Gato

Veterinária lista os perigos das bolas de pelo em gatos e ensina a prevenir

Publicado - 14 Agosto 2023 - 16h40

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Vanessa Zimbres / Veterinária especializada em Medicina Felina

CRMV CRMV: SP 19672

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia; pós-graduada em Medicina de Felinos pela Universidade Anhembi Morumbi. Especializada em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos pela Universidade Castelo Branco. Membra da AAFP (American Association os Feline Practitioners).

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

As bolas de pelo em gatos são um problema já bastante conhecido entre os gateiros de plantão. Há quem pense que isso é algo natural e que não vai trazer nenhum perigo a longo prazo para os felinos, mas não é bem assim. Quando não expelidos naturalmente, as bolas de pelo podem gerar uma série de problemas gastrointestinais com o passar do tempo. Para entender melhor os riscos disso, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Vanessa Zimbres, da Clínica Gato é Gente Boa, que listou os 5 perigos das bolas de pelo.

1) Bolas de pelo em gatos podem causar problemas gastrointestinais 

De acordo com Vanessa Zimbres, os pelos ingeridos devem passar pelo trato gastrointestinal e serem excretados pelas fezes. O grande problema é que parte disso pode permanecer no estômago do gato e gradualmente ir se acumulando, formando um emaranhado. As bolas de pelo em gatos - que também leva o nome de tricobezoar -, por sua vez, podem se tornar tão grandes que não chegam ao intestino e nem são expelidas. 

“A presença desse emaranhado de pelos, que não são digeríveis, se tornam abrasivos para a mucosa gástrica, podendo levar a quadros de gastrite crônica”, alerta a médica veterinária. Além disso, Vanessa conta que, apesar de não ser comum, se houver uma formação grande de bola de pelo, gato pode sofrer uma obstrução intestinal. “Nesse caso, é um grande risco para o animal, devendo ser retirado cirurgicamente.”

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Com o acúmulo de bola de pelo, gatos podem vomitar mais vezes

Existem vários motivos por trás de um gato vomitando, e a bola de pelos é um deles. “As bolas de pelos são, por si só, abrasivas e causam lesões na mucosa do estômago se em grande quantidade e por muito tempo paradas nele. Além disso, no emaranhado de pelos podem se acumular alimentos que aumentam ainda mais o seu tamanho.”

Ou seja, quando o tricobezoar se forma e não é expelido, ele atrapalha bastante digestão. “[As bolas] ocupam espaço do estômago, retardando o tempo de esvaziamento dele e levando a quadros de vômitos, como consequência da distensão gástrica”, detalha a especialista. 

3) Bola de pelos em gatos: sintomas podem afetar as necessidades fisiológicas do animal

O cocô de gato é outro ponto que precisa de atenção quando falamos das bolas de pelo. Segundo a especialista, casos mais graves — como vômitos crônicos ou modificação na consistência das fezes — normalmente vêm associados à doença gastrointestinal, que deve sempre ser tratada. 

Por isso, se observar qualquer alteração nas necessidades fisiológicas do pet, seja um quadro de diarreia em gatos ou mesmo um gato com prisão de ventre, é importante investigar a situação junto a um médico veterinário de confiança. “ Em casos de irritação intestinal, esses animais podem ir a caixa de areia constantemente, fazer força e não defecar adequadamente.”

Gato se lambendo
A bola de pelo em gatos vai se acumulando no organismo

4) Com a bola de pelo, gato se torna apático, fica sem apetite e pode perder peso

Por mais inofensivas que pareçam as bolas de pelo em gatos, os sintomas se tornam ainda mais visíveis quando afetam o comportamento do pet. “A gastrite crônica pode levar o animal a ficar apático. Vômitos frequentes e dor deixam o gato mais amuado e eles podem ter perda de peso.” Por isso, a dica é conhecer muito bem o seu animal de estimação e, ao notar qualquer alteração comportamental, já redobrar a atenção com ele e procurar ajuda quando necessário.

5) As bolas de pelo em gatos podem ser reflexo de doenças ou ansiedade

Quando o assunto são as bolas de pelos em gatos, sintomas podem, sim, representar um grande perigo, mas também é importante avaliar o que levou ao tricobezoar. Seguno a veterinária Vanessa, pode ter origens psicológicas: “Em termos comportamentais, deve-se investigar por que o gato está formando bolas de pelos e em alguns casos é por se lamber demais. Os motivos podem ser desde dermatites até quadros de ansiedade”.

Existe remédio caseiro para tirar bola de pelo em gatos? Saiba como prevenir o problema! 

Agora que você já sabe sobre os perigos das bolas de pelo, como ajudar o seu amigo? Uma dúvida comum é se existe remédio para tirar bola de pelo em gatos. Sobre isso, a veterinária responde: “Existem no mercado diversos suplementos à base de malte que são bem palatáveis e previnem de forma eficaz a formação dessas bolas de pelos. Por outro lado, o uso de óleo mineral é completamente contra indicado sob o risco de aspiração.”

Além do malte para gatos, é importante pensar em medidas preventivas. Nesse sentido, a escovação dos pelos é um dos principais cuidados a serem tomados para amenizar as bolas de pelos. “De todo o pelo que o gato lambe, 75% aproximadamente vai para o estômago. Se pensarmos assim, ao passar uma escova nos pelos, ¾ dos pelos que saem seriam ingeridos. Portanto, ao escovar os pelos estamos prevenindo a ingestão de tantos pelos.”

Também é importante ter em mente que o gato se lambendo é uma forma de ele se limpar e cuidar da própria higiene. Os banhos são contraindicados, e existe uma explicação para isso: “Para o gato, o banho 'sujou ele' colocando um cheiro que não lhe pertence. Para isso ele terá que se limpar novamente e assim engolirá mais pelos”.

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas