Saúde de cachorro

Veterinário lista os sintomas de derrame em cachorro para ficar atento

Publicado - 28 Dezembro 2022 - 11h25

Atualizado - 28 Junho 2024 - 11h57

Em um episódio de AVC em cachorro, sintomas são parecidos com aqueles do quadro nos humanos, além de ser tão perigoso quanto. O derrame acontece quando o fluxo sanguíneo ao cérebro sofre alguma alteração ou é interrompido, o que gera a falta de oxigênio e uma série de sintomas. Os sinais podem começar silenciosos e ser recorrentes até se tornarem mais sérios e perceptíveis, debilitando o animal aos poucos. Para ajudar, o Patas da Casa reuniu os sintomas mais comuns de derrame em cachorro para você ficar atento. Confira na matéria a seguir.

O que é o derrame em cachorro?

O Acidente Vascular Cerebral, ou Derrame Cerebral, é caracterizado por problemas no fluxo do sangue em algum lugar do corpo, que foi interrompido ou alterado e dificulta a chegada de oxigênio e nutrientes ao cérebro. As causas vão desde êmbolos de bactérias ou gordura, bem como coágulo de sangue e hemorragias que causam lesões nos vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação do cérebro. Geralmente, está relacionado a algum problema preexistente, como:

1) AVC em cachorro: sintomas vão desde movimentos involuntários à paralisia parcial

Como identificar um AVC em cachorro não é muito difícil. Os sintomas clássicos são o cão andando em círculos ou um com paralisia parcial. Outro sinal comum é o nistagmo, que é quando o cachorro tem movimentação involuntária dos olhos. Ele também pode sofrer perda dos movimentos e letargia.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

derrame em cachorro: cão deitado olhando para câmera
Derrame em cachorro geralmente é resultado de algum outro problema preexistente

2) Derrame em cachorro causa confusão mental e agressividade

Também é muito comum o cachorro com derrame ter confusão mental e nessas horas ele começa a correr atrás do próprio rabo, não entende seus chamados e fica longos períodos acordado em uma posição. Ele também perde os reflexos e pode ser agressivo ao toque. Cachorro pressionando a cabeça contra a parede é outro sinal recorrente do AVC em cães.

3) Apatia, desmaio e moleza são alguns dos sintomas de derrame em cachorro

Cachorro quieto e sem comer nunca é um bom sinal e aqui não poderia ser diferente. Alguns cães com derrame também apresentam apatia, moleza e falta de apetite. Logicamente isso desencadeia outros problemas, como vômitos, e em casos mais sérios, desmaios.

4) No caso de derrame em cachorro, sintomas como dificuldade para se equilibrar e quedas são comuns

Esses são os sintomas mais graves e os que mais preocupam os tutores. Aqui é impossível não perceber que tem algo errado, pois cachorro com dificuldades para se equilibrar é um sinal bem sério. Nessa fase ele tende a ter uma inclinação da cabeça que fica pendendo para um lado. E cachorro que não consegue andar direito também resulta em quedas e lesões.

5) Derrame em cachorro também provoca perda de controle de urina e fezes

A confusão mental acontece de diversas formas e além do comportamento inadequado e falta de memória, o cachorro com AVC também perde o controle da urina e das fezes. Esse é um sintoma complicado, pois é algo difícil para ele que não entende o que está acontecendo. Nessas horas, é fundamental o tutor manter a calma e correr atrás do tratamento.

6) No AVC em cachorro, sintomas de convulsão também pode acontecer

A convulsão em cachorro também é um sinal de derrame, então: cachorro babando, tremendo, de pernas esticadas e rígidas e urinando deitado são sinais de uma crise convulsiva que é bom estar alerta.

7) Derrame em cachorro, quando é grave, pode ter perda da visão como consequência

Uma sequela preocupante do derrame em cachorro é a perda repentina da visão. Ela começa silenciosa, com o cachorro esbarrando em móveis e apresentando mudanças no comportamento. Em seguida, ocorrem as alterações na visão, que fica levemente esbranquiçada. A boa notícia é que se o tutor prontamente buscar o tratamento, será possível reverter o quadro de cegueira em cachorro.

Sintomas de derrame em cachorro são confundidos com outras doenças

Os sintomas variam e facilmente são confundidos com outras doenças, como Labirintite em cachorro, Hepatite Infecciosa Canina e até Tumor Cerebral. Para sanar possíveis dúvidas e buscar o tratamento correto, o ideal é sempre buscar o auxílio veterinário mediante os sintomas. Exames de sangue e urina, bem como a ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiografia para descartar outras doenças, eletrocardiograma e ultrassonografia transcraniana são solicitados para fechar o diagnóstico.

Tratamento do AVC em cachorro: sintomas mostram raiz do problema

Fechado o diagnóstico de derrame canino, o animal é internado e monitorado, passando por um tratamento que busca evitar novos episódios. Nessa fase, é feita uma manutenção da glicemia, aplicação de anticonvulsivante e em casos mais graves é oferecido oxigênio. A medicação também envolve anti-inflamatório e vitaminas do complexo B.

O tratamento vai de acordo com a causa do AVC e visa cuidar do problema para cessar novos quadros. Então se o motivo do derrame é uma doença cardíaca, renal ou de tireóide, a terapia dessas patologias é intensificada. A melhora do cão também vai de acordo com o grau da doença raíz e em casos de sequelas, recomenda-se a fisioterapia para cachorro.

Prevenção do derrame em cachorro: sintomas deixam sequelas

Qualquer raça de cachorro pode sofrer um derrame, desde o Pastor Alemão ao Vira-Lata, então é importante prevenir o AVC em cães. Cuidar das doenças base é essencial, então se o cão sofre de hipertensão ou diabetes, redobre a atenção. Porém, também é comum casos de derrame por intoxicação de alguns produtos de limpeza (com grandes concentrações de ácido sulfúrico, amônia, sódio e cloro), que devem ser evitados. Se atente as plantas tóxicas para cachorro e saiba que os alimentos proibidos para cachorro também podem desencadear um episódio de AVC por intoxicação, então fique alerta! 

Redação: Erika Martins

Edição: Mariana Fernandes

 

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas