Se um cisco no olho já é capaz de causar bastante incômodo, imagina uma ferida a região ocular? Assim como acontece com os humanos, os animais também podem sofrer com esse tipo de problema, como é o caso da úlcera de córnea em cachorro, lesão ocular bastante perigosa e que pode deixar o cãozinho cego se não for tratada adequadamente. Mas como surge a enfermidade e quais são as opções de tratamento para esse tipo de úlcera em cachorro? Que cuidados são necessários após a cirurgia e como é possível prevenir a úlcera de córnea? Para esclarecer todas essas questões, o Patas da Casa conversou com a Anna Carolina Tinti, que é médica veterinária do Hospital Vet Popular. Veja o que ela disse a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Úlcera de córnea em cães: o que é e como o problema se desenvolve?

A córnea é a região mais externa dos olhos dos cães e, por isso, fica mais exposta e vulnerável a diversos tipos de problemas. “Trata-se de uma estrutura transparente que permite a passagem de luz e que protege o olho. Uma lesão nessa região pode causar uma ulceração (ferida), comprometendo a função ocular”, explica a veterinária.

Embora seja um problema relativamente comum, é fundamental buscar a ajuda de um especialista para evitar que o quadro piore ainda mais: “É um dos tipos de problemas oculares mais comuns na medicina veterinária e pode levar o animal à cegueira se não tratada precocemente”. Vale destacar ainda que esse tipo de úlcera em cachorro pode ser superficial ou profunda, e a gravidade da ferida deve ser analisada imediatamente.

As causas da úlcera de córnea são variadas

Como os cães são animais naturalmente curiosos e que gostam de interagir bastante com o ambiente ao seu redor, qualquer contato inesperado com os olhos pode resultar numa ferida. “As causas mais comuns da úlcera de córnea são: lesões ou traumatismos, presença de corpo estranho ou contato com substâncias tóxicas. O problema também pode ocorrer devido à deficiências no canal lacrimal, deformidade anatômicas oculares, presença de tumores oculares ou palpebrais e infecções”, revela Anna Carolina.

Além disso, a médica veterinária destaca que cães braquicefálicos são mais predispostos a esse tipo de problema por causa da anatomia ocular. Como os olhos desses cachorros são “saltados”, a exposição maior do globo ocular favorece as agressões externas. Por isso é muito comum ocorrer a úlcera de córnea em raças como Shih Tzu, Pug, Bulldog Francês e Lhasa Apso.

 

A úlcera de córnea em cães Shih Tzu, Bulldogs e Pugs é muito comum

A úlcera de córnea em cães Shih Tzu, Bulldogs e Pugs é muito comum

 

 

Úlcera de córnea: cachorro costuma apresentar lacrimação excessiva como sintoma

 

Para identificar a úlcera de córnea em cães não é muito difícil. De acordo com a veterinária, os sintomas mais comuns são dor intensa, lacrimação excessiva, sensibilidade à luz, enoftalmia (retração anormal do olho) e blefarospasmos (espasmos musculares ao redor dos olhos). “Em alguns casos, também pode ocorrer inchaço local e aparecimento de vasos sanguíneos na córnea”, acrescenta.

Ao perceber um ou mais sintomas, é necessário marcar uma consulta com o veterinário para a confirmação do diagnóstico. Nesse meio tempo, é importante tomar conta do cãozinho para que ele não lesione o olho ainda mais. “Os sintomas e histórico clínico são muito importantes para o diagnóstico, além da utilização do teste de fluoresceína. Esta substância é aplicada em gota ou fita no olho afetado e vai colorir de verde a zona da úlcera da córnea”, explica a profissional.

Úlcera de córnea em cães: tratamento vai depender da gravidade do problema

Existem duas opções de tratamento para a úlcera em cachorro, que é com o uso de medicamentos ou por meio de uma intervenção cirúrgica para a correção da úlcera de córnea. “O tipo de tratamento dependerá da gravidade da úlcera de córnea. Úlceras superficiais podem ser tratadas com antibiótico tópico (colírio) e remoção da causa. Colírios cicatrizantes também podem ser indicados para acelerar o processo de cura. As úlceras se resolvem em aproximadamente uma semana”, orienta a médica veterinária.

No caso de uma profunda úlcera em cães, tratamento é bastante semelhante a este método terapêutico, mas se a lesão ultrapassar mais da metade da espessura da córnea, a melhor solução é a cirurgia. A recuperação e cicatrização dura cerca de um mês. “Em ambos os casos, o animal deve usar o colar elizabetano durante todo o período de tratamento, pois devido ao incômodo e dor local, é comum os animais coçarem e causarem mais danos no local”.

Para quem gosta de procurar alternativas mais acessíveis, como um remédio caseiro para úlcera de córnea em cães, é importante ter atenção. Esse tipo de atitude pode prejudicar ainda mais a visão do seu amigo, ainda que a intenção seja das melhores. Jamais pense em automedicar seu pet, pois a supervisão de um veterinário faz toda a diferença para cuidar da saúde do cachorro.

 

 

Úlcera de córnea em cães: tratamento deve ser orientado por médico veterinário

Úlcera de córnea em cães: tratamento deve ser orientado por médico veterinário

 

 

Cirurgia de úlcera de córnea em cães requer cuidados no pós-operatório

 

Nos casos mais severos em que a cirurgia é a única opção, o tutor deve se preparar financeiramente e ter alguns cuidados no pós-cirúrgico. Assim como a maioria dos procedimentos, quando se trata da cirurgia de úlcera de córnea em cães, valor pode variar de acordo com o profissional e com a gravidade da situação. Além disso, a solicitação de exames complementares e o uso de remédios durante a recuperação também acabam interferindo no resultado final.

Sobre os cuidados com o cão, Anna Carolina destaca: “É importante o animal ficar de repouso, usar o colar elizabetano até o dia da alta cirúrgica, evitar banhos para evitar que produtos tóxicos entrem em contato com os olhos e manter rigorosamente o tratamento e orientações prescritas pelo médico veterinário”.

Como prevenir a úlcera de córnea em cães?

Existem algumas formas de evitar que a úlcera canina afete o seu amigo de quatro patas. Uma delas é supervisionando sempre todas as brincadeiras do cãozinho, principalmente se ele faz parte do grupo de raças braquicefálicas, para garantir que nenhum objeto vai entrar em contato com o globo ocular do animal. “Também é importante evitar o contato com substâncias tóxicas aos olhos”, recomenda Anna Carolina. Produtos químicos, como shampoos humanos, estão incluídos nessa lista, assim como produtos de limpeza. 

Além disso, outro cuidado muito importante é realizar visitas regulares ao médico veterinário para um check-up geral. Assim é possível realizar uma avaliação do globo ocular para identificar alterações que podem levar ao surgimento de uma úlcera de córnea em cães, conforme a especialista explica.

Redação: Juliana Melo