Gato

9 cuidados para evitar a diarreia em gatos

Publicado - 16 Fevereiro 2022 - 16h30

Atualizado - 17 Maio 2024 - 13h35

O gato com diarreia é um problema que deixa qualquer tutor em alerta - afinal, já é um sinal de que algo não vai bem com a saúde do pet. Em alguns casos, um gato com diarreia constante só está tendo alguma reação natural no organismo, que é muito comum quando se troca a ração do gato, por exemplo. Mas em algumas situações, a condição pode, sim, indicar doenças mais graves e até envenenamento. Por isso, é muito importante procurar um veterinário assim que o problema for identificado para que o tratamento correto seja iniciado. No entanto, como a prevenção é o melhor caminho, existem alguns cuidados que podem fazer com que um gato com diarreia não seja uma questão para se preocupar. Confira a lista a seguir!

1) Ração de qualidade ajuda a evitar a diarreia em gatos

A frase ''você é o que você come'' não vale apenas para os humanos: os animais de estimação, como os gatos, também precisam ter uma alimentação de qualidade para manter a saúde em dia. Por isso, um dos cuidados mais importantes para evitar a diarreia em gatos é manter a dieta indicada para o pet. Prefira uma ração para gatos de marcas confiáveis e de qualidade Premium ou Super Premium. Além disso, considerar a idade, tamanho do bichano e até se ele é castrado ou não é fundamental na hora da escolha, já que em cada condição ele pode necessitar de nutrientes específicos.

Qualquer problema de saúde, como sensibilidade digestiva e problemas renais, deve ser levado em conta para comprar a melhor ração para gatos. Nesse caso, é preciso ter uma prescrição veterinária.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Diarreia em gatos pode ser causada pela troca repentina da ração

Decidiu trocar a ração do gato ou precisou fazer a mudança porque ele já está na fase de transição de filhote para adulto? É importante tomar alguns cuidados para que essa alteração na rotina alimentar não seja um motivo para deixar seu gato com diarreia.

Para evitar complicações, a dica é trocar o alimento de forma gradual para que o organismo do felino assimile a mudança. O truque é o seguinte: nos primeiros sete dias, misture a ração antiga com a nova e vá diminuindo a proporção da que ele estava acostumado ao longo dos dias, até que a nova refeição já passe a ser servida pura.

3) Cuide do seu gato: diarreia pode ser evitada com idas regulares ao veterinário

Uma boa maneira de evitar a diarreia em gatos filhotes e adultos é ter o hábito de ir regularmente ao veterinário. Com a correria do dia a dia, muitos tutores só levam os pets a um consultório quando eles já apresentam algum problema - como a própria diarreia. Mas quando existe o costume de levar o felino a um consultório para fazer exames de rotina, a chance de identificar algum alerta vermelho antes dos sintomas surgirem é muito grande.

Normalmente é pedido um exame de sangue do gato e amostra das fezes para análise laboratorial. A partir dos resultados, o veterinário vai sinalizar se encontrar algo de errado com o gatinho para já iniciar a medicação e os tratamentos necessários.

4) Gato com diarreia: o que pode ser? Consumo de comida humana é uma das causas

Não adianta investir em uma ração de qualidade e, ainda assim, dar ao gato petiscos que não foram feitos para pets. Por pena de negar uma comida ao animal, ou mesmo por descuido, muitos donos adquirem o hábito de dar alimentos feitos para humanos para o gatinho - e essa atitude aparentemente inocente pode causar um problema intestinal e, consequentemente, a diarreia.

Existem muitos alimentos que gatos não podem comer de jeito nenhum que, além de causar a diarreia felina, alguns destes alimentos - como chocolate e abacate - podem até causar complicações mais sérias e levar o gato ao óbito. Por isso, vale ter atenção e alimentar o animal apenas com o que foi formulado especialmente para ele.

 

Gato cinza e branco comendo ração molhada em prato laranja
Troca de ração repentina pode deixar o gato com diarreia

 

5) Diarreia em gatos pode ser causada por consumo de leite 

É comum associarem o consumo de leite aos gatos - e, por isso, muitos donos logo incluem a bebida na rotina do felino. Mas a verdade é que muitos gatos adultos são intolerantes à lactose, e podem apresentar diarreia acompanhada de outros sintomas, como vômitos e dores na barriga, ao consumirem leite de vaca e derivados. 

6) Uso de vermífugos é indispensável para evitar a diarreia em gatos filhotes e adultos

Os parasitas estão entre as causas mais comuns - principalmente quando se trata de um gato filhote com diarreia. Por isso, e para evitar outros problemas ainda mais sérios, é fundamental usar o vermífugo para gatos. A primeira, segunda e terceira dose são dadas nos primeiros meses de vida do animal; já a dose de reforço pode variar de acordo com o estilo de vida do pet - e o veterinário é quem melhor vai saber dizer a frequência ideal para cada caso. 

7) Diarreia em gatos: como tratar? Vacina em dia é aliada para prevenção do problema

Assim como os vermífugos, as vacinas também são aliadas para evitar a diarreia em gatos - isso sem falar em problemas de saúde ainda mais sérios. Para garantir a eficácia, tenha o cuidado de levar o pet para tomar as doses nos períodos indicados, já que atrasos podem deixar o animal exposto e fazer com que seja necessário repetir todo o ciclo de imunização. 

8) Mantenha o felino calmo: estresse pode deixar um gato com diarreia constante

Não são apenas fatores externos, como alimentação e ação de verminoses, que podem gerar o problema intestinal no felino.  Você sabia que a diarreia em gatos também pode ser causada por estresse? Sendo assim, além de todos os cuidados já citados, é muito importante que o tutor do animal ajude a manter o gatinho tranquilo. 

Uma boa dica é diminuir os ruídos do ambiente que podem causar irritação ou simbolizarem ameaça. Também vale ter cuidado com as luzes, já que as fortes demais podem ser um motivo de estresse. Brinquedos e acessórios confortáveis, como caminhas próprias, também são ótimos aliados na missão de acalmar um gato agitado. 

9) Gato com diarreia: O que fazer? Mantenha a hidratação em dia

Manter a hidratação em dia - oferecendo líquidos e até umedecendo a ração, se necessário - é um dos cuidados que deve fazer parte da rotina para evitar a diarreia em gatos. Mas a atenção deve ser ainda maior se o questionamento for:  ''meu gato está com diarreia. O que fazer?''.  

O gato bebendo água fresca e limpa ajuda a amenizar o desconforto no sistema digestivo - e este cuidado, aliado à uma boa alimentação, pode ser suficiente para resolver a diarreia se for um caso isolado e sem relação com outras doenças. No entanto, se o quadro for de um gato com diarreia constante, mesmo depois de redobrar a hidratação, é muito importante consultar um veterinário para que ele identifique a origem do problema e indique o tratamento adequado. 

Redação: Nívia Passos

Edição: Luana Lopes

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas