Saúde animal

Veterinário dermatologista: o que faz, como é a especialização e quais as doenças que trata

Publicado - 15 Junho 2022 - 10h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Ter um bichinho de estimação requer uma série de cuidados com a saúde animal, e é por isso que existem várias especialidades dentro da medicina veterinária. Cada uma delas estuda uma parte do corpo dos nossos amigos de quatro patas, ajudando a diagnosticar e tratar doenças. No caso do veterinário dermatologista, qualquer problema de pele - como alergias em cachorro e gatos, dermatites e até mesmo feridas - deve ser avaliado e tratado por ele.

Você sabe exatamente o que faz um dermatologista? Veterinário precisa estudar o que para se tornar um especialista na área? Quais serviços ele oferece e que doenças são tratadas por este profissional? A seguir a gente te conta tudo que você precisa saber sobre o dermatologista para cachorro e gato!

O que faz um veterinário dermatologista?

O veterinário especialista em dermatologia estuda, diagnostica e trata problemas de pele em gatos e cães. Essa área da medicina veterinária também abrange os cuidados com as unhas, orelhas e pelagem do animal. Por isso, sempre que houver qualquer alteração na pele do pet ou nas regiões mencionadas é importante procurar a ajuda de um profissional especializado na área.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Coceira em cachorro e gato de forma excessiva, lambedura compulsiva, descamação e presença de secreção purulenta na derme são alguns sintomas que costumam aparecer nestes casos e prejudicam bastante a qualidade de vida do animal. Por isso, não é algo que deve ser ignorado!

Mas por que o dermatologista é o profissional mais adequado para isso? É simples: existe uma infinidade de patologias que podem acometer a pele dos nossos amiguinhos de quatro patas. Algumas são mais fáceis de diagnosticar, outras são mais difíceis. Independentemente da situação, é necessário que o veterinário seja capacitado e treinado para fazer a análise clínica correta, intervir e promover a recuperação do paciente.

Os problemas dermatológicos são inúmeros e podem ter várias causas distintas, sendo necessário uma análise mais profunda de cada quadro para entender o que pode ter desencadeado aquilo. Esse é o principal dever do médico veterinário dermatologista: investigar o caso, solicitar exames para obter o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o pet.

Como é a especialização de um dermatologista que é veterinário?

Para se especializar em uma área mais específica dentro da medicina veterinária, o profissional geralmente é aconselhado a realizar uma pós-graduação focada no assunto do seu interesse. Ele também deve ser reconhecido pela instituição que é responsável pela titulação. No caso da dermatologia canina ou felina, o título de médico veterinário especialista em dermatologia é concedido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV).

O profissional passa por uma prova teórica e deve cumprir uma série de requisitos para conquistar a nomeação, como a apresentação de certificado de aprovação em curso de especialização em dermatologia reconhecido pelo MEC e pela ABDV e do certificado de conclusão de Programa de Residência, creditado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Todas as informações referentes à emissão do título podem ser encontradas no site da SBDV .


Com a ajuda de um dermatologista, cachorro pode resolver problemas como queda de pelos e coceiras
Com a ajuda de um dermatologista, cachorro pode resolver problemas como queda de pelos e coceiras

Quais serviços o veterinário dermatologista oferece?

Como já foi dito, o dermatologista “pet” é o principal responsável por avaliar, diagnosticar e tratar problemas de pele em gatos e cães. Tudo começa na consulta inicial, quando é realizada uma anamnese - isto é, uma entrevista com o tutor para entender os hábitos do animal, o ambiente onde ele vive, animais que têm contato e outras informações sobre a rotina do pet. Essa conversa inicial já é de grande ajuda para que o profissional consiga avaliar as possíveis causas por trás do problema de pele do animal, mas ele também poderá solicitar exames complementares - físicos e clínicos - para não haver erros.

Dentre alguns serviços que podem ser oferecidos por um veterinário dermatologista, podemos destacar:

  • Testes de alergia em cães e gatos
  • Raspagem de pele
  • Exames de cultura fúngica e bacteriana
  • Citologia
  • Biópsia
  • Otoscopia (principal forma de detectar a otite canina e felina)

Em que casos é necessário procurar um dermatologista para cachorro ou gato?

Sabe quando você vê o cachorro ou gato se coçando sem parar? É nessas horas que você deve consultar um veterinário dermatologista. A coceira em gatos e cachorros quando acontece de forma muito intensa (e até compulsiva) normalmente é um indicativo de que tem algo de errado com o pet. Ela pode ser originada pela simples presença de parasitas - como pulgas e carrapatos -, como também pode ser decorrente de tipos de dermatite, sarnas e outros problemas de saúde que refletem na microbiota da pele.

Por isso, sempre que notar quaisquer alterações na pele, pelos, unhas ou orelhas do cachorro ou gato, a sugestão é sempre a mesma: consultar um médico veterinário especialista em dermatologia. Somente ele poderá identificar o que está acontecendo e prescrever medicamentos e terapias que vão ajudar a amenizar os sintomas e tratar a situação corretamente. Veja os sinais que devem ligar o alerta do tutor antes de procurar um dermatologista para cachorro ou gato:


O veterinário especialista em dermatologia é preparado para tratar problemas que afetam a pele dos gatos e cães
O veterinário especialista em dermatologia é preparado para tratar problemas que afetam a pele dos gatos e cães

Dermatologista canino e felino: quais doenças o especialista trata?

1) Dermatites

Tanto a dermatite em cachorro quanto a dermatite em gatos são situações bastante comuns. Existem vários tipos de alergia que podem se desenvolver no organismo animal, e por isso é necessária uma avaliação minuciosa de um veterinário dermatologista para tratar e melhorar a qualidade de vida do pet. A dermatite atópica canina é uma das mais comuns e tem origem genética, sendo comum em raças como Shih Tzu, Bulldog, e Labrador. Outros tipos são a dermatite de contato, dermatite seborreica, dermatite acral por lambedura e a alergia alimentar em cães e gatos.

2) Presença de parasitas

Pulgas e carrapatos podem causar uma irritação danada à pele dos animais. Os primeiros sinais já são bastante evidentes: a coceira em cachorro e gatos se torna muito intensa, a pele fica com um aspecto avermelhado e pode até ter feridas. É por isso que quando seu bichinho de estimação é infestado por parasitas, a recomendação é conversar com um dermatologista. O veterinário dará todas as orientações para acabar com o problema - lembrando que também é muito importante fazer uma forte limpeza no ambiente onde o animal vive para evitar novas infestações.

3) Sarnas

A sarna é uma doença que precisa de muita atenção. Assim como existem diferentes tipos de dermatites, também são vários os tipos de sarna em cachorro e gato. Com exceção da sarna demodécica, que é hereditária, as outras manifestações da patologia geralmente são transmitidas pelo contato de um animal saudável com outro infectado. A sarna sarcóptica, inclusive, é considerada uma zoonose que também pode afetar os humanos, então todo cuidado é pouco! Já a sarna otodécica - também chamada como sarna de ouvido - só afeta os caninos e felinos. No caso dos gatinhos, aliás, existe uma quarta preocupação, que é a sarna notoédrica, também conhecida como escabiose felina ou escabiose do gato.

4) Berne

A bicheira ou berne em cachorro é um termo popular para uma manifestação parasitária na pele dos cães. Cientificamente, o nome da doença é dermatobiose e ela é causada pela larva da mosca Dermatobia hominis. As larvas invadem o tecido saudável da pele e passam a se alimentar dela por cerca de 40 dias, até completarem o seu ciclo. Depois disso, elas saem do organismo e a pele do cachorro fica com uma ferida aberta e inflamada. O médico veterinário especialista em dermatologia é o mais indicado para fazer a limpeza e remoção das larvas da pele, além de prescrever medicamentos para prevenir infecções e outros problemas.

5) Piodermite

A piodermite canina é uma infecção que atinge a pele dos cães e é causada por uma bactéria que habita naturalmente o organismo desses animais, mas que pode ter um crescimento exacerbado quando o sistema imunológico está enfraquecido. Além da coceira, a presença de caroços e pústulas pelo corpo são comuns nesse quadro. Para o tratamento, o dermatologista veterinário costuma prescrever produtos tópicos antibacterianos e antibióticos para cachorro.

6) Esporotricose

A esporotricose em gatos e cães é outro problema que pode ser tratado na consulta ao veterinário dermatologista. Trata-se de uma doença fúngica em que o agente causador entra no corpo do animal através de feridas ou lesões na pele, e tem diferentes fases evolutivas. Feridas que não cicatrizam, lesões com úlcera e caroços são alguns dos sintomas do problema. Além disso, conforme evolui, o fungo pode atingir os pulmões e provocar sintomas respiratórios como tosse e falta de ar.

7) Acne felina e cravo em cachorro

A acne felina e o cravo em cachorro são outras situações que, apesar de não serem tão graves quanto outras doenças, também precisam passar por uma avaliação com um dermatologista. Geralmente são pontinhos pretos que se manifestam no rosto dos animais, mas que podem evoluir para espinhas dolorosas e incômodas. Para o tratamento, o especialista costuma receitar loções antissépticas, pomadas e outros medicamentos. As orientações devem ser seguidas à risca para acabar com a acne e o cravo!

8) Câncer de pele

O veterinário especialista em dermatologia também ajuda a diagnosticar o câncer de pele em cachorro e gato. Nesse caso, alguns exames como raspagem de pele, citologia ou biópsia devem ser realizados. Com o diagnóstico confirmado, os pacientes podem ser encaminhados para um veterinário oncologista a fim de dar início ao tratamento mais adequado, dependendo da classificação do tumor.

Redação: Juliana Melo

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas