Comportamento animal

10 sinais de que seu cachorro te considera a "mãe" dele

Publicado - 15 Fevereiro 2024 - 07h48

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Ser ou não mãe de pet pode ser um assunto polêmico, já que muitas pessoas criticam tutores que se consideram “pais” de animais. No entanto, não se pode negar que os peludos criam laços afetivos profundos com os humanos, mas será que eles consideram a tutora como sua mãe? Embora não exista nenhuma explicação científica que comprove essa relação, sabe-se que os cães escolhem um “humano favorito” para ser o seu líder e, portanto, podem apresentar uma ligação muito profunda, como a materna. Será que é o seu caso? O Patas da Casa reuniu 10 sinais que podem indicar que o  cachorro te considera a "mãe" dele. Vem conferir!

1) As lambidas são uma demonstração de carinho e do amor de cachorro pela mãe

Você já se perguntou porque os cachorros lambem os donos? Alguns vão dizer que esse comportamento é uma maneira de demonstrar o amor de cachorro pelo tutor. Na grande maioria das vezes, é exatamente isso que significa, mas as lambidas também podem ser uma forma do pet reconhecer o humor do tutor, a condição de saúde dele e descobrir por onde ele esteve. 

Por exemplo, você já reparou que alguns cães têm o hábito de lamber a ferida do tutor quando ele está machucado? Isso acontece porque os cães lambem uns aos outros para curar as feridas, então o cachorro tenta repetir esse comportamento acreditando que a saliva vai curar o tutor, como um gesto de carinho. Além disso, as lambidas podem servir como uma forma de demonstrar submissão e respeito ao tutor. 

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Pedir carinho demonstra confiança do animal na mãe de pet

Os cachorros são animais que gostam da companhia humana e de receber carinho. O hábito de pedir carinho demonstra que o animal confia em você e se sente seguro ao seu lado. Os filhotes de cachorro geralmente reproduzem esse comportamento na mamãe cadela como forma de buscar conforto e acolhimento. 

3)  O cachorro é quase uma “sombra’ da mãe de pet 

Algumas pessoas acham que o cachorro segue o dono pela casa porque está carente, mas isso não é bem verdade. Esse comportamento está associado ao instinto que acompanha a espécie há milhares de anos. Antes da domesticação, quando ainda viviam em matilhas de cães, eles seguiam o líder do bando, e o mesmo tipo de comportamento é repetido com o tutor. O instinto protetor dos cães também pode ser um dos motivos que explica essa atitude, já que essa é uma maneira que o pet tem de assegurar que o tutor está bem. 

4) Cachorro gosta de dormir ao lado da mãe de pet

Muitos pets gostam de dormir com o dono. A hora do cochilo é o momento em que os cães se sentem mais vulneráveis, então se ele deita perto de você, é porque se sente seguro em sua presença. Além disso, o cachorro pode dormir com o dono na cama porque gosta do conforto que o contato físico proporciona. 

5) Ele recebe a mãe de pet em casa super feliz e empolgado

Geralmente, os peludos sempre fazem “festinha” para a mãe de pet quando ela chega em casa. O cachorro abanando o rabo, pulando, latindo e correndo após a chegada do tutora demonstra que ele está feliz com a presença dela. Esse comportamento mais empolgado e animado é uma maneira deles dizerem que gostam de ter o tutor por perto. 

6) Leva brinquedos até a mãe de pet para convidar para a brincadeira 

Entregar um brinquedo para cachorro nas mãos dos humanos significa de que o pet gosta de você, afinal, eles são apegados a esses objetos. Se o seu cão leva até você o brinquedo favorito dele e não demonstra nenhum sinal de desconfiança ou reatividade, é sinal que ele confia em você e até pode te considerar uma figura materna.

Mãe de pet segurando pata de cachorro na mão
O amor de cachorro é muito especial e reconfortante para os humanos

7) O cãozinho olha fixamente nos olhos da mãe de pet 

O olhar é outro comportamento canino que pode indicar se o animal te enxerga como a mãe dele ou não. Quando o animal enxerga o tutor como um “porto seguro”, ele adota uma postura corporal diferente ao seu lado. Um dos sinais que seu cachorro te ama é quando ele olha fixo e penetrante para você. Se vier acompanhado de um rabinho abanando, é porque ele te considera uma pessoa muito especial. 

8) O doguinho respeita a autoridade da mãe de pet

Quando as crianças fazem algo “errado”, os pais costumam reprimir a atitude para que esse comportamento não se repita novamente. O mesmo acontece com a mãe de pet quando o cãozinho faz algo que não deveria e é repreendido por isso, como morder móveis, destruir brinquedos e comer algo proibido, afinal, mãe de pet também é mãe. Se ele respeita quando é repreendido, é sinal que ele te enxerga como autoridade materna. 

9) Quando está inseguro, busca ficar próximo da mãe de pet 

Como dito anteriormente, quando os cachorros criam laços afetivos profundos com o tutor, eles se sentem protegidos e seguros ao seu lado. Por isso é natural que um cachorro com medo busque ficar próximo do tutor, esperando que esse contato traga a segurança que ele precisa para se sentir bem. Nesse momento, o melhor a se fazer é retribuir esse gesto com muito carinho.

10) Na presença de outras pessoas, o cachorro prefere ficar ao seu lado

É normal que alguns cães não se sintam à vontade ao lado de pessoas desconhecidas ou daquelas não são tão próximas. Como forma de se sentir mais confortável, o cachorro que enxerga a humana como uma figura materna pode optar por ficar ao lado dela na presença de outras pessoas em vez de se isolar e se esconder. 

Como explicar o amor de um cachorro?

Para quem nunca viveu, pode ser difícil explicar como é o amor de cachorro, mas quem já teve essa oportunidade sabe que é indescritível a sensação de amar seres tão puros e especiais. Mas como explicar o amor de um cachorro? A relação entre cachorro e tutor foi explicada pelo neurocientista Gregory Berns no livro chamado “Como é ser um cachorro”. Segundo o cientista, os cães criam um vínculo fortíssimo com o tutor e amam esses humanos verdadeiramente, por isso muitos cães são leais e companheiros. 

Como dizer te amo para seu cachorro?

Existem várias atitudes que o tutor pode tomar para dizer eu te amo para seu cachorro, desde oferecer carinho até os cuidados básicos diários. Para demonstrar para o peludo que você o ama, você pode passear com cachorro diariamente, investir no enriquecimento ambiental, oferecer uma alimentação de qualidade e manter consultas regulares ao veterinário. 

Como os cachorros demonstram que amam?

Diferente dos humanos, os cães não verbalizam para dizer o que estão sentindo, mas demonstram os sentimentos por meio do comportamento. Mas então como saber se seu cachorro te ama? Basta observar com atenção como esse pet se comporta ao seu lado. Quando a mãe de pet é considerada uma figura materna para o animal, os 10 sinais citados anteriormente também indicam como o peludo expressa o amor de cão por você.
 

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cachorro

5 coisas erradas que todo tutor faz e pode causar uma das doenças mais perigosas para os cachorros

A diabetes em cachorro é uma doença extremamente séria e perigosa para o pet. Além de afetar a qualidade de vida canina, pode ser fa...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas