Gato

Fezes de gato: você sabe o que cada cor significa? Veja o infográfico!

Publicado - 31 Maio 2023 - 19h03

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cocô de gato pode dizer muito mais do que a gente imagina sobre a saúde dos felinos. Fezes saudáveis normalmente têm uma coloração marrom e são firmes, mas fezes de gato preta, verde, amarela ou com sangue já são motivo de alerta. Além da cor, outro aspecto que deve ser avaliado é a consistência: o gato com cocô mole é sinal de diarreia, um sintoma que pode indicar diferentes doenças.

Para não haver mais dúvidas, o infográfico abaixo te mostra tudo que você precisa saber para identificar todos os tipos de cocô de gato.

Bloco informativo mostrando as diferentes colorações de cocô de gato e o que elas significam
As fezes de gato podem revelar muito sobre a saúde geral do animal

A cor de cocô de gato e os diferentes significados

Idealmente, o cocô de gato deve ser marrom, uniforme e sem a presença de qualquer muco ou revestimento. A tonalidade pode variar de um marrom mais claro até um marrom mais escuro, dependendo da dieta do animal. No entanto, às vezes o tutor pode se deparar com outras colorações, como fezes mole e amarela. O que poder? Gato está com algum problema? Veja o que significa cada cor de cocô:

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Fezes pretas - é provável que o gatinho esteja com algum tipo de hemorragia interna que precisa de atenção.

Fezes verdes - pode indicar problemas digestivos, algum problema específico na vesícula biliar ou até mesmo que você tem um gato comendo grama com frequência.

Fezes laranjas - esse tipo de cocô de gato indica que algo não vai bem com o intestino do animal, podendo ser provocado por alguma infecção.

Fezes azuis - apesar de raro, esse é um cocô de gato super perigoso! Ele revela que o pet sofreu uma intoxicação, podendo ter ingerido algum veneno de rato, como o chumbinho.

Fezes brancas - a coloração normalmente é um indício de que a dieta do gato está muito concentrada em cálcio.

Fezes com pontos brancos - é um tipo de cocô que costuma apontar um gato com vermes e os pontinhos brancos são justamente as verminoses sendo expelidas.

Fezes amarelas - além de indicar que a digestão do animal está acelerada, o gato com fezes mole amarelada também pode ser sinal de problemas no fígado ou pâncreas.

Fezes com muco transparente - a presença de um muco sem cor pode significar uma infecção (como a colite em gatos) ou presença de parasitas. 

Fezes com muco vermelho - o gato fazendo fezes mole com sangue pode ser sinal de uma lesão no ânus, como também indicar inflamações ou tumores.

Gato com fezes moles? Saiba como é a consistência do cocô ideal

Não é normal ver um gato com fezes mole. Isso, na verdade, é um sinal de diarreia em gatos que indica que tem algo de errado com a saúde do seu pet. O cocô de gato precisa ser firme e ter uma forma sólida, mas sem ser muito duro, para ser considerado saudável. Do contrário, é uma situação que precisa de atenção. O cocô muito duro geralmente indica um quadro de constipação e desidratação felina, enquanto o cocô muito mole - quase líquido - pode ser causado pelas seguintes doenças:

O que fazer ao ver um cocô de gato fora do normal?

O gato com fezes mole ou de outra cor precisa ser levado para uma consulta com um veterinário de confiança. O profissional vai avaliar o caso do seu amigo e, a partir do diagnóstico, indicar o melhor tratamento para recuperar o gatinho. Por mais que a automedicação muitas vezes tenha a intenção de ajudar o pet, pode acabar piorando a situação do animal. Por isso, não tome nenhuma atitude por conta própria e sempre busque as orientações de um veterinário para não cometer nenhum equívoco na hora de tratar seu bichano.

Redação: Juliana Melo

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

Cinomose: 7 fatos para entender melhor uma das doenças de cachorro mais graves que existem

A cinomose é uma das doenças caninas mais perigosas e sérias que existem. Altamente contagiosa e frequentemente fatal, essa doença p...

Adoção

Gato frajola dá trabalho? Veja como é a convivência com um gato preto e branco dentro de casa

Com manchas brancas e pretas espalhadas pelo corpo, o gato frajola tem um charme que não passa despercebido. Donos de uma personalid...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Cachorro

O Pastor Belga é bravo? 10 características sobre a personalidade da raça para conhecer antes de levar um pra casa

Elegante, leal e imponente, o Pastor Belga é um cão admirado em todo mundo. Procurados tanto pela capacidade de proteger territórios...

Ver todas