro morder: você só vai precisar de uma meia, barbante, tesoura e, claro, uma garrafa. Basta envolver toda a garrafa pet com a meia, e depois amarrar nas laterais com o barbante. Por fim, picote as laterais da meia para deixá-la com um aspecto mais atraente. Depois é só oferecer o novo brinquedo ao cachorro. Viu como fazer brinquedo para cachorro com meia é super fácil? Além de divertido, é ótimo para filhotes que estão passando pelo período de troca da dentição.

3) Brinquedos com garrafa pet pendurada e recheada estimulam a cognição animal

Essa outra dica de enriquecimento ambiental para cães diy que vai deixar seu cachorro fascinado. Primeiro, ele vai tentar descobrir como aquela "engrenagem" funciona para, então, se divertir bastante. O brinquedo caseiro para cachorro é semelhante a primeira opção que ensinamos, mas a diferença é que, em vez de entregar a garrafa para cachorro diretamente nas suas patas, o tutor precisa prendê-la no teto ou em algum lugar alto com um pedaço grande de barbante, como se fosse um pendente mesmo. O objetivo dessa brincadeira é fazer com que o seu cachorrinho descubra o que ele deve fazer para fazer os grãos de ração ou petisco caírem da garrafa. Por isso não se esqueça de fazer dois ou três furinhos no brinquedo de petisco para cachorro antes de pendurá-lo. O ideal é fazer esse brinquedo para cachorro com garrafa pet de 2 litros.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Brinquedos com garrafa pet deixam o pet alegre e ajudam a estimular sua cognição
    Brinquedos com garrafa pet deixam o pet alegre e ajudam a estimular sua cognição

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    4) Brinquedos de garrafa pet pendurados em cabo de vassoura são ideais para casas com mais de um pet

    Esse é um dos brinquedos para cachorro caseiro mais diferentes, mas também é muito legal para entreter o seu amigo. Antes de saber como fazer um brinquedo para cachorro desse tipo, você precisa de duas garrafas tipo galão cheias de água (ou qualquer outra coisa que sirva como suporte), fita adesiva, tesoura, um cabo de vassoura e três garrafas pet vazias. Basta fazer dois buracos nas laterais de cada garrafa pet para que o cabo da vassoura possa atravessá-las. Depois disso, prenda as laterais do cabo com fita adesiva em cima dos galões de água - isso vai ajudar a deixar o brinquedo para cachorro de garrafa pet bem fixado ao chão. Por fim, coloque petiscos dentro das garrafas vazias. O objetivo é fazer com que seu cachorro gire as garrafas para conquistar a recompensa. É uma ótima opção de brinquedos com garrafas pets para quem tem mais de um cão em casa.

    5) Tampinhas de garrafa para pet podem ser usadas para fazer brinquedos para cachorro caseiro

    Nada de jogar as tampas da garrafa fora. Outro exemplo de brinquedos criativos e fáceis de fazer é a uma corda feita com as tampinhas de garrafa pet. Brinquedos reciclados podem ser feitos não só com o corpo da garrafa mas com sua tampa. Ou seja, você pode fazer dois brinquedos caseiro para cães com uma única garrafa pet! Além disso, saber como fazer brinquedo interativo para cachorro desse tipo é muito fácil: Basta juntar uma quantidade razoável de tampinhas (de 10 a 15 é um bom número) e fazer um furinho bem no centro delas. Depois, passe o barbante no meio deles. Para deixar as tampinhas sem risco de cair quando o cão puxar, vale fazer um nózinho antes e depois. Prontinho! O barulho do brinquedo de corda é atrativo e vai deixar o seu amigo bem entretido. É um dos melhores brinquedos de enriquecimento ambiental que o cãozinho vai ter, já que ele vai passar horas correndo e puxando a corda de tampinhas, contribuindo para sua diversão e estimulando sua cognição. Além disso, é um dos melhores brinquedos para gatos com garrafa pet também, pois eles amam correr atrás de cordinha. Se você tiver os dois pets, vai entreter todo mundo! Mas atenção: a brincadeira precisa ser supervisionada pra não correr o risco dele engolir alguma tampinha, ok?!

    A segurança dos brinquedos com garrafa pet deve ser sempre avaliada  

    Para seguir as dicas de como fazer um brinquedo para cachorro com garrafa pet é preciso tomar alguns cuidados. Criar coisas com garrafa pet requer atenção, pois algumas pontas podem ficar com a superfície cortante caso não sejam bem protegidas. Ao fazer um brinquedo de garrafa pet para cachorro, preste bastante atenção se não tem nada afiado que possa cortar o animal. Além disso, verifique se o brinquedo de cachorro caseiro não possui nenhuma parte solta que possa ser engolida pelo pet.

    Enquanto o cão estiver se divertindo com os brinquedos de garrafa pet, supervisione para ter certeza de que não tem perigo. Para colocar em prática os tutoriais de como fazer coisas com garrafa pet é preciso sempre lavar bem o objeto para evitar que o animal tenha contato com resquícios de produtos em seu interior. Por fim, fique sempre de olho na integridade dos brinquedos com garrafa pet reciclável, jogando fora assim que ela estiver velha. Quando a garrafa para pet está muito gasta pode trazer riscos à saúde animal. Nesse momento, é hora de olhar novos tutoriais de diy brinquedos para cachorro e fazer outros presentes para seu pet!

    Brinquedos com garrafa pet para filhotes servem como mordedores na troca de dente 

    Saber como fazer brinquedos para cachorro filhote vai muito além de proporcionar diversão. Durante essa fase da vida, os cãezinhos passam pela troca de dentes. Isso normalmente ocorre entre os 4 e 7 meses de vida e o principal sinal é o cachorro mordendo tudo pela frente. Ele faz isso para aliviar a coceira e até mesmo dores que pode sentir na gengiva por conta da troca de dentição. Criar brinquedos para cachorro que ajudam o pet a aliviar esse desconforto, além de estimular seus dentes que estão nascendo, é uma ótima maneira de auxiliar no desenvolvimento do animal.

    Os brinquedos para cachorro filhote caseiro feitos de garrafa pet são opções práticas e baratas. Basta seguir as dicas de como fazer brinquedos inteligentes para cachorro que apresentamos que rapidinho você verá seu cachorrinho se divertindo e, ao mesmo tempo, se desenvolvendo. Brinquedos com garrafa são sempre sinônimos de diversão, seja para filhotes ou para adultos. Ah, e uma última dica: a garrafa para pet pode servir para muito mais que brinquedos. Existem até mesmo tutoriais de como fazer casinha de cachorro com garrafa pet! Basta ter criatividade que dá para criar de tudo com o material!

    Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 16/04/2020

    Atualizada em: 10/11/2021

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)

    Próxima matéria

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)

    Dos brinquedos educativos aos passeios: saiba como promover um enriquecimento ambiental para seu cachorro
    Brinquedos

    Dos brinquedos educativos aos passeios: saiba como promover um enriquecimento ambiental para seu cachorro

    Cachorros são animais ativos e que adoram brincadeiras estimulantes. Os danadinhos conseguem transformar qualquer coisa em brinquedo: o seu chinelo, meias enroladas e o que mais acharem pela frente. Como esses objetos não são os mais indicados e seguros, é sempre bom ter brinquedos próprios e à disposição do seu cachorro. Além de entretenimento, os brinquedos são ótimos acessórios para adestramento e estreitar os laços entre animal e dono.

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
    Passeio

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

    Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano
    Cuidados

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano

    A chegada de um novo ano geralmente vem acompanhada de uma lista de metas e objetivos para se colocar em prática. Mas você já parou para pensar que seu amigo de quatro patas também pode ser incluído nessa aventura? Com a correria do dia a dia, é muito comum que alguns cuidados com cachorro sejam cada vez mais deixados de lado, como os passeios diários ou os banhos quinzenais. O problema é que manter esses cuidados é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos pets, então os tutores precisam encontrar na agenda um tempo para se dedicarem aos amigos de quatro patas. 

    Você está pronta para ser
    Adoção

    Você está pronta para ser "mãe" de cachorro ou gato? As alegrias e desafios de adotar um pet

    Muito se discute sobre o termo “mãe de pet”. Algumas pessoas defendem o óbvio: não é biologicamente possível ter um filho de outra espécie. Mas quem já passou pela experiência de adotar cachorro ou gato sabe que os sentimentos que vão sendo construídos dia após dia, na convivência com o pet, são realmente fortes. Quando menos se espera, a palavra “filho” é utilizada para chamar o animal ou em um momento de carinho. Isso sem falar nas mudanças na rotina e na companhia constante. Naturalmente essas relações se estreitam e viram lindas histórias de família.

    Ver Todas >

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!
    Comportamento animal

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!

    O adestramento de cães é uma prática muito conhecida e necessária para quem convive com um amigo de quatro patas. É por meio dele que o cãozinho consegue distinguir o que é certo ou errado e aprende vários comandos básicos de obediência. Quem sabe como adestrar cachorro - filhote ou adulto - dificilmente terá problemas comportamentais em casa, já que o animal vai saber como se portar corretamente. 

    Cachorro bocejando sempre é sono?
    Comportamento animal

    Cachorro bocejando sempre é sono?

    O bocejo dos cães pode despertar muita curiosidade em quem tem um pet e flagra o animal no ato. Mas acredite: cachorro bocejando nem sempre é sinal de sono, e pode ter vários outros significados. Trata-se de uma forma de comunicação do universo canino e, apesar de muitas vezes ter relação com o cansaço e recarga de energia, também pode revelar um cachorro entediado ou ansioso.

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?
    Comportamento animal

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?

    Se você convive com um felino, é bem provável que a pergunta “por que os gatos enterram as fezes” já tenha passado pela sua cabeça. Afinal, é um hábito extremamente peculiar e que você não vê animais de outras espécies fazendo, como os cachorros. Então por que será que quando usam a caixa de areia para gatos, a maioria dos animais escondem os dejetos? Será que a explicação está ligada à higiene, ou é algo meramente instintivo? 

    Como passear com cachorro? Veja o infográfico com os cuidados e acessórios mais importantes!
    Comportamento animal

    Como passear com cachorro? Veja o infográfico com os cuidados e acessórios mais importantes!

    Passear com cachorro é um hábito essencial que todo o tutor precisa ter. A atividade deve ser prazerosa tanto para o animal como para o dono e é uma ótima forma de estreitar os laços entre os dois. Ainda assim,  muitos cachorrinhos que não estão acostumados com a atividade acabam puxando a coleira ou ficando muito agitados. Para evitar esses problemas, o Patas da Casa preparou um infográfico sobre como passear com cachorro. Confira!

    Ver Todas >