O banho em cachorro é uma dos cuidados mais essenciais que um pet precisa. Apesar de ser muito comum fazer o banho e tosa no pet shop, alguns tutores preferem dar banho no cachorro em casa - que além de ser mais econômico, pode ser menos estressante para pets medrosos. Mas será que você sabe exatamente como dar banho em cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Primeiro de tudo, é essencial escolher os produtos certos para a higienização. Você também deve ficar atento à temperatura da água e outros detalhes. Se você quer saber como dar banho no cachorro de uma vez por todas, o Patas da Casa preparou um passo a passo para que o cachorro no banho seja uma experiência tranquila!

Passo 1: Antes de dar banho no cachorro, separe os produtos e se atente à temperatura da água

mulher segurando shampoo para cachorro

O banho em cachorro precisa de produtos específicos para pets. Isso porque os itens de higiene feitos para humanos podem causar problemas de saúde aos animais, como alergias na pele. No pet shop é possível encontrar shampoo, condicionador e sabonete para cachorro em diferentes versões - com certeza haverá um produto mais adequado às especificações do seu bichinho de estimação. Para dar banho no cachorro, separe:

  • Shampoo para cachorro;
  • Sabonete;
  • Condicionador;
  • Protetor de ouvido;
  • Escova de pelos;
  • Toalha;
  • Secador;
  • Snacks.

 

A temperatura da água também deve ser testada para saber como dar banho em cachorro sem erros. O ideal é que ela não esteja nem muita gelada e nem muito quente. Ela precisa estar morninha e uma boa dica é testar com o cotovelo. Quanto ao local da higienização, dê sempre preferência a lugares fechados e seguros como o box do banheiro, banheiras ou tanques. Separe também a

Passo 2: Proteja os ouvidos do cachorro com algodão antes do banho

banho de cachorro: pessoa colocando algodão no ouvido do cão

O ouvido do cachorro é um local sensível e deve ser protegido para que a água não entre dentro do canal auditivo durante o banho. Essa atenção especial evita que o cachorrinho passe por complicações como a otite canina. Por isso, nunca se esqueça dessa etapa da higienização. O ideal é usar um pedaço de algodão para fazer a proteção, que deve ser colocado antes de começar o banho. Só depois dessa etapa é que o banho para cachorro pode começar efetivamente.

 

Passo 3: Aplique o shampoo de cachorro depois de umedecer bem a pelagem com água morna

pessoa dando banho em cachorro

Com tudo preparado para o banho, cachorro já pode ser molhado. Molhe bem todo o corpo com água morna. Se o seu pet é muito peludo, certifique-se que toda a extensão da pelagem está úmida. Comece aplicando o shampoo de cachorro em todo o pelo, esfregando com leveza para se espalhar - cuidado para não deixar cair nos olhos do cachorro!. Massageie todo o corpo do cachorro antes do enxágue.

Você também pode utilizar um sabonete para cachorro neutro para facilitar a limpeza das patas e regiões íntimas. Alguns produtos indicam deixar o produto no corpo por alguns minutos antes do enxágue. Confira o rótulo e siga todas as instruções.

 

Passo 4: Enxágue bem e aplique o condicionador de cachorro no banho

pessoa dando banho em cachorro

Enxágue bem o cachorro retirando todo o shampoo. É importante fazer tudo com muito cuidado para não irritar os olhos do cachorro. Assim que o animal estiver sem nenhum resquício de shampoo no corpo, deixe ele se sacudir um pouco antes de aplicar o condicionador de cachorro, massageando bem toda a pelagem. Essa etapa é importante em pets com pelos longos, pois ajuda a desembaraçar e dar mais brilho, mas é dispensável em cachorro com pelo curtinho - a não ser que seja a indicação do veterinário.

 

Passo 5: Depois do condicionador no banho em cachorro, enxágue novamente e seque o animal com uma toalha

banho de cachorro: pessoa secando cão com toalha

Jogue água mais uma vez no cãozinho, dessa vez para retirar o excesso de condicionador de seu corpo. Com isso feito, você já pode secar o cachorro com uma toalha. É importante se atentar nessa hora para deixar o cão bem sequinho. A umidade pode levar o animal a sofrer com problemas como a dermatite canina. O uso do secador em cachorro é permitido desde que seja com o ar frio.

Passo 6: Escove os pelos do cachorro antes e depois do banho. Não se esqueça das recompensas!

pessoa escovando pelo de cachorro

A escovação de pelos do cão é um cuidado importante antes e depois do banho. Antes do banho, escovar o cachorro vai ajudar a retirar a pelagem morta - indicado mais ainda para cachorros de pelo curto. Após a finalização do banho, a escovação serve principalmente para os cães de pelos longos, que acabam demandando mais cuidados nesta área.

Quando o banho acabar, recompense seu cachorro com petiscos que ele goste. Durante todo o processo, evite gritar ou repreender o animal se ele apresentar medo ou desconforto.

5 dúvidas comuns sobre o banho de cachorro

1) Pode dar banho em cachorro filhote?

Muitos tutores se questionam se pode dar banho em filhote de cachorro. A higienização na primeira fase da vida é liberada, mas somente após o animal completar dois ou três meses de vida. Antes disso, a pele ainda é muito frágil e sensível. Também deve-se ter um cuidado maior com a escolha dos produtos, que precisam ser próprios para filhotes. 

Os banhos de filhotinhos só podem ser feitos em casa, pois eles só estarão protegidos de todas as doenças após completarem o ciclo vacinal. Muita gente acha que pode dar banho em filhote de cachorro com 40 dias, entretanto o ideal é esperar o pet crescer mais um pouquinho.

2) Não tenho shampoo para cachorro. O que usar?

Na falta de um shampoo apropriado, a higiene pode ser feita apenas com o sabonete ou condicionador para cachorro. No entanto, precisam ser produtos específicos para pets. O uso de produtos humanos, assim como outras alternativas — como detergente ou vinagre —, não é recomendado porque pode causar danos à pele do animal.

3) Como desembaraçar pelo de cachorro?

O condicionador pet é um dos produtos para dar banho em cachorro mais indicados, ajudando a desembaraçar os pelos e remover possíveis nós. Ele também deixa os fios mais brilhantes e sedosos. Além disso, existem produtos, normalmente em formato de spray, que tem essa funcionalidade no dia a dia (e não somente durante os banhos, como o condicionador).

4) Quantas vezes o cachorro tem que tomar banho?

A frequência do banho de cachorro varia de indivíduo para indivíduo. No geral, cães de pelo curto precisam de banho a cada 10 ou 15 dias; e cães de pelo longo a cada 7 ou 10 dias. Contudo, o cuidado vai depender da rotina de cada animal. Alguns cães, por exemplo, podem tomar apenas um banho mensal ou a cada dois meses, pois não se sujam muito. Outros, exigem maior frequência.

5) Qual a melhor hora para dar banho no cachorro?

O ideal é escolher um momento em que o cachorro esteja calmo e tranquilo, como após um passeio ou depois de comer. Além disso, também é importante escolher horários mais quentes, como de manhã ou à tarde, pois isso vai facilitar a secagem do animal.

Redação: Hyago Bandeira

Publicado originalmente em: 01/04/2022

Atualizado em: 12/06/2023