Cachorro

Doenças cardíacas em cães: as raças de cachorro com mais tendência a ter problemas no coração

Publicado - 05 Dezembro 2022 - 08h28

Atualizado - 26 Maio 2024 - 20h00

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Problemas cardíacos em cachorros (ou cardiopatias em cães), infelizmente, não são tão incomuns. Assim como acontece nos humanos, o coração do cachorro pode ficar fragilizado por causa de doenças perigosas. O cachorro ou cachorra com problema no coração pode apresentar a barriga inchada, ter problemas respiratórios, muita fraqueza e, em casos mais graves, acabar morrendo. Por isso, após o diagnóstico, o animal cardíaco precisa de acompanhamento veterinário pelo resto da vida.

Qualquer cão pode desenvolver cardiopatias. Porém, algumas raças de cachorro são mais predispostas que outras a desenvolver problemas no coração. Saber se seu cãozinho é de uma dessas raças pode te ajudar a oferecer uma melhor qualidade de vida a ele. Confira a seguir algumas das raças de cachorro que mais tem tendência a sofrer de problemas no coração.

1) Boxer: cardiomiopatia dilatada costuma ser o problema cardíaco em cães dessa raça

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Cão Boxer pulando em gramado
Problemas no coração em cães da raça Boxer merecem atenção

Problemas cardíacos em cães de grande porte costumam afetar o miocárdio, que é o músculo do coração. Como o Boxer é uma raça de grande porte, as miocardiopatias são comuns. O problema cardíaco em cães dessa raça mais comum é a cardiomiopatia dilatada. De origem genética, essa doença leva a uma alteração no miocárdio que acaba sofrendo dificuldades na hora de bombear o sangue. É importante ficar atento aos sintomas de cachorro com problema no coração, pois quando mais cedo a doença for descoberta melhores são as chances de um tratamento positivo.  

2) Cavalier King Charles Spaniel: o cachorro pequeno pode desenvolver endocardiose

 

Cavalier King Charles Spaniel sentado em quarto
O Cavalier King Charles Spaniel pode sofrer com degeneração da valva mitral

Se os problemas cardíacos em cães de porte grande mais comuns envolvem alterações no músculo cardíaco, os problemas cardíacos em cães de pequeno porte normalmente estão relacionados às válvulas do coração. No caso do Cavalier King Charles Spaniel, a doença degenerativa da valva mitral (ou endocardiose) é uma doença que merece atenção. Esse problema cardíaco em cachorro acontece quando a valva mitral começa a se degenerar e, consequentemente, passa a funcionar de forma irregular. 

3) Doberman: ver um cachorro com problema no coração nessa raça não é tão incomum

 

Cão Doberman com árvore de folhas amarelas ao fundo
O cachorro com problema no coração da raça Doberman costuma sofrer de cardiomiopatia

Assim como no Boxer, a cardiomiopatia dilatada é comum cães da raça Doberman. O cachorro com problema no coração desse tipo costuma ficar bem mais fraco que o normal, com um cansaço extremo e falta de ar. O Doberman é naturalmente uma raça com muita energia. Por isso, os primeiros sintomas de cachorro com problema no coração a serem percebidos nesta raça são justamente essa fraqueza e cansaço que não passam. 

4) Cocker Spaniel: mesmo sem ter grande porte, a cardiomiopatia dilatada é comum nessa raça

 

Cocker Spaniel dando a patinha para pessoa no meio do mato
O Cocker Spaniel é mais uma raça com tendência a sofrer de doenças no músculo cardí­aco

A cardiomiopatia dilatada não é apenas um problema cardíaco em cães de grande porte. O Cocker Spaniel, que tem porte médio, também tem forte tendência a sofrer com essa condição. É muito importante ficar atento à saúde do cachorro com problema no coração. Sintomas da cardiomiopatia podem se agravar de forma tão intensa que chegam a causar uma insuficiência cardíaca. O Cocker Spaniel cardíaco precisa de tratamento e acompanhamento para sempre, mas o diagnóstico precoce melhora bastante a qualidade de vida do animal.

5) Poodle: esse cãozinho tem predisposição a sofrer com sopro no coração 

Cão Poodle branco sentado em gramado
Poodle precisa de atenção extra à possi­bilidade de sopro cardí­aco

Um problema cardíaco em cachorro Poodle bastante comum é o sopro no coração. Nessa doença, as válvulas do coração ficam mais fragilizadas e não fecham direito. Por conta disso, é possível ouvir os batimentos cardíacos e o coração precisa se esforçar mais para trabalhar, o que faz aumentar a pressão. Os sintomas de cachorro com problema no coração desse tipo começam com uma tosse insistente e língua arroxeada. Talvez você já tenha ouvido falar que cachorro com problema no coração piora no frio. Isso realmente é verdade, pois o frio favorece o surgimento de problemas respiratórios. Portanto, tenha cuidado redobrado nesta época do ano. O cachorro com problema no coração piora no frio já que a respiração fica ainda mais fragilizada que o normal. 

6) Yorkshire: problemas cardíacos em cachorros dessa raça incluem sopro e degeneração da valva mitral

 

Cãozinho Yorkshire deitado em gramado florido
O Yorkshire precisa de cuidados desde cedo para evitar problemas cardíacos

O Yorkshire é um cãozinho pequeno com grande tendência a desenvolver a doença degenerativa da valva mitral. Além disso, também tem predisposição a sofrer com sopro no coração. Como os problemas no coração em cachorros Yorkshire não são tão raros, é fundamental realizar o check-up cardíaco com frequência. Dessa forma, é possível monitorar a saúde do animal e tratar desde cedo caso alguma doença seja descoberta. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Mariana Fernandes

Cachorro

Qual a diferença do Pastor Australiano e Border Collie?

O Border Collie é um dos cachorros mais populares no Brasil e o sucesso da raça tem explicação: além da beleza, ela encanta muitos t...

Cachorro

Como saber o tamanho ideal da coleira para o meu cachorro?

Escolher a coleira ideal para o seu cachorro vai muito além do estilo, da estampa ou da cor. Na verdade, o tamanho correto do acessó...

Cachorro

O que significa sonhar com cachorro desconhecido?

Sonhar com cachorro desconhecido pode parecer apenas uma situação aleatória, mas, na verdade, esse tipo de sonho pode carregar mensa...

Cachorro

8 sinais de reação alérgica nos cachorros para ficar de olho – e saber o que fazer

As alergias não são exclusividade dos humanos: os cães também sofrem com elas e, em alguns casos, de forma bastante intensa. Em term...

Cachorro

Qual a diferença do Pastor Australiano e Border Collie?

O Border Collie é um dos cachorros mais populares no Brasil e o sucesso da raça tem explicação: além da beleza, ela encanta muitos t...

Cachorro

Como saber o tamanho ideal da coleira para o meu cachorro?

Escolher a coleira ideal para o seu cachorro vai muito além do estilo, da estampa ou da cor. Na verdade, o tamanho correto do acessó...

Gato

Qual a raça de gato mais apegada ao dono? Conheça as principais

Não é de hoje que os gatos têm a reputação de serem animais independentes e mais reservados. No entanto, quem convive com felinos sa...

Cachorro

O que significa sonhar com cachorro desconhecido?

Sonhar com cachorro desconhecido pode parecer apenas uma situação aleatória, mas, na verdade, esse tipo de sonho pode carregar mensa...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?