close
Alimentação

Vitamina para cachorro: quando usar?

Atualizado em 18 de novembro de 2021 às 19h09

Publicado em 18 de novembro de 2021 às 19h09

A vitamina para cachorro é um conjunto de micronutrientes necessários para a saúde animal
A vitamina para cachorro é um conjunto de micronutrientes necessários para a saúde animal

Mesmo que se fale pouco sobre o assunto, a vitamina para cachorro funciona de maneira semelhante às vitaminas humanas e é bem importante para o funcionamento do organismo animal. Esses micronutrientes normalmente são encontrados na própria alimentação do cachorro, que é a ração. No entanto, em alguns casos específicos, pode ser necessário fazer uma suplementação alimentar da vitamina de cachorro, que deverá ser indicada por um veterinário de confiança. 

Para entender quais são os tipos de vitamina para cachorro e como elas atuam no organismo canino, preparamos uma matéria especial sobre isso. Assim, ficará muito mais fácil descobrir quando usar a vitamina de cachorro e quais as recomendações desse tipo de suplementação.

Por que os cães precisam da vitamina de cachorro?

A vitamina para cachorro é um conjunto de micronutrientes considerados indispensáveis para a manutenção da saúde animal, independentemente da idade do pet. Essas substâncias auxiliam tanto no crescimento e desenvolvimento do pet, como também ajudam a manter uma boa qualidade de vida. Sem as vitaminas, cachorro pode desenvolver vários problemas como imunidade baixa, problemas ósseos, articulares, digestivos, falta de energia e muito mais. Por isso, garantir que ele receba todas as vitaminas necessárias é dever de todo tutor, seja com ou sem a suplementação alimentar.

Quais são os tipos de vitamina para cachorro?

Os tipos de vitamina para cachorro mais importantes são:

  • Vitamina A: esse é um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento do cãozinho na fase inicial da vida. Além disso, a vitamina A para cachorro também contribui para uma boa visão canina, síntese de hormônios e imunidade. 

  • Vitaminas do complexo B: trata-se de um complexo composto pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Cada subdivisão tem uma função específica no funcionamento do corpo do cachorro, mas, no geral, são vitaminas com alto poder antioxidante e que auxiliam no sistema nervoso.

  • Vitamina D: além de melhorar a absorção de cálcio no organismo, a vitamina D para cachorro também colabora com a formação óssea. Outro ponto importante é que essa vitamina atua na transmissão de impulsos nervosos e coagulação sanguínea.

  • Vitamina E: assim como as vitaminas do complexo B, a vitamina E para cachorro tem um papel importante como antioxidante. O nutriente também está presente na formação de glóbulos vermelhos e previne problemas musculares.

  • Vitamina K: funciona como um anticoagulante e é um dos grandes responsáveis pela metabolização de proteínas no organismo canino. 

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    A vitamina para cachorro idoso é indicada para acelerar o metabolismo na terceira idade
    A vitamina para cachorro idoso é indicada para acelerar o metabolismo na terceira idade

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Quando a vitamina de cachorro pode ajudar os pets?

    Quando se trata da vitamina, cachorros de qualquer raça geralmente consegue obter esses nutrientes por meio da alimentação. Ou seja, uma ração de qualidade, como é o caso da ração Premium ou Super Premium, oferece a quantidade adequada de vitamina para cachorro, sem causar déficits e, consequentemente, sem necessitar de suplementação alimentar.

    Por outro lado, existem casos em que a vitamina de cachorro deve ser administrada pelos tutores por meio de suplementos. Isso geralmente ocorre quando o pet tem a saúde mais frágil e requer algum reforço, como é o caso de filhotes, cachorros idosos ou cadelas prenhas. No entanto, em todos os casos, a vitamina para cachorro deve ser indicada e supervisionada por um veterinário. Veja abaixo quais são as principais situações em que o suplemento de vitamina de cachorro é recomendado:

    • Vitamina para cachorro filhote: 

    Como o filhote ainda está se desenvolvendo, a vitamina para cachorro é mais importante do que nunca. O leite materno canino ou artificial é a principal fonte de nutrientes para os pets nos primeiros meses, mas assim que se inicia a alimentação com ração, é fundamental procurar opções que contenham as vitaminas A, B, C, D, E e K para cachorro. É bom conversar com o veterinário sobre a necessidade de suplementação vitamínica, caso a ração não esteja sendo suficiente.

    • Vitamina para cachorro idoso: 

    Conforme o cão envelhece, ele precisa de ainda mais cuidados com a sua saúde. O metabolismo do animal muda, e às vezes alguns problemas de saúde também podem deixá-lo com uma dieta mais restrita. Por isso, muitas vezes se recomenda a vitamina para cachorro idoso conseguir repor essas substâncias no seu organismo (principalmente as vitaminas A e D).

    • Vitamina para cachorro engordar: 

    Muitos tutores procuram vitamina para cachorro engordar - caseiro ou não - quando o cão precisa gastar muita energia no dia a dia ou vai participar de alguma competição, por exemplo. Ainda assim, o indicado é conversar com um especialista na área para saber quais são os melhores suplementos para o seu amigo nesse caso.

    • Vitamina para queda de pelo em cachorro: 

    Normalmente a queda de pelo em cachorro está associada com algum problema de saúde, então não basta apenas incluir suplementos vitamínicos na dieta do pet. É bom investigar a causa por trás disso. No entanto, para manter uma boa aparência dos pelos, especialmente no caso de cães com pelagem longa, a vitamina H é muito recomendada.

    • Vitamina para cadela prenha: 

    cadela está prenha deve receber uma alimentação equilibrada e de alta qualidade para garantir a sua saúde e a dos filhotinhos. Durante a gestação, as vitaminas para cachorro mais importantes são a B6 e B12, que normalmente são incluídas na rotina da cadela por meio de suplementos.

    Redação: Juliana Melo

    5 dicas para escolher a melhor comida de gato

    Próxima matéria

    5 dicas para escolher a melhor comida de gato

    Vitamina para cachorro: veterinária explica em quais situações os suplementos são recomendados!
    Alimentação

    Vitamina para cachorro: veterinária explica em quais situações os suplementos são recomendados!

    Quando falamos da alimentação dos nossos peludos, sempre surge aquela preocupação em relação aos nutrientes. A ração é suficiente para que se mantenham fortes e saudáveis ou é necessário inserir uma vitamina para cachorro nessa rotina? A verdade é que depende de muitos fatores e um deles é o estado geral da saúde e a idade do animal. A escolha de uma ração de qualidade é determinante para oferecer todos os nutrientes que ele precisa. Cães filhotes, idosos e cadelas prenhas, por outro lado, podem acabar precisando de um suplemento vitamínico. Para entender melhor em quais situações a vitamina para cachorro é recomendada, conversamos com a Caroline Mouco Moretti, médica veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular. Veja o que a especialista falou!

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Ver Todas >

    Cachorro pode comer amendoim?
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer amendoim?

    Muitos tutores se perguntam se cachorro pode comer amendoim ou se isso faz parte da lista de alimentos proibidos para cães. O questionamento é super válido, afinal é realmente muito importante saber o que os cachorros podem ou não comer para não terem a sua saúde prejudicada. Diferentemente de outras oleaginosas, o amendoim para cachorro não costuma representar nenhum perigo em si, mas tudo depende de como ele será oferecido.

    Ração para gato: 9 mitos e verdades sobre a alimentação felina
    Alimentação animal

    Ração para gato: 9 mitos e verdades sobre a alimentação felina

    Investir em uma boa ração para gatos é a melhor forma de cuidar da saúde do seu pet. Mas será que você sabe tudo sobre o assunto? A dieta dos pets é algo que ainda levanta muitas dúvidas. Com a grande variação de alimentos secos e úmidos que existem, é difícil saber qual a melhor ração para gatos e que fatores levar em consideração antes de comprar uma boa comida. 

    Petisco para cachorro: como escolher a melhor opção para o seu pet?
    Alimentação animal

    Petisco para cachorro: como escolher a melhor opção para o seu pet?

    Existem muitas opções de petisco para cachorro e escolher o melhor para o seu doguinho pode ser uma tarefa difícil. Usados como recompensa pelo bom comportamento ou quando o tutor quer agradar o pet, os petiscos são a melhor opção de alimentos para cachorro fora da dieta da ração. Mas ainda que seja indicado para cachorro, os petiscos precisam ser escolhidos de acordo com tamanho e idade do animal. Além disso, não podem substituir refeições e o consumo deve ser moderado para não favorecer a obesidade canina. 

    Ração para cães idosos: qual a diferença da ração de adulto, como escolher e como fazer a transição?
    Alimentação animal

    Ração para cães idosos: qual a diferença da ração de adulto, como escolher e como fazer a transição?

    A ração para cães idosos é algo que traz muitas dúvidas para os tutores. A transição de alimentação dos doguinhos mais velhinhos faz parte de alguns dos cuidados que esses pets precisam nessa fase da vida. Assim como os humanos de idade avançada, o cachorro idoso passa por muitas transformações corporais. Por conta disso, a necessidade nutricional do organismo desses animais também muda. 

    Ver Todas >