Cachorro

Qual é a diferença do Pinscher e do Chihuahua?

Publicado - 28 Dezembro 2025 - 17h02

Atualizado - 28 Dezembro 2025 - 17h08

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Pinscher e Chihuahua estão entre as raças de cachorro pequeno mais populares do mundo, que conquistaram espaço entre os tutores principalmente pela aparência distinta e personalidade forte. Só que, apesar de terem diferenças marcantes, esses cãezinhos são frequentemente confundidos devido ao tamanho compacto, postura alerta e algumas características físicas semelhantes.

Para compreender o que realmente une (e o que separa) esses pets no universo canino, o Patas da Casa reuniu aqui todos os principais aspectos de cada raça. Assim, vai ficar mais fácil entender a diferença entre Pinscher e Chihuahua – incluindo qual deles é considerado o mais bravo. Então, continue a leitura para descobrir!

Origem das raças não tem qualquer ligação

A raça Pinscher original é bem antiga, originária da Alemanha, onde era muito usada para caçar roedores devido ao seu perfil compacto e ágil. Já o Pinscher que conhecemos é resultado do cruzamento entre as raças Dachshund, Greyhound e cachorros do Grupo Terrier, o que explica seu tamanho pequeno, postura confiante e temperamento destemido.

O Chihuahua, por sua vez, tem origem no México e é considerado o menor cachorro do mundo. Sua história está ligada a povos antigos da região, como os toltecas e astecas, que acreditavam que esses cães tinham funções espirituais e protetoras.

Diferenças físicas entre Pinscher e Chihuahua

Embora os dois sejam cães pequenos, existem diferenças visíveis no corpo e na estrutura de cada raça. O Pinscher costuma ter corpo esguio, compacto e proporcional, com um focinho mais pontudo e orelhas grandes eretas. Sua pelagem é sempre curta, lisa e aveludada, geralmente nas cores preto e canela, marrom, vermelho ou chocolate.

Já o Chihuahua apresenta um corpo mais alongado e pernas mais curtas. A cabeça é um dos seus principais destaques, com formato de maçã, focinho mais curto, orelhas eretas e olhos bem grandes e expressivos. É possível ainda classificar a raça em diferentes tipos de Chihuahua, conforme a pelagem: curta ou longa, com grande variedade de cores e combinações.

Cachorro Pinscher deitado no sofá
Apesar do tamanho pequeno, o Pinscher tem fama de cachorro bravo por latir com facilidade em qualquer situação

Temperamento e comportamento das raças de cachorro pequeno

O Pinscher é conhecido por ser ativo, alerta e extremamente territorialista. Apesar do tamanho pequeno, age como um verdadeiro cão de guarda, latindo com facilidade diante de qualquer estímulo diferente. Além disso, é um animal inteligente e curioso.

O Chihuahua também é corajoso, mas tende a ser mais apegado a uma pessoa específica da casa. Pode ser desconfiado com estranhos e outros animais, mas costuma ser carinhoso com quem tem vínculo. Ainda assim, a personalidade do Chihuahua costuma variar bastante de acordo com a socialização que ele recebe.

Outro aspecto que distingue as duas raças é o nível de energia de cada uma. Enquanto o Pinscher é bastante enérgico e precisa se movimentar diariamente para manter um comportamento equilibrado, o Chihuahua se adapta melhor a rotinas mais tranquilas e não exige tanto exercício físico quanto o Pinscher.

Qual é o cachorro mais bravo, Chihuahua ou Pinscher?

Essa é uma comparação comum quando se fala nessas duas raças. O Pinscher leva a fama de cachorro bravo por ser mais reativo, latir muito e demonstrar comportamento de defesa constante. Tanto que ele não hesita em enfrentar cães maiores se sentir que seu território está ameaçado.

O Chihuahua, por outro lado, pode ser mais agressivo em situações de medo ou estresse, principalmente se não for bem socializado. No entanto, tende a ser menos explosivo do que o Pinscher. Desta forma, o Pinscher é considerado mais temperamental e impulsivo, enquanto o Chihuahua é mais reservado e seletivo.

Apesar do tamanho semelhante e da personalidade forte, deu para ver que Pinscher e Chihuahua são raças distintas em vários aspectos. E o mais interessante é que ambas as raças são longevas: o Pinscher costuma viver entre 12 e 16 anos, e o Chihuahua pode ultrapassar facilmente os 15 anos. Ou seja, são parceirinhos especiais que podem acompanhar os tutores por bastante tempo, independentemente do jeitinho mais “invocado”.

Cachorro

Quanto de ração por dia um cachorro filhote deve comer?

Os primeiros meses de vida do cachorro filhote são marcados por um crescimento rápido e transformações importantes no organismo. Nes...

Cachorro

Qual é a diferença do Pinscher e do Chihuahua?

Pinscher e Chihuahua estão entre as raças de cachorro pequeno mais populares do mundo, que conquistaram espaço entre os tutores prin...

Cachorro

Cupins de chuva podem ser perigosos para cães: saiba o que fazer para proteger os pets

Durante os meses mais quentes do ano, especialmente no verão e em períodos mais chuvosos, um inseto bastante comum passa a aparecer ...

Cachorro

3 táticas simples para evitar que o cachorro fique estressado com os fogos de artifício

Fogos de artifício fazem parte de festas, datas comemorativas e eventos esportivos, mas, para os cachorros, o cenário é bem diferent...

Cachorro

Quanto de ração por dia um cachorro filhote deve comer?

Os primeiros meses de vida do cachorro filhote são marcados por um crescimento rápido e transformações importantes no organismo. Nes...

Cachorro

Qual é a diferença do Pinscher e do Chihuahua?

Pinscher e Chihuahua estão entre as raças de cachorro pequeno mais populares do mundo, que conquistaram espaço entre os tutores prin...

Gato

Gato com doença renal: como melhorar a qualidade de vida do pet ajustando o ambiente e a rotina

A doença renal em gatos é uma condição relativamente comum, especialmente em felinos adultos e idosos, e representa um desafio contí...

Alimentação

Sachê para gatos: 10 dúvidas comuns sobre a ração úmida respondidas por um veterinário

O sachê para gatos, também conhecido como ração úmida, é um alimento cada vez mais presente na rotina dos felinos domésticos. Além d...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?