close
Adoção

"Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

Atualizado · 09 de junho de 2020 · 16h26

Publicado · 27/03/2020 · 16h54

 Adotar gato é sempre uma boa ideia, mas exige uma série de cuidados. Saiba mais sobre eles.
Adotar gato é sempre uma boa ideia, mas exige uma série de cuidados. Saiba mais sobre eles.

Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores - tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

Adotar um gato: como você pode fazer isso?

Para quem busca aumentar a família - e não só adotar, mas ser adotado por um bichano -, é comum ter dúvidas sobre onde adotar um gato, seja ele filhote ou adulto. A boa notícia é que existem maneiras bem fáceis e rápidas de encontrar gatos para adotar: anúncios em redes sociais, abrigos e protetores independentes, ongs e feirinhas de adoção. Nesses casos, é possível fazer uma visita aos locais e, pessoalmente, eleger o novo membro da família.

Mas lembre-se: vá de coração aberto! Por sofrerem maior rejeição nas adoções, é comum que os felinos idosos e os gatos pretos fiquem em desvantagem na fila dos que vão ter a alegria de encontrar um novo lar. Por isso, antes de tomar a decisão final, considere olhar todos os animais do local. Afinal, independente da idade ou da cor da pelagem, todos eles têm muito amor para dar e receber.

Antes de adotar gato, pesquise os custos que seu novo amigo vai demandar

Ter um gato em casa é uma das melhores formas de conhecer o amor incondicional que os pets podem ter pelos seus tutores. Ainda que sejam mais independentes e reservados, os felinos não perdem uma boa oportunidade de demonstrar o carinho que sentem pelo seu dono, seja dando uma leve cabeçadinha em você ou passeando entre as suas pernas. Mas, antes de adotar, é importante saber que o gatinho de estimação pode ser uma grande mudança no seu estilo de vida, principalmente na parte financeira.

Além dos custos básicos com a alimentação, você deve se planejar para pagar por consultas no veterinário, vacinas e medicamentos. Os objetos pessoais do seu pet, como arranhadores para gatos, brinquedinhos, caixa de areia, fontes de água e potes de comida, também precisam estar na lista. Por isso, antes de tomar a decisão final, bater um papo com pessoas que já cuidam de gatos pode te ajudar a ter um panorama geral dos gastos. Eles poderão dividir experiências, explicar as principais dificuldades e, principalmente, dar dicas para facilitar a adaptação do seu amigo ao novo lar.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Que tal ter um gato para chamar de seu? A ong @DespertarpetBrasil tem vários bichanos a espera de um lar cheio de amor!
    Que tal ter um gato para chamar de seu? A ong @DespertarpetBrasil tem vários bichanos a espera de um lar cheio de amor!

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Resgatei um gato abandonado. E agora?

    Infelizmente, é bastante comum andar pelas ruas e encontrar um gatinho abandonado. Uma pesquisa do Instituto Pet Brasil revelou que 31% dos gatos do país vivem em condição de vulnerabilidade, o que representa cerca de 1 milhão de felinos sujeitos todos os dias a maus-tratos, doenças e fome. Por isso, muitas vezes, o impulso fala mais alto e, ao encontrar um gato abandonado, a primeira atitude é adotá-lo. Mas, antes de levar o bichano para casa, é preciso saber quais os cuidados necessário para garantir a saúde e o bem-estar do seu novo amigo. Para te ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas:  

    • Tenha cuidado ao se aproximar do gato: por ser um animal desconfiado por natureza, é possível que ele se assuste e, consequentemente, se afaste ou reaja de forma agressiva. Sendo assim, antes de levar o gato para casa, é preciso conquistar a confiança dele. Comece aproximando-se do gato com calma e deixe que ele faça o contato final. 

    • Leve o gato ao veterinário para fazer um check up: pode até parecer óbvio, mas algumas pessoas não entendem a importância de levar o felino direto ao veterinário, principalmente quando se tem outros animais em casa. Por isso, lembre-se: o primeiro passo é fazer um check up. Desta forma, você garante uma avaliação cuidadosa do animal e se certifica de que seu novo amigo não possui nenhuma ferida ou doença que precisa ser tratada antes de entrar em contato com a sua família. 

    • Tenha cuidado ao higienizar o animal: a velha história de que gatos não gostam de banho quase sempre é verdade. Por isso, se o gato resgatado estiver muito sujo, o ideal é fazer a limpeza com um lenço umedecido ou uma toalhinha para não estressar o bichano. Se não for o suficiente e você optar pelo banho, é importante que a água seja morna e sempre seque o gatinho no final. 

    Quer adotar um gato? Esses bichanos estão esperando por uma nova família na @cabanadopicapau! Adote!
    Quer adotar um gato? Esses bichanos estão esperando por uma nova família na @cabanadopicapau! Adote!

    Adotar gato: decisão traz mudanças para sua vida e para a casa

    O gatinho está vacinado, com a saúde em dia e pronto para ganhar um novo lar. E agora? Está na hora de você preparar a casa para a sua chegada! Não é segredo para ninguém que a maioria dos gatos amam as voltinhas noturnas pela vizinhança. Ainda assim, essa prática não é recomendada, já que ele pode se machucar, se envolver em brigas e até contrair doenças. Sendo assim, o primeiro passo antes de levar o gatinho para casa é telar todas as janelas para evitar fugas e acidentes

    Além disso, você deve garantir uma alimentação de qualidade e sempre deixar água fresca à disposição do bigodudo. Nesse caso, investir em uma fonte de água para gatos pode ser uma boa saída para incentivá-lo a se hidratar e, assim, evitar problemas renais. Apostar no enriquecimento ambiental para gatos também é importante para que o pet consiga expressar seus comportamentos naturais. Prateleiras, nichos, arranhadores e brinquedos são itens que proporcionam mais qualidade de vida e diversão para o seu gatinho. 

    Lembre-se: é importante garantir que o seu gatinho terá os melhores cuidados!

    Ao chegar até aqui, você deve ter percebido que adotar gato não é uma tarefa tão simples. Assim como os humanos, os pets precisam de cuidados específicos para viverem felizes e saudáveis. Além das responsabilidades do dia a dia, é preciso levá-lo ao veterinário com regularidade, garantir que o calendário de vacinas fique atualizado e, principalmente, manter hábitos diários que contribuam para a saúde do seu amigo. Em troca, você ganha um amigo para todas as horas. 

    Redação: Úrsula Gomes 

    Kangal: tudo sobre o cachorro da mordida mais forte do mundo

    Próxima matéria

    Kangal: tudo sobre o cachorro da mordida mais forte do mundo

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa
    Filhotes

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa

    Não há quem resista a um filhotes de cachorro. Pequenos e peludos, esses cãezinhos conquistam um lugar no coração de qualquer pessoa facilmente. Mas, antes de tomar a decisão de adquirir um filhotinho, é muito importante saber a melhor forma de adaptar o pet na sua nova casa. Ou seja, além de saber como alimentar filhote de cachorro, você também precisa saber tudo sobre as primeiras vacinas, banho, remédios, adestramento, sono e muito mais.

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça
    Raças

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça

    Com uma beleza extraordinária, o gato Singapura deixa qualquer um babando. Esse felino de pequeno porte é considerado uma das menores raças de gato que existem. Entretanto, suas características físicas singulares não param por aí: os olhos grandes e expressivos são outra particularidade da raça. Além disso, a raça Singapura possui uma personalidade dócil e amigável. Ficou curioso para conhecer mais sobre essa raça de gato?

    Ver Todas >

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?
    Adote um animal

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?

    Lulu da Pomerânia branco, preto, laranja… essas são as cores mais comuns do famoso Spitz Alemão. A raça de cachorro pequeno e peludo é uma das mais queridinhas por sua aparência fofa e personalidade encantadora. Na hora de adotar um Lulu da Pomerânia, muitas pessoas optam pelo Spitz preto ou pelas cores mais tradicionais. Mas você sabia que a quantidade de cores possíveis para a raça vai muito além dessas? 

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem
    Adote um animal

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem "exótica"

    O cachorro merle, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não se resume a uma raça específica. Na verdade, esse é um padrão de pelagem que pode atingir vários cães, e que é caracterizado pela presença de manchinhas espalhadas por todo o corpo. Essa aparência mais “exótica” traz um toque especial para o visual dos doguinhos, mas ao mesmo tempo desperta muita curiosidade. Afinal, essa cor não é tão comum quanto outras, e por isso acaba deixando alguns tutores preocupados com a saúde do animal.

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?
    Adote um animal

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?

    O  Yorkshire  é uma das raças mais amadas e queridas entre os brasileiros. O filhote de Yorkshire então, nem se fala! Mas não importa qual seja a idade, a raça tem um tamanho bastante compacto, e por isso o cãozinho é considerado a companhia perfeita para quem mora em apartamentos e lugares pouco espaçosos. Além do mais, a personalidade do Yorkshire Terrier também tem várias qualidades: ele é amável, carinhoso e apegado com a família. 

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?
    Adote um animal

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?

    O Husky Siberiano é aquele cachorrinho charmoso que já encanta a todos logo de cara por causa da sua aparência elegante e imponente, que é muito semelhante a um lobo. Mas sabia que por trás da pelagem felpuda e olhos penetrantes, a raça também tem uma personalidade muito cativante? Apesar de ser um cachorro teimoso (especialmente quando não há adestramento), o Husky Siberiano se dá muito bem com os humanos, é inteligente, apegado aos donos, e ao mesmo tempo independente.

    Ver Todas >